MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35063 |
Resumo: | O objetivo é apresentar um modelo para o ensino da natação compromissado com uma perspectiva mais aberta de aprendizagem. Para tanto, nos embasamos nas contribuições oriundas de Jocimar Daolio e Raymond Catteau e Gérard Garoff. Nessa perspectiva, apresentamos um Modelo Pendular para o ensino da natação. Compreendemos que as contribuições desse modelo dizem respeito à: melhor atenção às singularidades das pessoas e ênfase tardia na dimensão das técnicas específicas de nado, favorecendo uma experimentação menos rígida no início do processo de aprendizagem. Concluímos que tal modelo permite idealizarmos um processo de ensino da natação mais aberto e coerente com a protagonização dos sujeitos na aprendizagem esportiva, sendo relevante para a área da pedagogia do esporte. |
id |
UFG-4_1af3ac8c5ea2d81aa2a23759bbf9aebc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/35063 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃONataçãoEnsinoEducação FísicaO objetivo é apresentar um modelo para o ensino da natação compromissado com uma perspectiva mais aberta de aprendizagem. Para tanto, nos embasamos nas contribuições oriundas de Jocimar Daolio e Raymond Catteau e Gérard Garoff. Nessa perspectiva, apresentamos um Modelo Pendular para o ensino da natação. Compreendemos que as contribuições desse modelo dizem respeito à: melhor atenção às singularidades das pessoas e ênfase tardia na dimensão das técnicas específicas de nado, favorecendo uma experimentação menos rígida no início do processo de aprendizagem. Concluímos que tal modelo permite idealizarmos um processo de ensino da natação mais aberto e coerente com a protagonização dos sujeitos na aprendizagem esportiva, sendo relevante para a área da pedagogia do esporte.Universidade Federal de Goiás2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/35063Pensar a Prática; Vol. 19 No. 3 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 3 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/35063/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLotti, Alessandro DemelOliveira, Rogerio Cruz2017-07-28T19:26:57Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/35063Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:06.032374Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃO |
title |
MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃO |
spellingShingle |
MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃO Lotti, Alessandro Demel Natação Ensino Educação Física |
title_short |
MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃO |
title_full |
MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃO |
title_fullStr |
MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃO |
title_full_unstemmed |
MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃO |
title_sort |
MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃO |
author |
Lotti, Alessandro Demel |
author_facet |
Lotti, Alessandro Demel Oliveira, Rogerio Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Rogerio Cruz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lotti, Alessandro Demel Oliveira, Rogerio Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natação Ensino Educação Física |
topic |
Natação Ensino Educação Física |
description |
O objetivo é apresentar um modelo para o ensino da natação compromissado com uma perspectiva mais aberta de aprendizagem. Para tanto, nos embasamos nas contribuições oriundas de Jocimar Daolio e Raymond Catteau e Gérard Garoff. Nessa perspectiva, apresentamos um Modelo Pendular para o ensino da natação. Compreendemos que as contribuições desse modelo dizem respeito à: melhor atenção às singularidades das pessoas e ênfase tardia na dimensão das técnicas específicas de nado, favorecendo uma experimentação menos rígida no início do processo de aprendizagem. Concluímos que tal modelo permite idealizarmos um processo de ensino da natação mais aberto e coerente com a protagonização dos sujeitos na aprendizagem esportiva, sendo relevante para a área da pedagogia do esporte. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35063 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35063/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 19 No. 3 (2016) Pensar a Prática; v. 19 n. 3 (2016) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857978036224 |