Processo de formação educacional e seus reflexos na atividade pesqueira: a realidade dos pescadores artesanais do vale Guaporé (RO)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46079 |
Resumo: | A pesquisa teve o intuito de investigar os processos de formação educacional dos pescadores artesanais do Guaporé. Para isso buscou sistematizar dados obtidos em campo, por meio de oficinas participativas e entrevistas semiestruturadas a respeito do grau de instrução dos pescadores; demandas de cursos de formação; acesso à educação e formação; dentre outros temas. O público alvo foram os pescadores artesanais associados às Colônias de Pecadores Z-3 e Z-10, localizados, respectivamente, nos municípios de Pimenteiras d’Oeste e São Francisco do Guaporé, Rondônia. Constataram-se diversos gargalos relacionados ao processo de formação educacional dos pescadores, pois a maioria apresenta-se com baixo grau de instrução, isto reflete diretamente na renda das famílias o que pode levar a evasão de jovens da atividade. Todavia os pescadores mostraram interesse em aumentar sua formação, por meio de cursos técnicos. |
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Processo de formação educacional e seus reflexos na atividade pesqueira: a realidade dos pescadores artesanais do vale Guaporé (RO)A pesquisa teve o intuito de investigar os processos de formação educacional dos pescadores artesanais do Guaporé. Para isso buscou sistematizar dados obtidos em campo, por meio de oficinas participativas e entrevistas semiestruturadas a respeito do grau de instrução dos pescadores; demandas de cursos de formação; acesso à educação e formação; dentre outros temas. O público alvo foram os pescadores artesanais associados às Colônias de Pecadores Z-3 e Z-10, localizados, respectivamente, nos municípios de Pimenteiras d’Oeste e São Francisco do Guaporé, Rondônia. Constataram-se diversos gargalos relacionados ao processo de formação educacional dos pescadores, pois a maioria apresenta-se com baixo grau de instrução, isto reflete diretamente na renda das famílias o que pode levar a evasão de jovens da atividade. Todavia os pescadores mostraram interesse em aumentar sua formação, por meio de cursos técnicos.Faculdade de Educação (UFG)2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4607910.5216/ia.v43i1.46079Journal Inter-Ação; Vol. 43 No. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 219-239Revista Inter Ação; Vol. 43 Núm. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 219-239Revista Inter-Ação; v. 43 n. 1 (2018): História da Leitura e Educação: políticas, espaços e práticas; 219-2391981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46079/26326Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOlinda Lima, TâniaPaula da Silva Bertão, Ana Silva Leite, Elianede Oliveira Freitas, Clodoaldo 2020-07-06T13:43:27Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/46079Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:46.331397Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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