DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: QUEM SÃO OS POBRES NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55663 |
Resumo: | O presente artigo é parte da pesquisa realizada na Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social na Universidade Federal do Tocantins que objetivou conhecer como as políticas educacionais pensam os sujeitos em situação de pobreza e extrema pobreza. Tem por objetivo apreender quem são os pobres no planejamento da educação que se materializa no Plano Estadual de Educação (2015-2025) do Tocantins. A metodologia utilizada foi a análise documental, fundamentada no referencial teórico que estabelece a relação entre educação, pobreza e desigualdade social e aquele que reafirma os Planos Educacionais como o eixo norteador das políticas educacionais. Os resultados demonstram que os sujeitos pobres a quem são direcionadas metas e estratégias de equiparação das desigualdades educacionais são os alunos beneficiários de programas de transferência de renda, os quilombolas, indígenas, os do campo e alunos com deficiências, ou seja, aqueles que historicamente vêm sendo alijados de seus direitos mais fundamentais, entre eles a educação. |
id |
UFG-3_cf772a8815e4fb07e0bde82ea3f33567 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55663 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: QUEM SÃO OS POBRES NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS?Políticas Educacionais. Pobreza. Desigualdade Social. Plano Estadual de Educação do TocantinsO presente artigo é parte da pesquisa realizada na Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social na Universidade Federal do Tocantins que objetivou conhecer como as políticas educacionais pensam os sujeitos em situação de pobreza e extrema pobreza. Tem por objetivo apreender quem são os pobres no planejamento da educação que se materializa no Plano Estadual de Educação (2015-2025) do Tocantins. A metodologia utilizada foi a análise documental, fundamentada no referencial teórico que estabelece a relação entre educação, pobreza e desigualdade social e aquele que reafirma os Planos Educacionais como o eixo norteador das políticas educacionais. Os resultados demonstram que os sujeitos pobres a quem são direcionadas metas e estratégias de equiparação das desigualdades educacionais são os alunos beneficiários de programas de transferência de renda, os quilombolas, indígenas, os do campo e alunos com deficiências, ou seja, aqueles que historicamente vêm sendo alijados de seus direitos mais fundamentais, entre eles a educação.Faculdade de Educação (UFG)2019-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5566310.5216/ia.v44i1.55663Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 32-46Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 32-46Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 32-461981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55663/33070Copyright (c) 2019 Juciley Silva Evangelista Freire, José Carlos da Silveira Freireinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Juciley Silva EvangelistaFreire, José Carlos da Silveira2020-03-01T02:15:48Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/55663Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:52.866410Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: QUEM SÃO OS POBRES NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS? |
title |
DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: QUEM SÃO OS POBRES NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS? |
spellingShingle |
DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: QUEM SÃO OS POBRES NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS? Freire, Juciley Silva Evangelista Políticas Educacionais. Pobreza. Desigualdade Social. Plano Estadual de Educação do Tocantins |
title_short |
DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: QUEM SÃO OS POBRES NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS? |
title_full |
DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: QUEM SÃO OS POBRES NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS? |
title_fullStr |
DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: QUEM SÃO OS POBRES NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS? |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: QUEM SÃO OS POBRES NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS? |
title_sort |
DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: QUEM SÃO OS POBRES NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS? |
author |
Freire, Juciley Silva Evangelista |
author_facet |
Freire, Juciley Silva Evangelista Freire, José Carlos da Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Freire, José Carlos da Silveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Juciley Silva Evangelista Freire, José Carlos da Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais. Pobreza. Desigualdade Social. Plano Estadual de Educação do Tocantins |
topic |
Políticas Educacionais. Pobreza. Desigualdade Social. Plano Estadual de Educação do Tocantins |
description |
O presente artigo é parte da pesquisa realizada na Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social na Universidade Federal do Tocantins que objetivou conhecer como as políticas educacionais pensam os sujeitos em situação de pobreza e extrema pobreza. Tem por objetivo apreender quem são os pobres no planejamento da educação que se materializa no Plano Estadual de Educação (2015-2025) do Tocantins. A metodologia utilizada foi a análise documental, fundamentada no referencial teórico que estabelece a relação entre educação, pobreza e desigualdade social e aquele que reafirma os Planos Educacionais como o eixo norteador das políticas educacionais. Os resultados demonstram que os sujeitos pobres a quem são direcionadas metas e estratégias de equiparação das desigualdades educacionais são os alunos beneficiários de programas de transferência de renda, os quilombolas, indígenas, os do campo e alunos com deficiências, ou seja, aqueles que historicamente vêm sendo alijados de seus direitos mais fundamentais, entre eles a educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55663 10.5216/ia.v44i1.55663 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55663 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v44i1.55663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55663/33070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Juciley Silva Evangelista Freire, José Carlos da Silveira Freire info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Juciley Silva Evangelista Freire, José Carlos da Silveira Freire |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 32-46 Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 32-46 Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 32-46 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763531747328 |