PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Fabio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Baccon, Ana Lúcia Pereira, Gabriel, Fábio Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/30659
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar a partir do filósofo francês Michel Foucault uma perspectiva sobre disciplina dentro do contexto escolar na sociedade contemporânea, onde o aluno não aceita mais facilmente as técnicas disciplinares. Para tal usamos o conceito de poder disciplinar e procuramos caracterizá-la como uma instituição na qual esse poder se exerce. Apresentamos também algumas reflexões e considerações sobre uma outra possível escola que busca oferecer uma educação formal mínima aos estudantes, a qual possa ser importante para a vida deles, indo além do simples adestramento de indivíduos; a partir de tais pressupostos, resta-nos saber: a escola atual é uma instituição disciplinar em crise? De acordo com nossa investigação enquanto um diagnóstico, respondemos afirmativamente a tal questão.
id UFG-3_f8693c1ee952c95ef590341913c7bc07
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/30659
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE?Foucaultpoderdisciplinaescola.O presente artigo tem como objetivo apresentar a partir do filósofo francês Michel Foucault uma perspectiva sobre disciplina dentro do contexto escolar na sociedade contemporânea, onde o aluno não aceita mais facilmente as técnicas disciplinares. Para tal usamos o conceito de poder disciplinar e procuramos caracterizá-la como uma instituição na qual esse poder se exerce. Apresentamos também algumas reflexões e considerações sobre uma outra possível escola que busca oferecer uma educação formal mínima aos estudantes, a qual possa ser importante para a vida deles, indo além do simples adestramento de indivíduos; a partir de tais pressupostos, resta-nos saber: a escola atual é uma instituição disciplinar em crise? De acordo com nossa investigação enquanto um diagnóstico, respondemos afirmativamente a tal questão.Faculdade de Educação (UFG)2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3065910.5216/ia.v40i1.30659Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 1-16Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 1-16Revista Inter-Ação; v. 40 n. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 1-161981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/30659/18532Batista, FabioBaccon, Ana Lúcia PereiraGabriel, Fábio Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-28T17:47:43Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/30659Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:37.873267Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE?
title PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE?
spellingShingle PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE?
Batista, Fabio
Foucault
poder
disciplina
escola.
title_short PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE?
title_full PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE?
title_fullStr PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE?
title_full_unstemmed PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE?
title_sort PENSAR A ESCOLA A PARTIR DE FOUCAULT: UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR EM CRISE?
author Batista, Fabio
author_facet Batista, Fabio
Baccon, Ana Lúcia Pereira
Gabriel, Fábio Antonio
author_role author
author2 Baccon, Ana Lúcia Pereira
Gabriel, Fábio Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Fabio
Baccon, Ana Lúcia Pereira
Gabriel, Fábio Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault
poder
disciplina
escola.
topic Foucault
poder
disciplina
escola.
description O presente artigo tem como objetivo apresentar a partir do filósofo francês Michel Foucault uma perspectiva sobre disciplina dentro do contexto escolar na sociedade contemporânea, onde o aluno não aceita mais facilmente as técnicas disciplinares. Para tal usamos o conceito de poder disciplinar e procuramos caracterizá-la como uma instituição na qual esse poder se exerce. Apresentamos também algumas reflexões e considerações sobre uma outra possível escola que busca oferecer uma educação formal mínima aos estudantes, a qual possa ser importante para a vida deles, indo além do simples adestramento de indivíduos; a partir de tais pressupostos, resta-nos saber: a escola atual é uma instituição disciplinar em crise? De acordo com nossa investigação enquanto um diagnóstico, respondemos afirmativamente a tal questão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/30659
10.5216/ia.v40i1.30659
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/30659
identifier_str_mv 10.5216/ia.v40i1.30659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/30659/18532
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 40 No. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 1-16
Revista Inter Ação; Vol. 40 Núm. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 1-16
Revista Inter-Ação; v. 40 n. 1 (2015): Foucault, modernidade e educação; 1-16
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874762644652032