Reformas educacionais neoliberais no brasil e a negação da cidadania dos trabalhadores docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4257 |
Resumo: | este artigo tem como objetivo discutir os impactos das reformas educacionais brasileiras, desenvolvidas desde a década de 90, sobre a construção da cidadania dos trabalhadores docentes. Para isso, busco situar as reformas educacionais num contexto mais amplo de crise do capital e de reestruturação de suas formas de exploração, bem como das reformas do estado envidadas pelas políticas neoliberais, responsáveis pela destruição dos direitos conquistados pelos trabalhadores. Busco, ainda, refletir sobre as contradições do discurso acerca da relação educação e cidadania. E, por fim, aponto a construção da cidadania como produto da luta de classes e a produção da cidadania do trabalhador docente como resultado das lutas político-sindicais por uma educação pública, gratuita, estatal e de qualidade para as maiorias. |
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Reformas educacionais neoliberais no brasil e a negação da cidadania dos trabalhadores docenteseste artigo tem como objetivo discutir os impactos das reformas educacionais brasileiras, desenvolvidas desde a década de 90, sobre a construção da cidadania dos trabalhadores docentes. Para isso, busco situar as reformas educacionais num contexto mais amplo de crise do capital e de reestruturação de suas formas de exploração, bem como das reformas do estado envidadas pelas políticas neoliberais, responsáveis pela destruição dos direitos conquistados pelos trabalhadores. Busco, ainda, refletir sobre as contradições do discurso acerca da relação educação e cidadania. E, por fim, aponto a construção da cidadania como produto da luta de classes e a produção da cidadania do trabalhador docente como resultado das lutas político-sindicais por uma educação pública, gratuita, estatal e de qualidade para as maiorias.Faculdade de Educação (UFG)2008-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/425710.5216/ia.v33i1.4257Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 1 (2008): Educação e ecologia; 193-217Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 1 (2008): Educação e ecologia; 193-217Revista Inter-Ação; v. 33 n. 1 (2008): Educação e ecologia; 193-2171981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4257/4181Silva, Hugo Leonardo Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:01:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/4257Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:22.617868Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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