O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46714 |
Resumo: | O ensino da marcação individual no handebol é crescente na iniciação da modalidade, devido às adaptações das regras para as categorias de base, com o objetivo de favorecer o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos iniciantes. O embasamento para essa forma de ensinar o handebol parte da percepção dos diferentes níveis de compreensão do jogo, iniciando pela fase anárquica, passando pelas fases da descentralização e estruturação do jogo. Assim, observamos que há diversos fundamentos defensivos que podem ser desenvolvidos pelo jogador na marcação individual, e que o sistema defensivo individual pode ser estrategicamente elaborado em relação ao entendimento e do nível de percepção dos jogadores, e de acordo com as estratégias e especificidades desse sistema. |
id |
UFG-4_409193b10d08dd239e24ae5f33cb62b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/46714 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVAEsporteEnsinoPedagogia do Esporte.Iniciação EsportivaCompetiçõesHandebol.O ensino da marcação individual no handebol é crescente na iniciação da modalidade, devido às adaptações das regras para as categorias de base, com o objetivo de favorecer o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos iniciantes. O embasamento para essa forma de ensinar o handebol parte da percepção dos diferentes níveis de compreensão do jogo, iniciando pela fase anárquica, passando pelas fases da descentralização e estruturação do jogo. Assim, observamos que há diversos fundamentos defensivos que podem ser desenvolvidos pelo jogador na marcação individual, e que o sistema defensivo individual pode ser estrategicamente elaborado em relação ao entendimento e do nível de percepção dos jogadores, e de acordo com as estratégias e especificidades desse sistema.Universidade Federal de Goiás2018-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Revisão de Literaturaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4671410.5216/rpp.v21i1.46714Pensar a Prática; Vol. 21 No. 1 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 1 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/46714/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKrahenbühl, TathyaneLeonardo, Lucas2018-04-07T02:06:44Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/46714Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:18.700520Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA |
title |
O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA |
spellingShingle |
O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA Krahenbühl, Tathyane Esporte Ensino Pedagogia do Esporte. Iniciação Esportiva Competições Handebol. |
title_short |
O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA |
title_full |
O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA |
title_fullStr |
O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA |
title_sort |
O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA |
author |
Krahenbühl, Tathyane |
author_facet |
Krahenbühl, Tathyane Leonardo, Lucas |
author_role |
author |
author2 |
Leonardo, Lucas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krahenbühl, Tathyane Leonardo, Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esporte Ensino Pedagogia do Esporte. Iniciação Esportiva Competições Handebol. |
topic |
Esporte Ensino Pedagogia do Esporte. Iniciação Esportiva Competições Handebol. |
description |
O ensino da marcação individual no handebol é crescente na iniciação da modalidade, devido às adaptações das regras para as categorias de base, com o objetivo de favorecer o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos iniciantes. O embasamento para essa forma de ensinar o handebol parte da percepção dos diferentes níveis de compreensão do jogo, iniciando pela fase anárquica, passando pelas fases da descentralização e estruturação do jogo. Assim, observamos que há diversos fundamentos defensivos que podem ser desenvolvidos pelo jogador na marcação individual, e que o sistema defensivo individual pode ser estrategicamente elaborado em relação ao entendimento e do nível de percepção dos jogadores, e de acordo com as estratégias e especificidades desse sistema. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46714 10.5216/rpp.v21i1.46714 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46714 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i1.46714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46714/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 1 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 1 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858807459840 |