O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1603
Resumo: Este trabalho é fruto de uma investigação realizada no ano de 1997 em cursos de licenciaturas na Universidade Federal de Goiás, tendo como objetivo apreender o processo comunicativo presente na prática pedagógica desenvolvida nesses cursos, bem como refletir sobre sua contribuição na formação dos futuros professores. Nesta investigação, constatou-se que o processo comunicativo, na relação professor-aluno, traduz as concepções de comunicação, educação e sujeito e as intencionalidades do processo de formação docente. Apoiando-se no pensamento de J. Habermas e Paulo Freire e nos princípios da Teoria da Recepção, apresentados por Martín-Barbero e Guillermo Orozco, defende-se uma prática educomunicativa voltada para os sujeitos partícipes do processo ensinoaprendizagem, considerados sujeitos-receptores ativos e críticos que, por meio da dialogicidade, compartilham saberes e se fazem construtores deoutros saberes.
id UFG-3_d3a10e75ed9643f131f8693a2c254290
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1603
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICAEste trabalho é fruto de uma investigação realizada no ano de 1997 em cursos de licenciaturas na Universidade Federal de Goiás, tendo como objetivo apreender o processo comunicativo presente na prática pedagógica desenvolvida nesses cursos, bem como refletir sobre sua contribuição na formação dos futuros professores. Nesta investigação, constatou-se que o processo comunicativo, na relação professor-aluno, traduz as concepções de comunicação, educação e sujeito e as intencionalidades do processo de formação docente. Apoiando-se no pensamento de J. Habermas e Paulo Freire e nos princípios da Teoria da Recepção, apresentados por Martín-Barbero e Guillermo Orozco, defende-se uma prática educomunicativa voltada para os sujeitos partícipes do processo ensinoaprendizagem, considerados sujeitos-receptores ativos e críticos que, por meio da dialogicidade, compartilham saberes e se fazem construtores deoutros saberes.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/160310.5216/ia.v26i2.1603Journal Inter-Ação; Vol. 26 No. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 101-117Revista Inter Ação; Vol. 26 Núm. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 101-117Revista Inter-Ação; v. 26 n. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 101-1171981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1603/1568Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-12T19:09:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1603Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:19.811494Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
spellingShingle O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho
title_short O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_full O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_fullStr O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_sort O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
author Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho
author_facet Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho
description Este trabalho é fruto de uma investigação realizada no ano de 1997 em cursos de licenciaturas na Universidade Federal de Goiás, tendo como objetivo apreender o processo comunicativo presente na prática pedagógica desenvolvida nesses cursos, bem como refletir sobre sua contribuição na formação dos futuros professores. Nesta investigação, constatou-se que o processo comunicativo, na relação professor-aluno, traduz as concepções de comunicação, educação e sujeito e as intencionalidades do processo de formação docente. Apoiando-se no pensamento de J. Habermas e Paulo Freire e nos princípios da Teoria da Recepção, apresentados por Martín-Barbero e Guillermo Orozco, defende-se uma prática educomunicativa voltada para os sujeitos partícipes do processo ensinoaprendizagem, considerados sujeitos-receptores ativos e críticos que, por meio da dialogicidade, compartilham saberes e se fazem construtores deoutros saberes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1603
10.5216/ia.v26i2.1603
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1603
identifier_str_mv 10.5216/ia.v26i2.1603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1603/1568
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 26 No. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 101-117
Revista Inter Ação; Vol. 26 Núm. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 101-117
Revista Inter-Ação; v. 26 n. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 101-117
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1825947755403542528