O CLUBE DA RHODIA E OS MORADORES DA VILA HOLÂNDIA – CAMPINAS/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Ribeiro, Olívia Cristina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Amaral, Sílvia Cristina Franco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26168
Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla, denominada Usos do tempo livre na Vila Holândia: olugar das práticas corporais, na qual investigamos quais as práticas, osespaços e os lugares de referência para a fruição do tempo livre. O Clube da Rhodia foium dos espaços para o tempo livre e fruição do lazer apontado pelos moradoresdessa Vila, situada no distrito de Barão Geraldo, Campinas, São Paulo comoimportante. Assim, o objetivo do estudo foi compreender a relação do Clube comos moradores da Vila Holândia e dos mesmos com o Clube, no tempo denominadolivre e nas práticas corporais promovidas pela Instituição. Teve como propósitodiagnosticar quais práticas corporais vivenciadas no Clube da Rhodia são relevantes para osmoradores da Vila Holândia, assim como identificar qual a relação/impacto que elasproduzem no tempo livre fora do Clube. Foram realizadas pesquisa bibliográfica,observação e entrevistas semiestruturadas. As análises mostraram que aginástica, a musculação e o futebol são as práticas corporais maissignificativas para os moradores. O futebol é a prática corporal maisvivenciada pelos homens, tanto no Clube, como na comunidade e em outros espaçosda cidade. Ele proporciona outros tipos de interação além da sociabilidade em si.
id UFG-4_79976fc1e23516ad6aff46580f7049a8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/26168
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O CLUBE DA RHODIA E OS MORADORES DA VILA HOLÂNDIA – CAMPINAS/SPtempo livrelazerpráticas corporaissociabilidade.LazerEste trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla, denominada Usos do tempo livre na Vila Holândia: olugar das práticas corporais, na qual investigamos quais as práticas, osespaços e os lugares de referência para a fruição do tempo livre. O Clube da Rhodia foium dos espaços para o tempo livre e fruição do lazer apontado pelos moradoresdessa Vila, situada no distrito de Barão Geraldo, Campinas, São Paulo comoimportante. Assim, o objetivo do estudo foi compreender a relação do Clube comos moradores da Vila Holândia e dos mesmos com o Clube, no tempo denominadolivre e nas práticas corporais promovidas pela Instituição. Teve como propósitodiagnosticar quais práticas corporais vivenciadas no Clube da Rhodia são relevantes para osmoradores da Vila Holândia, assim como identificar qual a relação/impacto que elasproduzem no tempo livre fora do Clube. Foram realizadas pesquisa bibliográfica,observação e entrevistas semiestruturadas. As análises mostraram que aginástica, a musculação e o futebol são as práticas corporais maissignificativas para os moradores. O futebol é a prática corporal maisvivenciada pelos homens, tanto no Clube, como na comunidade e em outros espaçosda cidade. Ele proporciona outros tipos de interação além da sociabilidade em si.Universidade Federal de Goiás2014-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2616810.5216/rpp.v17i3.26168Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/26168/17103Ferreira Ribeiro, Olívia CristinaAmaral, Sílvia Cristina Francoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:27:40Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/26168Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2016-06-20T18:27:40Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv O CLUBE DA RHODIA E OS MORADORES DA VILA HOLÂNDIA – CAMPINAS/SP
title O CLUBE DA RHODIA E OS MORADORES DA VILA HOLÂNDIA – CAMPINAS/SP
spellingShingle O CLUBE DA RHODIA E OS MORADORES DA VILA HOLÂNDIA – CAMPINAS/SP
Ferreira Ribeiro, Olívia Cristina
tempo livre
lazer
práticas corporais
sociabilidade.
Lazer
title_short O CLUBE DA RHODIA E OS MORADORES DA VILA HOLÂNDIA – CAMPINAS/SP
title_full O CLUBE DA RHODIA E OS MORADORES DA VILA HOLÂNDIA – CAMPINAS/SP
title_fullStr O CLUBE DA RHODIA E OS MORADORES DA VILA HOLÂNDIA – CAMPINAS/SP
title_full_unstemmed O CLUBE DA RHODIA E OS MORADORES DA VILA HOLÂNDIA – CAMPINAS/SP
title_sort O CLUBE DA RHODIA E OS MORADORES DA VILA HOLÂNDIA – CAMPINAS/SP
author Ferreira Ribeiro, Olívia Cristina
author_facet Ferreira Ribeiro, Olívia Cristina
Amaral, Sílvia Cristina Franco
author_role author
author2 Amaral, Sílvia Cristina Franco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Ribeiro, Olívia Cristina
Amaral, Sílvia Cristina Franco
dc.subject.por.fl_str_mv tempo livre
lazer
práticas corporais
sociabilidade.
Lazer
topic tempo livre
lazer
práticas corporais
sociabilidade.
Lazer
description Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla, denominada Usos do tempo livre na Vila Holândia: olugar das práticas corporais, na qual investigamos quais as práticas, osespaços e os lugares de referência para a fruição do tempo livre. O Clube da Rhodia foium dos espaços para o tempo livre e fruição do lazer apontado pelos moradoresdessa Vila, situada no distrito de Barão Geraldo, Campinas, São Paulo comoimportante. Assim, o objetivo do estudo foi compreender a relação do Clube comos moradores da Vila Holândia e dos mesmos com o Clube, no tempo denominadolivre e nas práticas corporais promovidas pela Instituição. Teve como propósitodiagnosticar quais práticas corporais vivenciadas no Clube da Rhodia são relevantes para osmoradores da Vila Holândia, assim como identificar qual a relação/impacto que elasproduzem no tempo livre fora do Clube. Foram realizadas pesquisa bibliográfica,observação e entrevistas semiestruturadas. As análises mostraram que aginástica, a musculação e o futebol são as práticas corporais maissignificativas para os moradores. O futebol é a prática corporal maisvivenciada pelos homens, tanto no Clube, como na comunidade e em outros espaçosda cidade. Ele proporciona outros tipos de interação além da sociabilidade em si.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26168
10.5216/rpp.v17i3.26168
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26168
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i3.26168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26168/17103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1820234259668926464