QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL A PARTIR DA LÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56120 |
Resumo: | O texto aborda resultados de pesquisa de mestrado realizada a partir da implementação do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra (PJC-ST) no ES, voltado para a escolarização de camponeses com Qualificação Social e Profissional (QSP) na modalidade EJA. Tem como objetivo explicitar os desafios postos aos processos formativos no contexto do campo nas práticas de Educação Profissional. Toma como aportes teóricos a educação popular, os fundamentos e princípios da agroecologia e o trabalho como princípio educativo para o exercício da integração curricular. A metodologia da sistematização é assumida como forma de revisitar a prática e analisá-la criticamente. Os resultados indicam contribuições para o campo da política pública de EJA, tendo o diálogo de saberes, a alternância pedagógica e as práticas de QSP como elementos integradores do currículo. |
id |
UFG-3_dc0bdde63dba6aa1fdf42daa9e2d4990 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/56120 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL A PARTIR DA LÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPOO texto aborda resultados de pesquisa de mestrado realizada a partir da implementação do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra (PJC-ST) no ES, voltado para a escolarização de camponeses com Qualificação Social e Profissional (QSP) na modalidade EJA. Tem como objetivo explicitar os desafios postos aos processos formativos no contexto do campo nas práticas de Educação Profissional. Toma como aportes teóricos a educação popular, os fundamentos e princípios da agroecologia e o trabalho como princípio educativo para o exercício da integração curricular. A metodologia da sistematização é assumida como forma de revisitar a prática e analisá-la criticamente. Os resultados indicam contribuições para o campo da política pública de EJA, tendo o diálogo de saberes, a alternância pedagógica e as práticas de QSP como elementos integradores do currículo.Faculdade de Educação (UFG)2019-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/5612010.5216/ia.v44i1.56120Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 164-179Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 164-179Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 164-1791981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56120/33093Copyright (c) 2019 Edna Castro de Oliveira, Maria Geovana Melim Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Edna CastroFerreira, Maria Geovana Melim2020-03-01T02:28:47Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/56120Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:53.334639Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL A PARTIR DA LÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO |
title |
QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL A PARTIR DA LÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO |
spellingShingle |
QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL A PARTIR DA LÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO de Oliveira, Edna Castro |
title_short |
QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL A PARTIR DA LÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO |
title_full |
QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL A PARTIR DA LÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO |
title_fullStr |
QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL A PARTIR DA LÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO |
title_full_unstemmed |
QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL A PARTIR DA LÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO |
title_sort |
QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL A PARTIR DA LÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO |
author |
de Oliveira, Edna Castro |
author_facet |
de Oliveira, Edna Castro Ferreira, Maria Geovana Melim |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Maria Geovana Melim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Edna Castro Ferreira, Maria Geovana Melim |
description |
O texto aborda resultados de pesquisa de mestrado realizada a partir da implementação do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra (PJC-ST) no ES, voltado para a escolarização de camponeses com Qualificação Social e Profissional (QSP) na modalidade EJA. Tem como objetivo explicitar os desafios postos aos processos formativos no contexto do campo nas práticas de Educação Profissional. Toma como aportes teóricos a educação popular, os fundamentos e princípios da agroecologia e o trabalho como princípio educativo para o exercício da integração curricular. A metodologia da sistematização é assumida como forma de revisitar a prática e analisá-la criticamente. Os resultados indicam contribuições para o campo da política pública de EJA, tendo o diálogo de saberes, a alternância pedagógica e as práticas de QSP como elementos integradores do currículo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56120 10.5216/ia.v44i1.56120 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56120 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v44i1.56120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56120/33093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Edna Castro de Oliveira, Maria Geovana Melim Ferreira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Edna Castro de Oliveira, Maria Geovana Melim Ferreira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 44 No. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 164-179 Revista Inter Ação; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 164-179 Revista Inter-Ação; v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?; 164-179 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763545378816 |