DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
DOI: | 10.5216/ia.v45i3.62107 |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62107 |
Resumo: | The purpose of this article is to discuss the higher education expansion, especially the teacher formation in distant learning. We present statistical data of the Higher Education Census for the year 2017, which demonstrates a significant increase in student applications over the last ten years. By analyzing this data, we found that this expansion mainly in the private sector. Therefore, based on critical authors, we look forward to discussing the dominance of this sector in the education field, whose main purpose is profit, so that we can understand whether the higher education, through private means, have contributed to the democratization or to the commodification of education. |
id |
UFG-3_c535d833c88a09dac659692dadfa98b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/62107 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
spelling |
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIAThe purpose of this article is to discuss the higher education expansion, especially the teacher formation in distant learning. We present statistical data of the Higher Education Census for the year 2017, which demonstrates a significant increase in student applications over the last ten years. By analyzing this data, we found that this expansion mainly in the private sector. Therefore, based on critical authors, we look forward to discussing the dominance of this sector in the education field, whose main purpose is profit, so that we can understand whether the higher education, through private means, have contributed to the democratization or to the commodification of education. El propósito de este artículo es discutir la expansión de la educación universitaria, em particular, la formación del professorado a distancia. Traemos dados estadísticos del Censo de Educación Universitaria para el año de 2017, demostrando um aumento significativo de las matriculaciones em la última década. Al analizar estos dados, hemos descubierto que esta expansión es, sobre todo, en el sector privado. Por lo tanto, sobre la base de autores críticos, buscamos discutir la supremacia de este sector en el campo de la educación, apunta al beneficio final. Buscamos entender si la expansión de la educación universitária, a través de la ruta privada, há contribuído a la democratización o a la mercantilización de la educación. O objetivo deste artigo é discutir sobre a expansão da educação superior, em especial, na formação de professores na modalidade a distância. Apresentamos dados estatísticos do Censo da Educação Superior relativas ao ano de 2017 que mostram um aumento significativo nas matrículas na última década. Ao analisar tais dados, constatamos que essa expansão é, sobretudo, do setor privado. Assim, com base em autores críticos, buscamos discutir a supremacia desse setor no campo da educação, cujo objetivo final é o lucro, a fim de compreender se a expansão da educação superior, pela via privada, tem contribuído para a democratização ou para a mercadorização da educação.Faculdade de Educação (UFG)2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6210710.5216/ia.v45i3.62107Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 763-775Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 763-775Revista Inter-Ação; v. 45 n. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 763-7751981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62107/35888Copyright (c) 2020 Raquel Hissae Nagase, Ana Paula de Souza Santos, Maria Luisa Furlan Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessNagase, Raquel HissaeSantos, Ana Paula de SouzaCosta, Maria Luisa Furlan2020-12-14T14:54:04Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/62107Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:56.241359Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title |
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA Nagase, Raquel Hissae Nagase, Raquel Hissae |
title_short |
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title_full |
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
title_sort |
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
author |
Nagase, Raquel Hissae |
author_facet |
Nagase, Raquel Hissae Nagase, Raquel Hissae Santos, Ana Paula de Souza Costa, Maria Luisa Furlan Santos, Ana Paula de Souza Costa, Maria Luisa Furlan |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ana Paula de Souza Costa, Maria Luisa Furlan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nagase, Raquel Hissae Santos, Ana Paula de Souza Costa, Maria Luisa Furlan |
description |
The purpose of this article is to discuss the higher education expansion, especially the teacher formation in distant learning. We present statistical data of the Higher Education Census for the year 2017, which demonstrates a significant increase in student applications over the last ten years. By analyzing this data, we found that this expansion mainly in the private sector. Therefore, based on critical authors, we look forward to discussing the dominance of this sector in the education field, whose main purpose is profit, so that we can understand whether the higher education, through private means, have contributed to the democratization or to the commodification of education. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62107 10.5216/ia.v45i3.62107 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62107 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v45i3.62107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62107/35888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raquel Hissae Nagase, Ana Paula de Souza Santos, Maria Luisa Furlan Costa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Raquel Hissae Nagase, Ana Paula de Souza Santos, Maria Luisa Furlan Costa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 763-775 Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 763-775 Revista Inter-Ação; v. 45 n. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 763-775 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1822181504519766016 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/ia.v45i3.62107 |