O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castillho, Suely Dulce de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Campos, Jocimar Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40773
Resumo: O objetivo do presente artigo é estabelecer a relação entre as narrativas orais da comunidade quilombola de Morrinhos localizada no município de Poconé, no Estado de Mato Grosso e, os processos educativos que são construídos por meio delas no interior da ambiência familiar.A metodologia utilizada foia história ora,  e o principal instrumento de coleta de informações foi a entrevista,por meio do qual foi possivel registrar as narrativas que os anciões partilham com a comunidade. Os resultados apontam que os velhos ainda desempenham função importante na preservação da memória dessa comunidade, contribuindo como desencadeadores de significados essenciais no processo de constituição sociocultural dos sujeitos, mais especificamente, reforçando valores nas crianças e jovens, tais como respeito à natureza e obediência aos mais velhos.
id UFG-3_debbb087fc26f20eb54d5bd2e6c6e867
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40773
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MTQuilombo. Tradição oral. Pedagogia espontâneaO objetivo do presente artigo é estabelecer a relação entre as narrativas orais da comunidade quilombola de Morrinhos localizada no município de Poconé, no Estado de Mato Grosso e, os processos educativos que são construídos por meio delas no interior da ambiência familiar.A metodologia utilizada foia história ora,  e o principal instrumento de coleta de informações foi a entrevista,por meio do qual foi possivel registrar as narrativas que os anciões partilham com a comunidade. Os resultados apontam que os velhos ainda desempenham função importante na preservação da memória dessa comunidade, contribuindo como desencadeadores de significados essenciais no processo de constituição sociocultural dos sujeitos, mais especificamente, reforçando valores nas crianças e jovens, tais como respeito à natureza e obediência aos mais velhos.Faculdade de Educação (UFG)2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4077310.5216/ia.v41i2.40773Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 305-322Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 305-322Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 305-3221981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40773/21430Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastillho, Suely Dulce deCampos, Jocimar Jesus2016-12-20T12:44:47Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/40773Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:42.087473Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT
title O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT
spellingShingle O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT
Castillho, Suely Dulce de
Quilombo. Tradição oral. Pedagogia espontânea
title_short O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT
title_full O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT
title_fullStr O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT
title_full_unstemmed O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT
title_sort O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT
author Castillho, Suely Dulce de
author_facet Castillho, Suely Dulce de
Campos, Jocimar Jesus
author_role author
author2 Campos, Jocimar Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castillho, Suely Dulce de
Campos, Jocimar Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Quilombo. Tradição oral. Pedagogia espontânea
topic Quilombo. Tradição oral. Pedagogia espontânea
description O objetivo do presente artigo é estabelecer a relação entre as narrativas orais da comunidade quilombola de Morrinhos localizada no município de Poconé, no Estado de Mato Grosso e, os processos educativos que são construídos por meio delas no interior da ambiência familiar.A metodologia utilizada foia história ora,  e o principal instrumento de coleta de informações foi a entrevista,por meio do qual foi possivel registrar as narrativas que os anciões partilham com a comunidade. Os resultados apontam que os velhos ainda desempenham função importante na preservação da memória dessa comunidade, contribuindo como desencadeadores de significados essenciais no processo de constituição sociocultural dos sujeitos, mais especificamente, reforçando valores nas crianças e jovens, tais como respeito à natureza e obediência aos mais velhos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40773
10.5216/ia.v41i2.40773
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40773
identifier_str_mv 10.5216/ia.v41i2.40773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40773/21430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 305-322
Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 305-322
Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 305-322
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762734829568