"E aí? Como vai a escola?": uma revisão sistemática sobre o papel da formação esportiva no processo de escolarização de atletas adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54863 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi identificar se a formação esportiva tem impacto sobre a escolarização de atletas adolescentes que cursam a educação básica, através de uma revisão sistemática. Para a busca foram utilizadas as bases de dados Eric (Pro Quest), Lilacs, Scielo, Scopus, Sportdiscus e Web of Science. Foram incluídos artigos originais publicados nos últimos 20 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Artigos que discutem populações específicas foram excluídos. Foram encontrados 298 estudos, e após o processo previsto pelo fluxograma prisma, restaram 8 artigos para fundamentar a discussão. A escola é compreendida como fundamental por mobilizar estratégias para a permanência dos atletas na instituição, pais e professores também possuem responsabilidade no processo. |
id |
UFG-4_4191f06f6c0515d8446d9ba134124c7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54863 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"E aí? Como vai a escola?": uma revisão sistemática sobre o papel da formação esportiva no processo de escolarização de atletas adolescentesAtletasAdolescentesFormação esportivaEscolarização.O objetivo do estudo foi identificar se a formação esportiva tem impacto sobre a escolarização de atletas adolescentes que cursam a educação básica, através de uma revisão sistemática. Para a busca foram utilizadas as bases de dados Eric (Pro Quest), Lilacs, Scielo, Scopus, Sportdiscus e Web of Science. Foram incluídos artigos originais publicados nos últimos 20 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Artigos que discutem populações específicas foram excluídos. Foram encontrados 298 estudos, e após o processo previsto pelo fluxograma prisma, restaram 8 artigos para fundamentar a discussão. A escola é compreendida como fundamental por mobilizar estratégias para a permanência dos atletas na instituição, pais e professores também possuem responsabilidade no processo. Universidade Federal de Goiás2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresRevisão sistemáticaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5486310.5216/rpp.v22.54863Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54863/33918Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRastelli, GiovanaBandeira, Alexsandra da Silva2020-02-28T14:37:04Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54863Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:27.532540Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
"E aí? Como vai a escola?": uma revisão sistemática sobre o papel da formação esportiva no processo de escolarização de atletas adolescentes |
title |
"E aí? Como vai a escola?": uma revisão sistemática sobre o papel da formação esportiva no processo de escolarização de atletas adolescentes |
spellingShingle |
"E aí? Como vai a escola?": uma revisão sistemática sobre o papel da formação esportiva no processo de escolarização de atletas adolescentes Rastelli, Giovana Atletas Adolescentes Formação esportiva Escolarização. |
title_short |
"E aí? Como vai a escola?": uma revisão sistemática sobre o papel da formação esportiva no processo de escolarização de atletas adolescentes |
title_full |
"E aí? Como vai a escola?": uma revisão sistemática sobre o papel da formação esportiva no processo de escolarização de atletas adolescentes |
title_fullStr |
"E aí? Como vai a escola?": uma revisão sistemática sobre o papel da formação esportiva no processo de escolarização de atletas adolescentes |
title_full_unstemmed |
"E aí? Como vai a escola?": uma revisão sistemática sobre o papel da formação esportiva no processo de escolarização de atletas adolescentes |
title_sort |
"E aí? Como vai a escola?": uma revisão sistemática sobre o papel da formação esportiva no processo de escolarização de atletas adolescentes |
author |
Rastelli, Giovana |
author_facet |
Rastelli, Giovana Bandeira, Alexsandra da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Bandeira, Alexsandra da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rastelli, Giovana Bandeira, Alexsandra da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atletas Adolescentes Formação esportiva Escolarização. |
topic |
Atletas Adolescentes Formação esportiva Escolarização. |
description |
O objetivo do estudo foi identificar se a formação esportiva tem impacto sobre a escolarização de atletas adolescentes que cursam a educação básica, através de uma revisão sistemática. Para a busca foram utilizadas as bases de dados Eric (Pro Quest), Lilacs, Scielo, Scopus, Sportdiscus e Web of Science. Foram incluídos artigos originais publicados nos últimos 20 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Artigos que discutem populações específicas foram excluídos. Foram encontrados 298 estudos, e após o processo previsto pelo fluxograma prisma, restaram 8 artigos para fundamentar a discussão. A escola é compreendida como fundamental por mobilizar estratégias para a permanência dos atletas na instituição, pais e professores também possuem responsabilidade no processo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Revisão sistemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54863 10.5216/rpp.v22.54863 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54863 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.54863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54863/33918 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859263590400 |