A (RE)PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48918 |
Resumo: | Com base nos princípios da Análise de Discurso Crítica (ADC), este artigo objetiva analisar a (re)produção de estereótipos de gênero veiculados imageticamente em um livro didático (LD) de língua portuguesa da 1ª série do ensino fundamental. Para este estudo, nos aportamos teoricamente a autoras/es que discutem a (re)produção de estereótipos de gênero com base na ADC (FAIRCLOUGH, 2001), bem como a uma pesquisa documental realizada em livro didático (FERREIRA, 2014; PEREIRA, 2014). Nesta pesquisa, encontramos como principais resultados: a predominância de personagens masculinos, principalmente quando a temática se refere a profissões; a associação da mulher ao consumismo; dentre outros. |
id |
UFG-3_e27807c4a7fa915093f9598aabf0c16a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48918 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A (RE)PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICAAnálise de Discurso Crítica. Livro Didático. Estereótipos de gênero. Língua Portuguesa.Com base nos princípios da Análise de Discurso Crítica (ADC), este artigo objetiva analisar a (re)produção de estereótipos de gênero veiculados imageticamente em um livro didático (LD) de língua portuguesa da 1ª série do ensino fundamental. Para este estudo, nos aportamos teoricamente a autoras/es que discutem a (re)produção de estereótipos de gênero com base na ADC (FAIRCLOUGH, 2001), bem como a uma pesquisa documental realizada em livro didático (FERREIRA, 2014; PEREIRA, 2014). Nesta pesquisa, encontramos como principais resultados: a predominância de personagens masculinos, principalmente quando a temática se refere a profissões; a associação da mulher ao consumismo; dentre outros. Faculdade de Educação (UFG)2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4891810.5216/ia.v42i3.48918Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 556-573Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 556-573Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 556-5731981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48918/25654Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Regina de Lima GonçalvesLopes Pereira, Ariovaldo2018-09-21T13:23:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48918Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:47.438099Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (RE)PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA |
title |
A (RE)PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA |
spellingShingle |
A (RE)PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA Oliveira, Maria Regina de Lima Gonçalves Análise de Discurso Crítica. Livro Didático. Estereótipos de gênero. Língua Portuguesa. |
title_short |
A (RE)PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA |
title_full |
A (RE)PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA |
title_fullStr |
A (RE)PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA |
title_full_unstemmed |
A (RE)PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA |
title_sort |
A (RE)PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA |
author |
Oliveira, Maria Regina de Lima Gonçalves |
author_facet |
Oliveira, Maria Regina de Lima Gonçalves Lopes Pereira, Ariovaldo |
author_role |
author |
author2 |
Lopes Pereira, Ariovaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Regina de Lima Gonçalves Lopes Pereira, Ariovaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de Discurso Crítica. Livro Didático. Estereótipos de gênero. Língua Portuguesa. |
topic |
Análise de Discurso Crítica. Livro Didático. Estereótipos de gênero. Língua Portuguesa. |
description |
Com base nos princípios da Análise de Discurso Crítica (ADC), este artigo objetiva analisar a (re)produção de estereótipos de gênero veiculados imageticamente em um livro didático (LD) de língua portuguesa da 1ª série do ensino fundamental. Para este estudo, nos aportamos teoricamente a autoras/es que discutem a (re)produção de estereótipos de gênero com base na ADC (FAIRCLOUGH, 2001), bem como a uma pesquisa documental realizada em livro didático (FERREIRA, 2014; PEREIRA, 2014). Nesta pesquisa, encontramos como principais resultados: a predominância de personagens masculinos, principalmente quando a temática se refere a profissões; a associação da mulher ao consumismo; dentre outros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48918 10.5216/ia.v42i3.48918 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48918 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v42i3.48918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48918/25654 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 556-573 Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 556-573 Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 556-573 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874763113365504 |