REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1598 |
Resumo: | A construção de conceitos dá-se em função das características assimilativas das estruturas mentais que o indivíduo constrói no decorrer da vida. Estruturas capazes de assimilar conceitos unicamente através de sua expressão verbal somente se constroem, segundo Piaget, no estágio das operações formais, que começaria, aproximadamente, aos 11 anos de idade. No entanto, a escola tenta transmiti-los já nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, utilizando como meio privilegiado de sua transmissão a linguagem, o que faz com que os signos sejam assimilados, de forma concreta, no lugar do concreto a que se referem, conforme ficou evidenciado, entre escolares de 1o grau do município de Goiânia, em estudo realizado sobre a aprendizagem dos conceitos relativos ao sistema decimal de numeração. |
id |
UFG-3_faa0343af715fe0b055ebb0497f50868 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1598 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETAA construção de conceitos dá-se em função das características assimilativas das estruturas mentais que o indivíduo constrói no decorrer da vida. Estruturas capazes de assimilar conceitos unicamente através de sua expressão verbal somente se constroem, segundo Piaget, no estágio das operações formais, que começaria, aproximadamente, aos 11 anos de idade. No entanto, a escola tenta transmiti-los já nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, utilizando como meio privilegiado de sua transmissão a linguagem, o que faz com que os signos sejam assimilados, de forma concreta, no lugar do concreto a que se referem, conforme ficou evidenciado, entre escolares de 1o grau do município de Goiânia, em estudo realizado sobre a aprendizagem dos conceitos relativos ao sistema decimal de numeração.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/159810.5216/ia.v26i2.1598Journal Inter-Ação; Vol. 26 No. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 17-36Revista Inter Ação; Vol. 26 Núm. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 17-36Revista Inter-Ação; v. 26 n. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 17-361981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1598/1562Loureiro, Marcos Corrêa Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-12T19:09:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1598Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:19.560515Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA |
title |
REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA Loureiro, Marcos Corrêa Corrêa |
title_short |
REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA |
title_full |
REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA |
title_sort |
REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA |
author |
Loureiro, Marcos Corrêa Corrêa |
author_facet |
Loureiro, Marcos Corrêa Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Marcos Corrêa Corrêa |
description |
A construção de conceitos dá-se em função das características assimilativas das estruturas mentais que o indivíduo constrói no decorrer da vida. Estruturas capazes de assimilar conceitos unicamente através de sua expressão verbal somente se constroem, segundo Piaget, no estágio das operações formais, que começaria, aproximadamente, aos 11 anos de idade. No entanto, a escola tenta transmiti-los já nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, utilizando como meio privilegiado de sua transmissão a linguagem, o que faz com que os signos sejam assimilados, de forma concreta, no lugar do concreto a que se referem, conforme ficou evidenciado, entre escolares de 1o grau do município de Goiânia, em estudo realizado sobre a aprendizagem dos conceitos relativos ao sistema decimal de numeração. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1598 10.5216/ia.v26i2.1598 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1598 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v26i2.1598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1598/1562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 26 No. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 17-36 Revista Inter Ação; Vol. 26 Núm. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 17-36 Revista Inter-Ação; v. 26 n. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 17-36 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874761452421120 |