REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Marcos Corrêa Corrêa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1598
Resumo: A construção de conceitos dá-se em função das características assimilativas das estruturas mentais que o indivíduo constrói no decorrer da vida. Estruturas capazes de assimilar conceitos unicamente através de sua expressão verbal somente se constroem, segundo Piaget, no estágio das operações formais, que começaria, aproximadamente, aos 11 anos de idade. No entanto, a escola tenta transmiti-los já nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, utilizando como meio privilegiado de sua transmissão a linguagem, o que faz com que os signos sejam assimilados, de forma concreta, no lugar do concreto a que se referem, conforme ficou evidenciado, entre escolares de 1o grau do município de Goiânia, em estudo realizado sobre a aprendizagem dos conceitos relativos ao sistema decimal de numeração.
id UFG-3_faa0343af715fe0b055ebb0497f50868
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/1598
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETAA construção de conceitos dá-se em função das características assimilativas das estruturas mentais que o indivíduo constrói no decorrer da vida. Estruturas capazes de assimilar conceitos unicamente através de sua expressão verbal somente se constroem, segundo Piaget, no estágio das operações formais, que começaria, aproximadamente, aos 11 anos de idade. No entanto, a escola tenta transmiti-los já nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, utilizando como meio privilegiado de sua transmissão a linguagem, o que faz com que os signos sejam assimilados, de forma concreta, no lugar do concreto a que se referem, conforme ficou evidenciado, entre escolares de 1o grau do município de Goiânia, em estudo realizado sobre a aprendizagem dos conceitos relativos ao sistema decimal de numeração.Faculdade de Educação (UFG)2007-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/159810.5216/ia.v26i2.1598Journal Inter-Ação; Vol. 26 No. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 17-36Revista Inter Ação; Vol. 26 Núm. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 17-36Revista Inter-Ação; v. 26 n. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 17-361981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1598/1562Loureiro, Marcos Corrêa Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-12T19:09:14Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/1598Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:19.560515Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA
title REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA
spellingShingle REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA
Loureiro, Marcos Corrêa Corrêa
title_short REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA
title_full REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA
title_fullStr REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA
title_sort REPRESENTAÇÃO X REALIDADE: A ASSIMILAÇÃO DO SIGNO EM LUGAR DA REALIDADE CONCRETA
author Loureiro, Marcos Corrêa Corrêa
author_facet Loureiro, Marcos Corrêa Corrêa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Marcos Corrêa Corrêa
description A construção de conceitos dá-se em função das características assimilativas das estruturas mentais que o indivíduo constrói no decorrer da vida. Estruturas capazes de assimilar conceitos unicamente através de sua expressão verbal somente se constroem, segundo Piaget, no estágio das operações formais, que começaria, aproximadamente, aos 11 anos de idade. No entanto, a escola tenta transmiti-los já nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, utilizando como meio privilegiado de sua transmissão a linguagem, o que faz com que os signos sejam assimilados, de forma concreta, no lugar do concreto a que se referem, conforme ficou evidenciado, entre escolares de 1o grau do município de Goiânia, em estudo realizado sobre a aprendizagem dos conceitos relativos ao sistema decimal de numeração.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1598
10.5216/ia.v26i2.1598
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1598
identifier_str_mv 10.5216/ia.v26i2.1598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1598/1562
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 26 No. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 17-36
Revista Inter Ação; Vol. 26 Núm. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 17-36
Revista Inter-Ação; v. 26 n. 2 (2001): Processos de aprendizagem e formação de conceitos; 17-36
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874761452421120