A AÇÃO DO PODER PÚBLICO EM EDUCAÇÃO FRENTE A EXPANSÃO TERRITORIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Rui Anderson Costa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gonzalez, Miguél León, Koga, Dirce Harue Ueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
DOI: 10.5216/rpp.v14i2.11370
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/11370
Resumo: Desde o início da era industrial na Europa, a procura pelo lugar estratégico para se estabelecer como cidadão nos grandes centros urbanos é uma constante, porém é fato a inviabilidade de moradia e acesso aos recursos necessários em locais de centralidade nos grandes municípios sem que haja muitos investimentos, situação esta, distante para a maioria da população. Com o fenômeno da periferização, o Estado se viu na obrigatoriedade de fornecer meios para a manutenção mínima de sobrevivência do indivíduo, sendo a educação uma destas necessidades básicas do ser humano. Através de revisão de literatura sobre território e educação, este trabalho buscou contextualizar a ação do poder público (Estado de São Paulo) na área da educação frente ao processo de crescimento territorial em sentido à periferia, não discutindo as ideias de qualidade do ensino, mas o trabalho realizado em prol da universalização da educação básica através do estabelecimento de escolas em locais cada vez mais distantes.
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