Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arouca, Adair João Rachadel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos, Garcia, Marilia Pinto, Rosa, Alzira Isabel da, Farias, Gelcemar Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46006
Resumo: Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar a produção científica na área da Educação Física sobre professores iniciantes na carreira docente. As bases de dados selecionadas foram LILACS, SCIELO, EBSCO, SCOPUS, WEB OF KNOWLEDGE e BANCO DE TESES. Os resultados indicaram que os estudos encontrados são prioritariamente a partir de 2010, concentrados na região sul do Brasil, tendo como foco a análise da prática pedagógica, o fazer cotidiano, bem como a qualidade de vida dos professores. Os estudos são em sua maioria qualitativos, utilizando-se de questionário e entrevistas para coleta de dados. Conclui-se, que existe a necessidade de a comunidade científica direcionar a suas investigações para este tema, associando a diferentes realidades e variáveis que possam existir.
id UFG-4_914dba213071b8030700ae3a841fcec7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/46006
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemáticaMobilidade ocupacionalDocentesEducação Física e TreinamentoRevisãoEsta revisão sistemática teve como objetivo analisar a produção científica na área da Educação Física sobre professores iniciantes na carreira docente. As bases de dados selecionadas foram LILACS, SCIELO, EBSCO, SCOPUS, WEB OF KNOWLEDGE e BANCO DE TESES. Os resultados indicaram que os estudos encontrados são prioritariamente a partir de 2010, concentrados na região sul do Brasil, tendo como foco a análise da prática pedagógica, o fazer cotidiano, bem como a qualidade de vida dos professores. Os estudos são em sua maioria qualitativos, utilizando-se de questionário e entrevistas para coleta de dados. Conclui-se, que existe a necessidade de a comunidade científica direcionar a suas investigações para este tema, associando a diferentes realidades e variáveis que possam existir.Universidade Federal de Goiás2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4600610.5216/rpp.v22.46006Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/46006/32889Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessArouca, Adair João RachadelPereira, Marcos Paulo Vaz de CamposGarcia, Marilia PintoRosa, Alzira Isabel daFarias, Gelcemar Oliveira2020-02-28T14:09:19Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/46006Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:18.252626Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática
title Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática
spellingShingle Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática
Arouca, Adair João Rachadel
Mobilidade ocupacional
Docentes
Educação Física e Treinamento
Revisão
title_short Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática
title_full Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática
title_fullStr Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática
title_sort Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática
author Arouca, Adair João Rachadel
author_facet Arouca, Adair João Rachadel
Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos
Garcia, Marilia Pinto
Rosa, Alzira Isabel da
Farias, Gelcemar Oliveira
author_role author
author2 Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos
Garcia, Marilia Pinto
Rosa, Alzira Isabel da
Farias, Gelcemar Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arouca, Adair João Rachadel
Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos
Garcia, Marilia Pinto
Rosa, Alzira Isabel da
Farias, Gelcemar Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade ocupacional
Docentes
Educação Física e Treinamento
Revisão
topic Mobilidade ocupacional
Docentes
Educação Física e Treinamento
Revisão
description Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar a produção científica na área da Educação Física sobre professores iniciantes na carreira docente. As bases de dados selecionadas foram LILACS, SCIELO, EBSCO, SCOPUS, WEB OF KNOWLEDGE e BANCO DE TESES. Os resultados indicaram que os estudos encontrados são prioritariamente a partir de 2010, concentrados na região sul do Brasil, tendo como foco a análise da prática pedagógica, o fazer cotidiano, bem como a qualidade de vida dos professores. Os estudos são em sua maioria qualitativos, utilizando-se de questionário e entrevistas para coleta de dados. Conclui-se, que existe a necessidade de a comunidade científica direcionar a suas investigações para este tema, associando a diferentes realidades e variáveis que possam existir.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46006
10.5216/rpp.v22.46006
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46006
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.46006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46006/32889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858795925504