EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO CURRICULAR NO CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Guilherme Carvalho Franco da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Campos, Túlio, Freitas, Amanda Fonseca Soares, Albanez, Nayara Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38682
Resumo: Com a adoção do tempo integral no CP, o PST assumiu um lugar na organização do currículo escolar, sendo incorporado como componente curricular obrigatório no ensino fundamental. Desde 2015, as propostas pedagógicas de Educação Física (EF) e do PST estão intimamente articuladas, ambas inspiradas na perspectiva da Cultura Corporal (CC), e sistematizadas em quatro tempos de ensino-aprendizagem. Nesses tempos, as dimensões do conhecimento da CC (saber-fazer, saber-sobre e apreciação) são construídas em três níveis: a) introdução à diversidade de manifestações e sentidos da CC (jogos e brincadeiras, lutas, danças, ginásticas, atividades de aventura, esportes); b) aprofundamento em algumas manifestações da CC e c) especialização em uma manifestação da CC.
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