FREVO/PASSO: UMA ALEGRIA URBANA E TENSA: COMO ENSINAR?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasileiro, Lívia Tenorio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gehres, Adriana de Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30306
Resumo: Este ensaio discute o processo de ensino da dança do frevo/passo, apontando para novas possibilidades a partir dos estudos de Marques (1999; 2003; 2012) e Gehres (2008). Entendemos ser necessário salientar que nos referimos a essa dança nos dias atuais e não como um objeto arqueológico que deva ser resgatado intacto. No frevo/passo duas ações de esforço são analisadas: socar e cortar (Laban, 1979; 1988), reconhecendo que esta é predominantemente uma dança de combate, embate e de afirmação de uma alegria expansiva e tensa. Assim, ensinar/aprender o frevo/passo significa negociar identidades, tradições, culturas que vão para além da reprodução das usuais sequências de passos, numa dança tradicional urbana que traveste de alegria as lutas, os conflitos e as desigualdades cotidianas.
id UFG-4_6f86dccb397d8b48023a09743b463e47
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/30306
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling FREVO/PASSO: UMA ALEGRIA URBANA E TENSA: COMO ENSINAR?Dança. Frevo. Tradição. Ensino.Este ensaio discute o processo de ensino da dança do frevo/passo, apontando para novas possibilidades a partir dos estudos de Marques (1999; 2003; 2012) e Gehres (2008). Entendemos ser necessário salientar que nos referimos a essa dança nos dias atuais e não como um objeto arqueológico que deva ser resgatado intacto. No frevo/passo duas ações de esforço são analisadas: socar e cortar (Laban, 1979; 1988), reconhecendo que esta é predominantemente uma dança de combate, embate e de afirmação de uma alegria expansiva e tensa. Assim, ensinar/aprender o frevo/passo significa negociar identidades, tradições, culturas que vão para além da reprodução das usuais sequências de passos, numa dança tradicional urbana que traveste de alegria as lutas, os conflitos e as desigualdades cotidianas.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"Ensaioapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3030610.5216/rpp.v17i4.30306Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/30306/17761Brasileiro, Lívia TenorioGehres, Adriana de Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:28:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/30306Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:00.971719Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv FREVO/PASSO: UMA ALEGRIA URBANA E TENSA: COMO ENSINAR?
title FREVO/PASSO: UMA ALEGRIA URBANA E TENSA: COMO ENSINAR?
spellingShingle FREVO/PASSO: UMA ALEGRIA URBANA E TENSA: COMO ENSINAR?
Brasileiro, Lívia Tenorio
Dança. Frevo. Tradição. Ensino.
title_short FREVO/PASSO: UMA ALEGRIA URBANA E TENSA: COMO ENSINAR?
title_full FREVO/PASSO: UMA ALEGRIA URBANA E TENSA: COMO ENSINAR?
title_fullStr FREVO/PASSO: UMA ALEGRIA URBANA E TENSA: COMO ENSINAR?
title_full_unstemmed FREVO/PASSO: UMA ALEGRIA URBANA E TENSA: COMO ENSINAR?
title_sort FREVO/PASSO: UMA ALEGRIA URBANA E TENSA: COMO ENSINAR?
author Brasileiro, Lívia Tenorio
author_facet Brasileiro, Lívia Tenorio
Gehres, Adriana de Faria
author_role author
author2 Gehres, Adriana de Faria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasileiro, Lívia Tenorio
Gehres, Adriana de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Dança. Frevo. Tradição. Ensino.
topic Dança. Frevo. Tradição. Ensino.
description Este ensaio discute o processo de ensino da dança do frevo/passo, apontando para novas possibilidades a partir dos estudos de Marques (1999; 2003; 2012) e Gehres (2008). Entendemos ser necessário salientar que nos referimos a essa dança nos dias atuais e não como um objeto arqueológico que deva ser resgatado intacto. No frevo/passo duas ações de esforço são analisadas: socar e cortar (Laban, 1979; 1988), reconhecendo que esta é predominantemente uma dança de combate, embate e de afirmação de uma alegria expansiva e tensa. Assim, ensinar/aprender o frevo/passo significa negociar identidades, tradições, culturas que vão para além da reprodução das usuais sequências de passos, numa dança tradicional urbana que traveste de alegria as lutas, os conflitos e as desigualdades cotidianas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
Ensaio
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30306
10.5216/rpp.v17i4.30306
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30306
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i4.30306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30306/17761
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 4 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 4 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857581674496