FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46883 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi analisar o desenvolvimento de um projeto de formação continuada colaborativa considerando a natureza das interações interpessoais e sua repercussão em ações pedagógicas inovadoras desenvolvidas por professores de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. A amostra foi composta por 13 professores de Educação Física da SME-RJ. O modelo de formação foi desenvolvido mediante a pesquisa-ação. Foram realizados oito seminários, sendo o último destinado à apresentação de projetos de intervenção pedagógica tematizados no uso de Tecnologias nas aulas de Educação Física. A análise evidenciou o valor da formação colaborativa, sendo observados processos interpsicológicos na concepção de inovações e mudanças na prática pedagógica. |
id |
UFG-4_90c2d25d8db982e05f869c5c76bc4e13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/46883 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICADesenvolvimento ProfissionalFormação ColaborativaFormação ContinuadaProfessor de Educação Física.Educação PermanenteFormação ContinuadaO objetivo da pesquisa foi analisar o desenvolvimento de um projeto de formação continuada colaborativa considerando a natureza das interações interpessoais e sua repercussão em ações pedagógicas inovadoras desenvolvidas por professores de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. A amostra foi composta por 13 professores de Educação Física da SME-RJ. O modelo de formação foi desenvolvido mediante a pesquisa-ação. Foram realizados oito seminários, sendo o último destinado à apresentação de projetos de intervenção pedagógica tematizados no uso de Tecnologias nas aulas de Educação Física. A análise evidenciou o valor da formação colaborativa, sendo observados processos interpsicológicos na concepção de inovações e mudanças na prática pedagógica.Universidade Federal de Goiás2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Pesquisa-ação.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4688310.5216/rpp.v21i2.46883Pensar a Prática; Vol. 21 No. 2 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 2 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/46883/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Fábio BernardoAnacleto, Francis NatallyHenrique, José2018-08-02T01:07:05Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/46883Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:18.815141Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Bastos, Fábio Bernardo Desenvolvimento Profissional Formação Colaborativa Formação Continuada Professor de Educação Física. Educação Permanente Formação Continuada |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Bastos, Fábio Bernardo |
author_facet |
Bastos, Fábio Bernardo Anacleto, Francis Natally Henrique, José |
author_role |
author |
author2 |
Anacleto, Francis Natally Henrique, José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Fábio Bernardo Anacleto, Francis Natally Henrique, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Profissional Formação Colaborativa Formação Continuada Professor de Educação Física. Educação Permanente Formação Continuada |
topic |
Desenvolvimento Profissional Formação Colaborativa Formação Continuada Professor de Educação Física. Educação Permanente Formação Continuada |
description |
O objetivo da pesquisa foi analisar o desenvolvimento de um projeto de formação continuada colaborativa considerando a natureza das interações interpessoais e sua repercussão em ações pedagógicas inovadoras desenvolvidas por professores de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. A amostra foi composta por 13 professores de Educação Física da SME-RJ. O modelo de formação foi desenvolvido mediante a pesquisa-ação. Foram realizados oito seminários, sendo o último destinado à apresentação de projetos de intervenção pedagógica tematizados no uso de Tecnologias nas aulas de Educação Física. A análise evidenciou o valor da formação colaborativa, sendo observados processos interpsicológicos na concepção de inovações e mudanças na prática pedagógica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa; Pesquisa-ação. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46883 10.5216/rpp.v21i2.46883 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46883 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i2.46883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46883/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 2 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 2 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858810605568 |