PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/30659 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar a partir do filósofo francês Michel Foucault uma perspectiva sobre disciplina dentro do contexto escolar na sociedade contemporânea, onde o aluno não aceita mais facilmente as técnicas disciplinares. Para tal usamos o conceito de poder disciplinar e procuramos caracterizá-la como uma instituição na qual esse poder se exerce. Apresentamos também algumas reflexões e considerações sobre uma outra possível escola que busca oferecer uma educação formal mínima aos estudantes, a qual possa ser importante para a vida deles, indo além do simples adestramento de indivíduos; a partir de tais pressupostos, resta-nos saber: a escola atual é uma instituição disciplinar em crise? De acordo com nossa investigação enquanto um diagnóstico, respondemos afirmativamente a tal questão. |
id |
UFG-3_f8693c1ee952c95ef590341913c7bc07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/30659 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE?Foucaultpoderdisciplinaescola.O presente artigo tem como objetivo apresentar a partir do filósofo francês Michel Foucault uma perspectiva sobre disciplina dentro do contexto escolar na sociedade contemporânea, onde o aluno não aceita mais facilmente as técnicas disciplinares. Para tal usamos o conceito de poder disciplinar e procuramos caracterizá-la como uma instituição na qual esse poder se exerce. Apresentamos também algumas reflexões e considerações sobre uma outra possível escola que busca oferecer uma educação formal mínima aos estudantes, a qual possa ser importante para a vida deles, indo além do simples adestramento de indivíduos; a partir de tais pressupostos, resta-nos saber: a escola atual é uma instituição disciplinar em crise? De acordo com nossa investigação enquanto um diagnóstico, respondemos afirmativamente a tal questão.Faculdade de Educação (UFG)2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3065910.5216/ia.v40i1.30659Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 1-16Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 1-16Revista Inter-Ação; v. 40 n. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 1-161981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/30659/18532Batista, FabioBaccon, Ana Lúcia PereiraGabriel, Fábio Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-28T17:47:43Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/30659Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:37.873267Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE? |
title |
PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE? |
spellingShingle |
PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE? Batista, Fabio Foucault poder disciplina escola. |
title_short |
PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE? |
title_full |
PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE? |
title_fullStr |
PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE? |
title_full_unstemmed |
PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE? |
title_sort |
PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE? |
author |
Batista, Fabio |
author_facet |
Batista, Fabio Baccon, Ana Lúcia Pereira Gabriel, Fábio Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Baccon, Ana Lúcia Pereira Gabriel, Fábio Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Fabio Baccon, Ana Lúcia Pereira Gabriel, Fábio Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foucault poder disciplina escola. |
topic |
Foucault poder disciplina escola. |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar a partir do filósofo francês Michel Foucault uma perspectiva sobre disciplina dentro do contexto escolar na sociedade contemporânea, onde o aluno não aceita mais facilmente as técnicas disciplinares. Para tal usamos o conceito de poder disciplinar e procuramos caracterizá-la como uma instituição na qual esse poder se exerce. Apresentamos também algumas reflexões e considerações sobre uma outra possível escola que busca oferecer uma educação formal mínima aos estudantes, a qual possa ser importante para a vida deles, indo além do simples adestramento de indivíduos; a partir de tais pressupostos, resta-nos saber: a escola atual é uma instituição disciplinar em crise? De acordo com nossa investigação enquanto um diagnóstico, respondemos afirmativamente a tal questão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/30659 10.5216/ia.v40i1.30659 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/30659 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v40i1.30659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/30659/18532 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 1-16 Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 1-16 Revista Inter-Ação; v. 40 n. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 1-16 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762644652032 |