EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Fernanda Cruvinel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lazzarotti Filho, Ari, Inácio, Humberto Luís de Deus, Húngaro, Edson Marcelo, Mascarenhas, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26072
Resumo: Este artigo trata-se de um estudo exploratório que propõe um mapeamento da oferta de cursos de Educação Física através da Educação a Distância, buscando identificar as tendências e nuances desta modalidade de formação como estratégia de expansão do ensino superior. Como resultados foram mapeados (28) cursos de Educação Física a distância, sendo (24) por Instituições públicas e gratuitas através do Sistema UAB e (4) por outras Instituições. No entanto a quantidade de vagas disponibilizadas por estas outras instituições chega a quase 50% das matrículas. Compreendemos que há necessidade de estudos aprofundados sobre o processo de ensino e aprendizagem nesta modalidade, o que demanda a incorporação do tema da formação profissional a distância na agenda de pesquisa da área.
id UFG-4_275689e6691eb8aa83989906fac3fb4a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26072
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAEducação Física e treinamentoEducação a DistânciaPolítica de Educação Superior.Educação a distânciaEste artigo trata-se de um estudo exploratório que propõe um mapeamento da oferta de cursos de Educação Física através da Educação a Distância, buscando identificar as tendências e nuances desta modalidade de formação como estratégia de expansão do ensino superior. Como resultados foram mapeados (28) cursos de Educação Física a distância, sendo (24) por Instituições públicas e gratuitas através do Sistema UAB e (4) por outras Instituições. No entanto a quantidade de vagas disponibilizadas por estas outras instituições chega a quase 50% das matrículas. Compreendemos que há necessidade de estudos aprofundados sobre o processo de ensino e aprendizagem nesta modalidade, o que demanda a incorporação do tema da formação profissional a distância na agenda de pesquisa da área.Universidade Federal de Goiás2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quanti-qualitativa; Estudo exploratório;application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2607210.5216/rpp.v16i4.26072Pensar a Prática; Vol. 16 No. 4 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 4 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/26072/15692Pimentel, Fernanda CruvinelLazzarotti Filho, AriInácio, Humberto Luís de DeusHúngaro, Edson MarceloMascarenhas, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:25:27Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26072Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:57.311832Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Pimentel, Fernanda Cruvinel
Educação Física e treinamento
Educação a Distância
Política de Educação Superior.
Educação a distância
title_short EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Pimentel, Fernanda Cruvinel
author_facet Pimentel, Fernanda Cruvinel
Lazzarotti Filho, Ari
Inácio, Humberto Luís de Deus
Húngaro, Edson Marcelo
Mascarenhas, Fernando
author_role author
author2 Lazzarotti Filho, Ari
Inácio, Humberto Luís de Deus
Húngaro, Edson Marcelo
Mascarenhas, Fernando
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Fernanda Cruvinel
Lazzarotti Filho, Ari
Inácio, Humberto Luís de Deus
Húngaro, Edson Marcelo
Mascarenhas, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física e treinamento
Educação a Distância
Política de Educação Superior.
Educação a distância
topic Educação Física e treinamento
Educação a Distância
Política de Educação Superior.
Educação a distância
description Este artigo trata-se de um estudo exploratório que propõe um mapeamento da oferta de cursos de Educação Física através da Educação a Distância, buscando identificar as tendências e nuances desta modalidade de formação como estratégia de expansão do ensino superior. Como resultados foram mapeados (28) cursos de Educação Física a distância, sendo (24) por Instituições públicas e gratuitas através do Sistema UAB e (4) por outras Instituições. No entanto a quantidade de vagas disponibilizadas por estas outras instituições chega a quase 50% das matrículas. Compreendemos que há necessidade de estudos aprofundados sobre o processo de ensino e aprendizagem nesta modalidade, o que demanda a incorporação do tema da formação profissional a distância na agenda de pesquisa da área.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Quanti-qualitativa; Estudo exploratório;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26072
10.5216/rpp.v16i4.26072
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26072
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v16i4.26072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26072/15692
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 16 No. 4 (2013)
Pensar a Prática; v. 16 n. 4 (2013)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857506177024