DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagase, Raquel Hissae
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Ana Paula de Souza, Costa, Maria Luisa Furlan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
DOI: 10.5216/ia.v45i3.62107
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62107
Resumo: The purpose of this article is to discuss the higher education expansion, especially the teacher formation in distant learning. We present statistical data of the Higher Education Census for the year 2017, which demonstrates a significant increase in student applications over the last ten years. By analyzing this data, we found that this expansion mainly in the private sector. Therefore, based on critical authors, we look forward to discussing the dominance of this sector in the education field, whose main purpose is profit, so that we can understand whether the higher education, through private means, have contributed to the democratization or to the commodification of education. 
id UFG-3_c535d833c88a09dac659692dadfa98b3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/62107
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
spelling DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIAThe purpose of this article is to discuss the higher education expansion, especially the teacher formation in distant learning. We present statistical data of the Higher Education Census for the year 2017, which demonstrates a significant increase in student applications over the last ten years. By analyzing this data, we found that this expansion mainly in the private sector. Therefore, based on critical authors, we look forward to discussing the dominance of this sector in the education field, whose main purpose is profit, so that we can understand whether the higher education, through private means, have contributed to the democratization or to the commodification of education. El propósito de este artículo es discutir la expansión de la educación universitaria, em particular, la formación del professorado a distancia. Traemos dados estadísticos del Censo de Educación Universitaria para el año de 2017, demostrando um aumento significativo de las matriculaciones em la última década. Al analizar estos dados, hemos descubierto que esta expansión es, sobre todo, en el sector privado. Por lo tanto, sobre la base de autores críticos, buscamos discutir la supremacia de este sector en el campo de la educación, apunta al beneficio final. Buscamos entender si la expansión de la educación universitária, a través de la ruta privada, há contribuído a la democratización o a la mercantilización de la educación. O objetivo deste artigo é discutir sobre a expansão da educação superior, em especial, na formação de professores na modalidade a distância. Apresentamos dados estatísticos do Censo da Educação Superior relativas ao ano de 2017 que mostram um aumento significativo nas matrículas na última década. Ao analisar tais dados, constatamos que essa expansão é, sobretudo, do setor privado. Assim, com base em autores críticos, buscamos discutir a supremacia desse setor no campo da educação, cujo objetivo final é o lucro, a fim de compreender se a expansão da educação superior, pela via privada, tem contribuído para a democratização ou para a mercadorização da educação.Faculdade de Educação (UFG)2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6210710.5216/ia.v45i3.62107Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 763-775Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 763-775Revista Inter-Ação; v. 45 n. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 763-7751981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62107/35888Copyright (c) 2020 Raquel Hissae Nagase, Ana Paula de Souza Santos, Maria Luisa Furlan Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessNagase, Raquel HissaeSantos, Ana Paula de SouzaCosta, Maria Luisa Furlan2020-12-14T14:54:04Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/62107Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:56.241359Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
title DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
spellingShingle DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Nagase, Raquel Hissae
Nagase, Raquel Hissae
title_short DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
title_full DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
title_fullStr DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
title_sort DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
author Nagase, Raquel Hissae
author_facet Nagase, Raquel Hissae
Nagase, Raquel Hissae
Santos, Ana Paula de Souza
Costa, Maria Luisa Furlan
Santos, Ana Paula de Souza
Costa, Maria Luisa Furlan
author_role author
author2 Santos, Ana Paula de Souza
Costa, Maria Luisa Furlan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagase, Raquel Hissae
Santos, Ana Paula de Souza
Costa, Maria Luisa Furlan
description The purpose of this article is to discuss the higher education expansion, especially the teacher formation in distant learning. We present statistical data of the Higher Education Census for the year 2017, which demonstrates a significant increase in student applications over the last ten years. By analyzing this data, we found that this expansion mainly in the private sector. Therefore, based on critical authors, we look forward to discussing the dominance of this sector in the education field, whose main purpose is profit, so that we can understand whether the higher education, through private means, have contributed to the democratization or to the commodification of education. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62107
10.5216/ia.v45i3.62107
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62107
identifier_str_mv 10.5216/ia.v45i3.62107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62107/35888
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Raquel Hissae Nagase, Ana Paula de Souza Santos, Maria Luisa Furlan Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Raquel Hissae Nagase, Ana Paula de Souza Santos, Maria Luisa Furlan Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 763-775
Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 763-775
Revista Inter-Ação; v. 45 n. 3 (2020): Educação Superior, Produção do Conhecimento e Globalização; 763-775
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1822181504519766016
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5216/ia.v45i3.62107