O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40773 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é estabelecer a relação entre as narrativas orais da comunidade quilombola de Morrinhos localizada no município de Poconé, no Estado de Mato Grosso e, os processos educativos que são construídos por meio delas no interior da ambiência familiar.A metodologia utilizada foia história ora, e o principal instrumento de coleta de informações foi a entrevista,por meio do qual foi possivel registrar as narrativas que os anciões partilham com a comunidade. Os resultados apontam que os velhos ainda desempenham função importante na preservação da memória dessa comunidade, contribuindo como desencadeadores de significados essenciais no processo de constituição sociocultural dos sujeitos, mais especificamente, reforçando valores nas crianças e jovens, tais como respeito à natureza e obediência aos mais velhos. |
id |
UFG-3_debbb087fc26f20eb54d5bd2e6c6e867 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/40773 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MTQuilombo. Tradição oral. Pedagogia espontâneaO objetivo do presente artigo é estabelecer a relação entre as narrativas orais da comunidade quilombola de Morrinhos localizada no município de Poconé, no Estado de Mato Grosso e, os processos educativos que são construídos por meio delas no interior da ambiência familiar.A metodologia utilizada foia história ora, e o principal instrumento de coleta de informações foi a entrevista,por meio do qual foi possivel registrar as narrativas que os anciões partilham com a comunidade. Os resultados apontam que os velhos ainda desempenham função importante na preservação da memória dessa comunidade, contribuindo como desencadeadores de significados essenciais no processo de constituição sociocultural dos sujeitos, mais especificamente, reforçando valores nas crianças e jovens, tais como respeito à natureza e obediência aos mais velhos.Faculdade de Educação (UFG)2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4077310.5216/ia.v41i2.40773Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 305-322Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 305-322Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 305-3221981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40773/21430Copyright (c) 2016 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastillho, Suely Dulce deCampos, Jocimar Jesus2016-12-20T12:44:47Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/40773Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:42.087473Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT |
title |
O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT |
spellingShingle |
O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT Castillho, Suely Dulce de Quilombo. Tradição oral. Pedagogia espontânea |
title_short |
O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT |
title_full |
O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT |
title_fullStr |
O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT |
title_full_unstemmed |
O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT |
title_sort |
O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT |
author |
Castillho, Suely Dulce de |
author_facet |
Castillho, Suely Dulce de Campos, Jocimar Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Jocimar Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castillho, Suely Dulce de Campos, Jocimar Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quilombo. Tradição oral. Pedagogia espontânea |
topic |
Quilombo. Tradição oral. Pedagogia espontânea |
description |
O objetivo do presente artigo é estabelecer a relação entre as narrativas orais da comunidade quilombola de Morrinhos localizada no município de Poconé, no Estado de Mato Grosso e, os processos educativos que são construídos por meio delas no interior da ambiência familiar.A metodologia utilizada foia história ora, e o principal instrumento de coleta de informações foi a entrevista,por meio do qual foi possivel registrar as narrativas que os anciões partilham com a comunidade. Os resultados apontam que os velhos ainda desempenham função importante na preservação da memória dessa comunidade, contribuindo como desencadeadores de significados essenciais no processo de constituição sociocultural dos sujeitos, mais especificamente, reforçando valores nas crianças e jovens, tais como respeito à natureza e obediência aos mais velhos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40773 10.5216/ia.v41i2.40773 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40773 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v41i2.40773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40773/21430 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 41 No. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 305-322 Revista Inter Ação; Vol. 41 Núm. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 305-322 Revista Inter-Ação; v. 41 n. 2 (2016): Dimensões educativas das práticas culturais populares; 305-322 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762734829568 |