FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
DOI: | 10.5216/rpp.v21i2.46883 |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46883 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi analisar o desenvolvimento de um projeto de formação continuada colaborativa considerando a natureza das interações interpessoais e sua repercussão em ações pedagógicas inovadoras desenvolvidas por professores de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. A amostra foi composta por 13 professores de Educação Física da SME-RJ. O modelo de formação foi desenvolvido mediante a pesquisa-ação. Foram realizados oito seminários, sendo o último destinado à apresentação de projetos de intervenção pedagógica tematizados no uso de Tecnologias nas aulas de Educação Física. A análise evidenciou o valor da formação colaborativa, sendo observados processos interpsicológicos na concepção de inovações e mudanças na prática pedagógica. |
id |
UFG-4_90c2d25d8db982e05f869c5c76bc4e13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/46883 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICADesenvolvimento ProfissionalFormação ColaborativaFormação ContinuadaProfessor de Educação Física.Educação PermanenteFormação ContinuadaO objetivo da pesquisa foi analisar o desenvolvimento de um projeto de formação continuada colaborativa considerando a natureza das interações interpessoais e sua repercussão em ações pedagógicas inovadoras desenvolvidas por professores de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. A amostra foi composta por 13 professores de Educação Física da SME-RJ. O modelo de formação foi desenvolvido mediante a pesquisa-ação. Foram realizados oito seminários, sendo o último destinado à apresentação de projetos de intervenção pedagógica tematizados no uso de Tecnologias nas aulas de Educação Física. A análise evidenciou o valor da formação colaborativa, sendo observados processos interpsicológicos na concepção de inovações e mudanças na prática pedagógica.Universidade Federal de Goiás2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Pesquisa-ação.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4688310.5216/rpp.v21i2.46883Pensar a Prática; Vol. 21 No. 2 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 2 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/46883/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Fábio BernardoAnacleto, Francis NatallyHenrique, José2018-08-02T01:07:05Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/46883Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2018-08-02T01:07:05Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Bastos, Fábio Bernardo Desenvolvimento Profissional Formação Colaborativa Formação Continuada Professor de Educação Física. Educação Permanente Formação Continuada Bastos, Fábio Bernardo Desenvolvimento Profissional Formação Colaborativa Formação Continuada Professor de Educação Física. Educação Permanente Formação Continuada |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Bastos, Fábio Bernardo |
author_facet |
Bastos, Fábio Bernardo Bastos, Fábio Bernardo Anacleto, Francis Natally Henrique, José Anacleto, Francis Natally Henrique, José |
author_role |
author |
author2 |
Anacleto, Francis Natally Henrique, José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Fábio Bernardo Anacleto, Francis Natally Henrique, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Profissional Formação Colaborativa Formação Continuada Professor de Educação Física. Educação Permanente Formação Continuada |
topic |
Desenvolvimento Profissional Formação Colaborativa Formação Continuada Professor de Educação Física. Educação Permanente Formação Continuada |
description |
O objetivo da pesquisa foi analisar o desenvolvimento de um projeto de formação continuada colaborativa considerando a natureza das interações interpessoais e sua repercussão em ações pedagógicas inovadoras desenvolvidas por professores de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. A amostra foi composta por 13 professores de Educação Física da SME-RJ. O modelo de formação foi desenvolvido mediante a pesquisa-ação. Foram realizados oito seminários, sendo o último destinado à apresentação de projetos de intervenção pedagógica tematizados no uso de Tecnologias nas aulas de Educação Física. A análise evidenciou o valor da formação colaborativa, sendo observados processos interpsicológicos na concepção de inovações e mudanças na prática pedagógica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa; Pesquisa-ação. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46883 10.5216/rpp.v21i2.46883 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46883 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i2.46883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46883/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 2 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 2 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1822181579138531328 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5216/rpp.v21i2.46883 |