EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26072 |
Resumo: | Este artigo trata-se de um estudo exploratório que propõe um mapeamento da oferta de cursos de Educação Física através da Educação a Distância, buscando identificar as tendências e nuances desta modalidade de formação como estratégia de expansão do ensino superior. Como resultados foram mapeados (28) cursos de Educação Física a distância, sendo (24) por Instituições públicas e gratuitas através do Sistema UAB e (4) por outras Instituições. No entanto a quantidade de vagas disponibilizadas por estas outras instituições chega a quase 50% das matrículas. Compreendemos que há necessidade de estudos aprofundados sobre o processo de ensino e aprendizagem nesta modalidade, o que demanda a incorporação do tema da formação profissional a distância na agenda de pesquisa da área. |
id |
UFG-4_275689e6691eb8aa83989906fac3fb4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26072 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAEducação Física e treinamentoEducação a DistânciaPolítica de Educação Superior.Educação a distânciaEste artigo trata-se de um estudo exploratório que propõe um mapeamento da oferta de cursos de Educação Física através da Educação a Distância, buscando identificar as tendências e nuances desta modalidade de formação como estratégia de expansão do ensino superior. Como resultados foram mapeados (28) cursos de Educação Física a distância, sendo (24) por Instituições públicas e gratuitas através do Sistema UAB e (4) por outras Instituições. No entanto a quantidade de vagas disponibilizadas por estas outras instituições chega a quase 50% das matrículas. Compreendemos que há necessidade de estudos aprofundados sobre o processo de ensino e aprendizagem nesta modalidade, o que demanda a incorporação do tema da formação profissional a distância na agenda de pesquisa da área.Universidade Federal de Goiás2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quanti-qualitativa; Estudo exploratório;application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2607210.5216/rpp.v16i4.26072Pensar a Prática; Vol. 16 No. 4 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 4 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/26072/15692Pimentel, Fernanda CruvinelLazzarotti Filho, AriInácio, Humberto Luís de DeusHúngaro, Edson MarceloMascarenhas, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:25:27Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26072Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:57.311832Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Pimentel, Fernanda Cruvinel Educação Física e treinamento Educação a Distância Política de Educação Superior. Educação a distância |
title_short |
EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Pimentel, Fernanda Cruvinel |
author_facet |
Pimentel, Fernanda Cruvinel Lazzarotti Filho, Ari Inácio, Humberto Luís de Deus Húngaro, Edson Marcelo Mascarenhas, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Lazzarotti Filho, Ari Inácio, Humberto Luís de Deus Húngaro, Edson Marcelo Mascarenhas, Fernando |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Fernanda Cruvinel Lazzarotti Filho, Ari Inácio, Humberto Luís de Deus Húngaro, Edson Marcelo Mascarenhas, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física e treinamento Educação a Distância Política de Educação Superior. Educação a distância |
topic |
Educação Física e treinamento Educação a Distância Política de Educação Superior. Educação a distância |
description |
Este artigo trata-se de um estudo exploratório que propõe um mapeamento da oferta de cursos de Educação Física através da Educação a Distância, buscando identificar as tendências e nuances desta modalidade de formação como estratégia de expansão do ensino superior. Como resultados foram mapeados (28) cursos de Educação Física a distância, sendo (24) por Instituições públicas e gratuitas através do Sistema UAB e (4) por outras Instituições. No entanto a quantidade de vagas disponibilizadas por estas outras instituições chega a quase 50% das matrículas. Compreendemos que há necessidade de estudos aprofundados sobre o processo de ensino e aprendizagem nesta modalidade, o que demanda a incorporação do tema da formação profissional a distância na agenda de pesquisa da área. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Quanti-qualitativa; Estudo exploratório; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26072 10.5216/rpp.v16i4.26072 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26072 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v16i4.26072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26072/15692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 16 No. 4 (2013) Pensar a Prática; v. 16 n. 4 (2013) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857506177024 |