A EDUCAÇÃO FEMININA NA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA: ESCOLAS PARA AS MULHERES NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ (1949-1964)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, TATIANA PANTOJA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: FERREIRA, NORMA IRACEMA DE BARROS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48965
Resumo: O presente trabalho contextualiza o debate sobre a educação feminina no Brasil e no Amapá, conjugando a pesquisa bibliográfica e a empírica, utilizando metodologia da História Oral, em análise às entrevistas semi-estruturadas, concedidas por 9 ex-alunas da Escola Doméstica de Macapá, além dos relatos da 10ª egressa, condensados em uma autobiografia. Apresenta um dos resultados da dissertação de mestrado “público/confessional, cultura escolar e formação de habitus: a Escola Doméstica de Macapá/AP (1951-1964)”, versando sobre a incorporação de habitus por meio da cultura escolar da referida escola. O embasamento teórico reveste-se do conceito de habitus, de Pierre Bourdieu, e de cultura escolar, de Dominique Julia.
id UFG-3_f33360388a54651ffbb0108a003befe8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/48965
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO FEMININA NA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA: ESCOLAS PARA AS MULHERES NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ (1949-1964)Estado. Igreja Católica. Educação Feminina. Cultura Escolar. Habitus.O presente trabalho contextualiza o debate sobre a educação feminina no Brasil e no Amapá, conjugando a pesquisa bibliográfica e a empírica, utilizando metodologia da História Oral, em análise às entrevistas semi-estruturadas, concedidas por 9 ex-alunas da Escola Doméstica de Macapá, além dos relatos da 10ª egressa, condensados em uma autobiografia. Apresenta um dos resultados da dissertação de mestrado “público/confessional, cultura escolar e formação de habitus: a Escola Doméstica de Macapá/AP (1951-1964)”, versando sobre a incorporação de habitus por meio da cultura escolar da referida escola. O embasamento teórico reveste-se do conceito de habitus, de Pierre Bourdieu, e de cultura escolar, de Dominique Julia.Faculdade de Educação (UFG)2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4896510.5216/ia.v42i3.48965Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 710-725Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 710-725Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 710-7251981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48965/26070Copyright (c) 2018 Revista Inter Açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, TATIANA PANTOJAFERREIRA, NORMA IRACEMA DE BARROS2018-09-21T13:23:12Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/48965Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:48.191419Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO FEMININA NA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA: ESCOLAS PARA AS MULHERES NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ (1949-1964)
title A EDUCAÇÃO FEMININA NA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA: ESCOLAS PARA AS MULHERES NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ (1949-1964)
spellingShingle A EDUCAÇÃO FEMININA NA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA: ESCOLAS PARA AS MULHERES NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ (1949-1964)
OLIVEIRA, TATIANA PANTOJA
Estado. Igreja Católica. Educação Feminina. Cultura Escolar. Habitus.
title_short A EDUCAÇÃO FEMININA NA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA: ESCOLAS PARA AS MULHERES NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ (1949-1964)
title_full A EDUCAÇÃO FEMININA NA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA: ESCOLAS PARA AS MULHERES NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ (1949-1964)
title_fullStr A EDUCAÇÃO FEMININA NA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA: ESCOLAS PARA AS MULHERES NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ (1949-1964)
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO FEMININA NA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA: ESCOLAS PARA AS MULHERES NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ (1949-1964)
title_sort A EDUCAÇÃO FEMININA NA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA: ESCOLAS PARA AS MULHERES NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ (1949-1964)
author OLIVEIRA, TATIANA PANTOJA
author_facet OLIVEIRA, TATIANA PANTOJA
FERREIRA, NORMA IRACEMA DE BARROS
author_role author
author2 FERREIRA, NORMA IRACEMA DE BARROS
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, TATIANA PANTOJA
FERREIRA, NORMA IRACEMA DE BARROS
dc.subject.por.fl_str_mv Estado. Igreja Católica. Educação Feminina. Cultura Escolar. Habitus.
topic Estado. Igreja Católica. Educação Feminina. Cultura Escolar. Habitus.
description O presente trabalho contextualiza o debate sobre a educação feminina no Brasil e no Amapá, conjugando a pesquisa bibliográfica e a empírica, utilizando metodologia da História Oral, em análise às entrevistas semi-estruturadas, concedidas por 9 ex-alunas da Escola Doméstica de Macapá, além dos relatos da 10ª egressa, condensados em uma autobiografia. Apresenta um dos resultados da dissertação de mestrado “público/confessional, cultura escolar e formação de habitus: a Escola Doméstica de Macapá/AP (1951-1964)”, versando sobre a incorporação de habitus por meio da cultura escolar da referida escola. O embasamento teórico reveste-se do conceito de habitus, de Pierre Bourdieu, e de cultura escolar, de Dominique Julia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48965
10.5216/ia.v42i3.48965
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48965
identifier_str_mv 10.5216/ia.v42i3.48965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48965/26070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Inter Ação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 42 No. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 710-725
Revista Inter Ação; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 710-725
Revista Inter-Ação; v. 42 n. 3 (2017): Gênero e Educação na sociedade contemporânea; 710-725
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874763130142720