A EDUCAÇÃO FEMININA NA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA: ESCOLAS PARA AS MULHERES NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ (1949-1964)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48965 |
Resumo: | O presente trabalho contextualiza o debate sobre a educação feminina no Brasil e no Amapá, conjugando a pesquisa bibliográfica e a empírica, utilizando metodologia da História Oral, em análise às entrevistas semi-estruturadas, concedidas por 9 ex-alunas da Escola Doméstica de Macapá, além dos relatos da 10ª egressa, condensados em uma autobiografia. Apresenta um dos resultados da dissertação de mestrado “público/confessional, cultura escolar e formação de habitus: a Escola Doméstica de Macapá/AP (1951-1964)”, versando sobre a incorporação de habitus por meio da cultura escolar da referida escola. O embasamento teórico reveste-se do conceito de habitus, de Pierre Bourdieu, e de cultura escolar, de Dominique Julia. |
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A EDUCAÇÃO FEMININA NA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA: ESCOLAS PARA AS MULHERES NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ (1949-1964)Estado. Igreja Católica. Educação Feminina. Cultura Escolar. Habitus.O presente trabalho contextualiza o debate sobre a educação feminina no Brasil e no Amapá, conjugando a pesquisa bibliográfica e a empírica, utilizando metodologia da História Oral, em análise às entrevistas semi-estruturadas, concedidas por 9 ex-alunas da Escola Doméstica de Macapá, além dos relatos da 10ª egressa, condensados em uma autobiografia. Apresenta um dos resultados da dissertação de mestrado “público/confessional, cultura escolar e formação de habitus: a Escola Doméstica de Macapá/AP (1951-1964)”, versando sobre a incorporação de habitus por meio da cultura escolar da referida escola. O embasamento teórico reveste-se do conceito de habitus, de Pierre Bourdieu, e de cultura escolar, de Dominique Julia.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4896510.5216/ia.v42i3.48965Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 710-725Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 710-725Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 710-7251981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48965/26070Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, TATIANA PANTOJAFERREIRA, NORMA IRACEMA DE BARROS2018-09-21T13:23:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48965Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:48.191419Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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