O MEDO NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Aline Dessupoio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Alexandre de Carvalho, Ferraz, Osvaldo Luiz, Nunomura, Myrian, Carbinatto, Michele Viviene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31285
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar o que causa medo nos praticantes de natação e identificar o que eles fazem para superar esse sentimento. A amostra foi composta por 18 alunos iniciantes de natação, com média de idade de 29,72 ± 9,70 anos. O instrumento utilizado foi um questionário e para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, e o método do “Discurso do Sujeito Coletivo” (DSC). Identificou-se que a imersão, a saída (mergulho), a falta de prática, os traumas, causam medo em alguns alunos. Para superar o medo, realizam técnicas de respiração e tentam executar o movimento que sentem medo. Compreender o medo do aluno pode auxiliar aos profissionais no estabelecimento de direcionamentos didáticos para a aprendizagem da natação.
id UFG-4_7511b9dc044473d1928bf9727b7120d3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/31285
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O MEDO NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃOMedoNataçãoAprendizagemEsporteO objetivo deste estudo foi verificar o que causa medo nos praticantes de natação e identificar o que eles fazem para superar esse sentimento. A amostra foi composta por 18 alunos iniciantes de natação, com média de idade de 29,72 ± 9,70 anos. O instrumento utilizado foi um questionário e para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, e o método do “Discurso do Sujeito Coletivo” (DSC). Identificou-se que a imersão, a saída (mergulho), a falta de prática, os traumas, causam medo em alguns alunos. Para superar o medo, realizam técnicas de respiração e tentam executar o movimento que sentem medo. Compreender o medo do aluno pode auxiliar aos profissionais no estabelecimento de direcionamentos didáticos para a aprendizagem da natação.Universidade Federal de Goiás2015-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3128510.5216/rpp.v18i4.31285Pensar a Prática; Vol. 18 No. 4 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 4 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/31285/19788Chaves, Aline DessupoioSilva, Alexandre de CarvalhoFerraz, Osvaldo LuizNunomura, MyrianCarbinatto, Michele Vivieneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-24T14:23:24Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/31285Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:01.881933Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O MEDO NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO
title O MEDO NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO
spellingShingle O MEDO NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO
Chaves, Aline Dessupoio
Medo
Natação
Aprendizagem
Esporte
title_short O MEDO NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO
title_full O MEDO NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO
title_fullStr O MEDO NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO
title_full_unstemmed O MEDO NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO
title_sort O MEDO NA APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO
author Chaves, Aline Dessupoio
author_facet Chaves, Aline Dessupoio
Silva, Alexandre de Carvalho
Ferraz, Osvaldo Luiz
Nunomura, Myrian
Carbinatto, Michele Viviene
author_role author
author2 Silva, Alexandre de Carvalho
Ferraz, Osvaldo Luiz
Nunomura, Myrian
Carbinatto, Michele Viviene
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Aline Dessupoio
Silva, Alexandre de Carvalho
Ferraz, Osvaldo Luiz
Nunomura, Myrian
Carbinatto, Michele Viviene
dc.subject.por.fl_str_mv Medo
Natação
Aprendizagem
Esporte
topic Medo
Natação
Aprendizagem
Esporte
description O objetivo deste estudo foi verificar o que causa medo nos praticantes de natação e identificar o que eles fazem para superar esse sentimento. A amostra foi composta por 18 alunos iniciantes de natação, com média de idade de 29,72 ± 9,70 anos. O instrumento utilizado foi um questionário e para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, e o método do “Discurso do Sujeito Coletivo” (DSC). Identificou-se que a imersão, a saída (mergulho), a falta de prática, os traumas, causam medo em alguns alunos. Para superar o medo, realizam técnicas de respiração e tentam executar o movimento que sentem medo. Compreender o medo do aluno pode auxiliar aos profissionais no estabelecimento de direcionamentos didáticos para a aprendizagem da natação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31285
10.5216/rpp.v18i4.31285
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31285
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v18i4.31285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31285/19788
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 18 No. 4 (2015)
Pensar a Prática; v. 18 n. 4 (2015)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857601597440