MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lotti, Alessandro Demel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Rogerio Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35063
Resumo: O objetivo é apresentar um modelo para o ensino da natação compromissado com uma perspectiva mais aberta de aprendizagem. Para tanto, nos embasamos nas contribuições oriundas de Jocimar Daolio e Raymond Catteau e Gérard Garoff. Nessa perspectiva, apresentamos um Modelo Pendular para o ensino da natação. Compreendemos que as contribuições desse modelo dizem respeito à: melhor atenção às singularidades das pessoas e ênfase tardia na dimensão das técnicas específicas de nado, favorecendo uma experimentação menos rígida no início do processo de aprendizagem. Concluímos que tal modelo permite idealizarmos um processo de ensino da natação mais aberto e coerente com a protagonização dos sujeitos na aprendizagem esportiva, sendo relevante para a área da pedagogia do esporte.
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