A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AS CONTRADIÇÕES E OS AVANÇOS POSSÍVEIS NA REALIDADE CEARENSE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Karine Pinheiro de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos , Nayana Lima, Silva, Rafael dos Santos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62773
Resumo:   The article discusses the complex scenario of financing higher education and researches the affirmative policies of Brazilian student finance. Thus, a study aims to analyze the phenomenon of the commercialization of Brazilian Higher Education, through affirmative policies: FIES and PROUNI. The study initially presents a brief historical review, of the relationship between education as a right / commodity and a field research, with a case study carried with students, students of Social Service of private HEI, located in the central brackland of Ceará, city of Icó, who accessed Higher Education through FIES and PROUNI. After analyzing the content of the interviews, we recognize the impact of such policies in a market context with a strong privatization process in Brazilian higher education, central brackland of Ceará
id UFG-3_f8ce6bf10dcfccc294bec142c05475b2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/62773
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AS CONTRADIÇÕES E OS AVANÇOS POSSÍVEIS NA REALIDADE CEARENSE.  The article discusses the complex scenario of financing higher education and researches the affirmative policies of Brazilian student finance. Thus, a study aims to analyze the phenomenon of the commercialization of Brazilian Higher Education, through affirmative policies: FIES and PROUNI. The study initially presents a brief historical review, of the relationship between education as a right / commodity and a field research, with a case study carried with students, students of Social Service of private HEI, located in the central brackland of Ceará, city of Icó, who accessed Higher Education through FIES and PROUNI. After analyzing the content of the interviews, we recognize the impact of such policies in a market context with a strong privatization process in Brazilian higher education, central brackland of CearáAo discutir o cenário do financiamento da educação superior no Brasil, o presente artigo recorre a leituras intrigantes às chamadas políticas afirmativas de financiamento do ensino superior. Com o objetivo de analisar o fenômeno da mercantilização do Ensino Superior Brasileiro no contexto de políticas afirmativas, nomeadamente, o Fundo de Financiamento Estudantil - FIES e Programa Universidade para Todos - PROUNI. Para tanto, o estudo apresenta inicialmente um breve resgate histórico da relação da educação como direito e as tentativas de utilizá-la como mercadoria. Em seguida, o trabalho se vale de uma pesquisa de campo qualitativa, a partir do estudo de caso desenvolvido com alunos do Serviço Social, matriculados em uma IES privada localizada no município de Icó, Sertão central do Ceará. Foi desenvolvido uma análise de conteúdo , com base nos dados das entrevistas, em que observou-se o forte impacto de tais políticas no âmbito mercadológico chamando atenção ao forte caráter de privatização estabelecido ao ensino superior brasileiro no sertão central do Ceará.Faculdade de Educação (UFG)2020-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/6277310.5216/ia.v45i2.62773Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 317-334Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 317-334Revista Inter-Ação; v. 45 n. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 317-3341981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62773/35518Copyright (c) 2020 karineps souza, Nayana Lima Santos , Rafael dos Santos da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Karine Pinheiro deSantos , Nayana LimaSilva, Rafael dos Santos da2021-03-04T19:07:24Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/62773Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:57.394935Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AS CONTRADIÇÕES E OS AVANÇOS POSSÍVEIS NA REALIDADE CEARENSE.
title A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AS CONTRADIÇÕES E OS AVANÇOS POSSÍVEIS NA REALIDADE CEARENSE.
spellingShingle A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AS CONTRADIÇÕES E OS AVANÇOS POSSÍVEIS NA REALIDADE CEARENSE.
Souza, Karine Pinheiro de
title_short A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AS CONTRADIÇÕES E OS AVANÇOS POSSÍVEIS NA REALIDADE CEARENSE.
title_full A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AS CONTRADIÇÕES E OS AVANÇOS POSSÍVEIS NA REALIDADE CEARENSE.
title_fullStr A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AS CONTRADIÇÕES E OS AVANÇOS POSSÍVEIS NA REALIDADE CEARENSE.
title_full_unstemmed A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AS CONTRADIÇÕES E OS AVANÇOS POSSÍVEIS NA REALIDADE CEARENSE.
title_sort A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AS CONTRADIÇÕES E OS AVANÇOS POSSÍVEIS NA REALIDADE CEARENSE.
author Souza, Karine Pinheiro de
author_facet Souza, Karine Pinheiro de
Santos , Nayana Lima
Silva, Rafael dos Santos da
author_role author
author2 Santos , Nayana Lima
Silva, Rafael dos Santos da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Karine Pinheiro de
Santos , Nayana Lima
Silva, Rafael dos Santos da
description   The article discusses the complex scenario of financing higher education and researches the affirmative policies of Brazilian student finance. Thus, a study aims to analyze the phenomenon of the commercialization of Brazilian Higher Education, through affirmative policies: FIES and PROUNI. The study initially presents a brief historical review, of the relationship between education as a right / commodity and a field research, with a case study carried with students, students of Social Service of private HEI, located in the central brackland of Ceará, city of Icó, who accessed Higher Education through FIES and PROUNI. After analyzing the content of the interviews, we recognize the impact of such policies in a market context with a strong privatization process in Brazilian higher education, central brackland of Ceará
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62773
10.5216/ia.v45i2.62773
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62773
identifier_str_mv 10.5216/ia.v45i2.62773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62773/35518
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 karineps souza, Nayana Lima Santos , Rafael dos Santos da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 karineps souza, Nayana Lima Santos , Rafael dos Santos da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 45 No. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 317-334
Revista Inter Ação; Vol. 45 Núm. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 317-334
Revista Inter-Ação; v. 45 n. 2 (2020): O Financiamento da Educação no Brasil pós golpe de 2016; 317-334
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874764086444032