PAPEL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTROLE DA OBESIDADE INFANTIL NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Jairo Antônio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rocha, Maria Teresa Sudário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33284
Resumo: Foi analisado o papel da escola e da Educação Física no controle da obesidade infantil na percepção de acadêmicos de licenciatura em Educação Física. A amostra foi constituída por 100 sujeitos de ambos os sexos que se encontravam no último ano do curso. Foram empregados os questionários Perceptions of Youth Obesity and Physical Education Questionnaire e The Antifat Attitudes Scale. Os acadêmicos reconhecem as consequências da obesidade para a saúde e qualidade de vida e apontam a escola e as aulas de Educação Física como um espaço privilegiado de intervenção para o seu controle. No entanto, os participantes da pesquisa mostraram-se avessos à possibilidade de uma conversão total da Educação Física escolar para essa finalidade.
id UFG-4_48339ccf5a121bbc357529ffe6d46bcc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33284
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PAPEL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTROLE DA OBESIDADE INFANTIL NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICAObesidade. Infância. Escola. Educação FísicaEducação Física escolarFoi analisado o papel da escola e da Educação Física no controle da obesidade infantil na percepção de acadêmicos de licenciatura em Educação Física. A amostra foi constituída por 100 sujeitos de ambos os sexos que se encontravam no último ano do curso. Foram empregados os questionários Perceptions of Youth Obesity and Physical Education Questionnaire e The Antifat Attitudes Scale. Os acadêmicos reconhecem as consequências da obesidade para a saúde e qualidade de vida e apontam a escola e as aulas de Educação Física como um espaço privilegiado de intervenção para o seu controle. No entanto, os participantes da pesquisa mostraram-se avessos à possibilidade de uma conversão total da Educação Física escolar para essa finalidade.Universidade Federal de Goiás2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa (descritiva exploratória)application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3328410.5216/rpp.v18i2.33284Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/33284/18794Paixão, Jairo AntônioRocha, Maria Teresa Sudárioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T13:59:48Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33284Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:03.770903Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PAPEL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTROLE DA OBESIDADE INFANTIL NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title PAPEL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTROLE DA OBESIDADE INFANTIL NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle PAPEL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTROLE DA OBESIDADE INFANTIL NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Paixão, Jairo Antônio
Obesidade. Infância. Escola. Educação Física
Educação Física escolar
title_short PAPEL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTROLE DA OBESIDADE INFANTIL NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full PAPEL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTROLE DA OBESIDADE INFANTIL NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr PAPEL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTROLE DA OBESIDADE INFANTIL NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed PAPEL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTROLE DA OBESIDADE INFANTIL NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort PAPEL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTROLE DA OBESIDADE INFANTIL NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author Paixão, Jairo Antônio
author_facet Paixão, Jairo Antônio
Rocha, Maria Teresa Sudário
author_role author
author2 Rocha, Maria Teresa Sudário
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Jairo Antônio
Rocha, Maria Teresa Sudário
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade. Infância. Escola. Educação Física
Educação Física escolar
topic Obesidade. Infância. Escola. Educação Física
Educação Física escolar
description Foi analisado o papel da escola e da Educação Física no controle da obesidade infantil na percepção de acadêmicos de licenciatura em Educação Física. A amostra foi constituída por 100 sujeitos de ambos os sexos que se encontravam no último ano do curso. Foram empregados os questionários Perceptions of Youth Obesity and Physical Education Questionnaire e The Antifat Attitudes Scale. Os acadêmicos reconhecem as consequências da obesidade para a saúde e qualidade de vida e apontam a escola e as aulas de Educação Física como um espaço privilegiado de intervenção para o seu controle. No entanto, os participantes da pesquisa mostraram-se avessos à possibilidade de uma conversão total da Educação Física escolar para essa finalidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa (descritiva exploratória)
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33284
10.5216/rpp.v18i2.33284
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33284
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v18i2.33284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33284/18794
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015)
Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857926656000