O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krahenbühl, Tathyane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leonardo, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46714
Resumo: O ensino da marcação individual no handebol é crescente na iniciação da modalidade, devido às adaptações das regras para as categorias de base, com o objetivo de favorecer o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos iniciantes. O embasamento para essa forma de ensinar o handebol parte da percepção dos diferentes níveis de compreensão do jogo, iniciando pela fase anárquica, passando pelas fases da descentralização e estruturação do jogo. Assim, observamos que há diversos fundamentos defensivos que podem ser desenvolvidos pelo jogador na marcação individual, e que o sistema defensivo individual pode ser estrategicamente elaborado em relação ao entendimento e do nível de percepção dos jogadores, e de acordo com as estratégias e especificidades desse sistema.
id UFG-4_409193b10d08dd239e24ae5f33cb62b0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/46714
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVAEsporteEnsinoPedagogia do Esporte.Iniciação EsportivaCompetiçõesHandebol.O ensino da marcação individual no handebol é crescente na iniciação da modalidade, devido às adaptações das regras para as categorias de base, com o objetivo de favorecer o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos iniciantes. O embasamento para essa forma de ensinar o handebol parte da percepção dos diferentes níveis de compreensão do jogo, iniciando pela fase anárquica, passando pelas fases da descentralização e estruturação do jogo. Assim, observamos que há diversos fundamentos defensivos que podem ser desenvolvidos pelo jogador na marcação individual, e que o sistema defensivo individual pode ser estrategicamente elaborado em relação ao entendimento e do nível de percepção dos jogadores, e de acordo com as estratégias e especificidades desse sistema.Universidade Federal de Goiás2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Revisão de Literaturaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4671410.5216/rpp.v21i1.46714Pensar a Prática; Vol. 21 No. 1 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 1 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/46714/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKrahenbühl, TathyaneLeonardo, Lucas2018-04-07T02:06:44Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/46714Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:18.700520Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA
title O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA
spellingShingle O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA
Krahenbühl, Tathyane
Esporte
Ensino
Pedagogia do Esporte.
Iniciação Esportiva
Competições
Handebol.
title_short O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA
title_full O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA
title_fullStr O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA
title_full_unstemmed O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA
title_sort O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA
author Krahenbühl, Tathyane
author_facet Krahenbühl, Tathyane
Leonardo, Lucas
author_role author
author2 Leonardo, Lucas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krahenbühl, Tathyane
Leonardo, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte
Ensino
Pedagogia do Esporte.
Iniciação Esportiva
Competições
Handebol.
topic Esporte
Ensino
Pedagogia do Esporte.
Iniciação Esportiva
Competições
Handebol.
description O ensino da marcação individual no handebol é crescente na iniciação da modalidade, devido às adaptações das regras para as categorias de base, com o objetivo de favorecer o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos iniciantes. O embasamento para essa forma de ensinar o handebol parte da percepção dos diferentes níveis de compreensão do jogo, iniciando pela fase anárquica, passando pelas fases da descentralização e estruturação do jogo. Assim, observamos que há diversos fundamentos defensivos que podem ser desenvolvidos pelo jogador na marcação individual, e que o sistema defensivo individual pode ser estrategicamente elaborado em relação ao entendimento e do nível de percepção dos jogadores, e de acordo com as estratégias e especificidades desse sistema.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46714
10.5216/rpp.v21i1.46714
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46714
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v21i1.46714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46714/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 21 No. 1 (2018)
Pensar a Prática; v. 21 n. 1 (2018)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858807459840