O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1603 |
Resumo: | Este trabalho é fruto de uma investigação realizada no ano de 1997 em cursos de licenciaturas na Universidade Federal de Goiás, tendo como objetivo apreender o processo comunicativo presente na prática pedagógica desenvolvida nesses cursos, bem como refletir sobre sua contribuição na formação dos futuros professores. Nesta investigação, constatou-se que o processo comunicativo, na relação professor-aluno, traduz as concepções de comunicação, educação e sujeito e as intencionalidades do processo de formação docente. Apoiando-se no pensamento de J. Habermas e Paulo Freire e nos princípios da Teoria da Recepção, apresentados por Martín-Barbero e Guillermo Orozco, defende-se uma prática educomunicativa voltada para os sujeitos partícipes do processo ensinoaprendizagem, considerados sujeitos-receptores ativos e críticos que, por meio da dialogicidade, compartilham saberes e se fazem construtores deoutros saberes. |
id |
UFG-3_d3a10e75ed9643f131f8693a2c254290 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1603 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICAEste trabalho é fruto de uma investigação realizada no ano de 1997 em cursos de licenciaturas na Universidade Federal de Goiás, tendo como objetivo apreender o processo comunicativo presente na prática pedagógica desenvolvida nesses cursos, bem como refletir sobre sua contribuição na formação dos futuros professores. Nesta investigação, constatou-se que o processo comunicativo, na relação professor-aluno, traduz as concepções de comunicação, educação e sujeito e as intencionalidades do processo de formação docente. Apoiando-se no pensamento de J. Habermas e Paulo Freire e nos princípios da Teoria da Recepção, apresentados por Martín-Barbero e Guillermo Orozco, defende-se uma prática educomunicativa voltada para os sujeitos partícipes do processo ensinoaprendizagem, considerados sujeitos-receptores ativos e críticos que, por meio da dialogicidade, compartilham saberes e se fazem construtores deoutros saberes.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/160310.5216/ia.v26i2.1603Journal Inter-Ação; Vol. 26 No. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 101-117Revista Inter Ação; Vol. 26 Núm. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 101-117Revista Inter-Ação; v. 26 n. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 101-1171981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1603/1568Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-12T19:09:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1603Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:19.811494Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title |
O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho |
title_short |
O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_full |
O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_sort |
O PROCESSO COMUNICATIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
author |
Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho |
author_facet |
Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho |
description |
Este trabalho é fruto de uma investigação realizada no ano de 1997 em cursos de licenciaturas na Universidade Federal de Goiás, tendo como objetivo apreender o processo comunicativo presente na prática pedagógica desenvolvida nesses cursos, bem como refletir sobre sua contribuição na formação dos futuros professores. Nesta investigação, constatou-se que o processo comunicativo, na relação professor-aluno, traduz as concepções de comunicação, educação e sujeito e as intencionalidades do processo de formação docente. Apoiando-se no pensamento de J. Habermas e Paulo Freire e nos princípios da Teoria da Recepção, apresentados por Martín-Barbero e Guillermo Orozco, defende-se uma prática educomunicativa voltada para os sujeitos partícipes do processo ensinoaprendizagem, considerados sujeitos-receptores ativos e críticos que, por meio da dialogicidade, compartilham saberes e se fazem construtores deoutros saberes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1603 10.5216/ia.v26i2.1603 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1603 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v26i2.1603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1603/1568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 26 No. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 101-117 Revista Inter Ação; Vol. 26 Núm. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 101-117 Revista Inter-Ação; v. 26 n. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 101-117 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1825947755403542528 |