Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Valéria Rieger
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva, Junior Vagner Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54448
Resumo: A prática de atividade física se configura como importante fator para a redução das Doenças Crônicas não Transmissíveis, porém dados evidenciam que parte considerável da população brasileira se encontra fisicamente inativa. A adesão ao estilo de vida pautado no baixo envolvimento com atividades físicas pode estar relacionada a diferentes fatores que agem como barreiras (ambientais, sociais, físicas e comportamentais). O objetivo foi analisar os fatores limitadores e impeditivos (barreiras) à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura sistemática, com abordagem qualitativa, do tipo longitudinal. Foram realizadas buscas nas bases do Lilacs, Scielo, PubMed, MedLine e Google acadêmico, com delimitação do período (2005-2018), estratificando os resultados por faixa etária (adolescentes, adultos e idosos). Entre os adolescentes as principais barreiras identificadas foram o clima inadequado, a falta de companhia, as limitações físicas e a falta de interesse em praticar; entre os adultos o clima inadequado, a falta de companhia, o cansaço físico e falta de interesse em praticar; e entre os idosos o ambiente insuficientemente seguro, a falta de companhia, as limitações físicas e o medo de se lesionar.
id UFG-4_0908cee940e903ddebc033d0b863ca14
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54448
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileirosBarreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileirosBarreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros: revisão sistematizadalazereducação físicaA prática de atividade física se configura como importante fator para a redução das Doenças Crônicas não Transmissíveis, porém dados evidenciam que parte considerável da população brasileira se encontra fisicamente inativa. A adesão ao estilo de vida pautado no baixo envolvimento com atividades físicas pode estar relacionada a diferentes fatores que agem como barreiras (ambientais, sociais, físicas e comportamentais). O objetivo foi analisar os fatores limitadores e impeditivos (barreiras) à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura sistemática, com abordagem qualitativa, do tipo longitudinal. Foram realizadas buscas nas bases do Lilacs, Scielo, PubMed, MedLine e Google acadêmico, com delimitação do período (2005-2018), estratificando os resultados por faixa etária (adolescentes, adultos e idosos). Entre os adolescentes as principais barreiras identificadas foram o clima inadequado, a falta de companhia, as limitações físicas e a falta de interesse em praticar; entre os adultos o clima inadequado, a falta de companhia, o cansaço físico e falta de interesse em praticar; e entre os idosos o ambiente insuficientemente seguro, a falta de companhia, as limitações físicas e o medo de se lesionar.Universidade Federal de Goiás2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5444810.5216/rpp.v22.54448Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54448/33886Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Valéria Riegerda Silva, Junior Vagner Pereira2020-02-28T14:35:19Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54448Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:26.257509Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros
Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros
Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros: revisão sistematizada
title Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros
spellingShingle Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros
Vieira, Valéria Rieger
lazer
educação física
title_short Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros
title_full Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros
title_fullStr Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros
title_full_unstemmed Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros
title_sort Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros
author Vieira, Valéria Rieger
author_facet Vieira, Valéria Rieger
da Silva, Junior Vagner Pereira
author_role author
author2 da Silva, Junior Vagner Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Valéria Rieger
da Silva, Junior Vagner Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv lazer
educação física
topic lazer
educação física
description A prática de atividade física se configura como importante fator para a redução das Doenças Crônicas não Transmissíveis, porém dados evidenciam que parte considerável da população brasileira se encontra fisicamente inativa. A adesão ao estilo de vida pautado no baixo envolvimento com atividades físicas pode estar relacionada a diferentes fatores que agem como barreiras (ambientais, sociais, físicas e comportamentais). O objetivo foi analisar os fatores limitadores e impeditivos (barreiras) à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura sistemática, com abordagem qualitativa, do tipo longitudinal. Foram realizadas buscas nas bases do Lilacs, Scielo, PubMed, MedLine e Google acadêmico, com delimitação do período (2005-2018), estratificando os resultados por faixa etária (adolescentes, adultos e idosos). Entre os adolescentes as principais barreiras identificadas foram o clima inadequado, a falta de companhia, as limitações físicas e a falta de interesse em praticar; entre os adultos o clima inadequado, a falta de companhia, o cansaço físico e falta de interesse em praticar; e entre os idosos o ambiente insuficientemente seguro, a falta de companhia, as limitações físicas e o medo de se lesionar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54448
10.5216/rpp.v22.54448
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54448
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.54448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54448/33886
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859234230272