Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46006 |
Resumo: | Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar a produção científica na área da Educação Física sobre professores iniciantes na carreira docente. As bases de dados selecionadas foram LILACS, SCIELO, EBSCO, SCOPUS, WEB OF KNOWLEDGE e BANCO DE TESES. Os resultados indicaram que os estudos encontrados são prioritariamente a partir de 2010, concentrados na região sul do Brasil, tendo como foco a análise da prática pedagógica, o fazer cotidiano, bem como a qualidade de vida dos professores. Os estudos são em sua maioria qualitativos, utilizando-se de questionário e entrevistas para coleta de dados. Conclui-se, que existe a necessidade de a comunidade científica direcionar a suas investigações para este tema, associando a diferentes realidades e variáveis que possam existir. |
id |
UFG-4_914dba213071b8030700ae3a841fcec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/46006 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemáticaMobilidade ocupacionalDocentesEducação Física e TreinamentoRevisãoEsta revisão sistemática teve como objetivo analisar a produção científica na área da Educação Física sobre professores iniciantes na carreira docente. As bases de dados selecionadas foram LILACS, SCIELO, EBSCO, SCOPUS, WEB OF KNOWLEDGE e BANCO DE TESES. Os resultados indicaram que os estudos encontrados são prioritariamente a partir de 2010, concentrados na região sul do Brasil, tendo como foco a análise da prática pedagógica, o fazer cotidiano, bem como a qualidade de vida dos professores. Os estudos são em sua maioria qualitativos, utilizando-se de questionário e entrevistas para coleta de dados. Conclui-se, que existe a necessidade de a comunidade científica direcionar a suas investigações para este tema, associando a diferentes realidades e variáveis que possam existir.Universidade Federal de Goiás2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4600610.5216/rpp.v22.46006Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/46006/32889Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessArouca, Adair João RachadelPereira, Marcos Paulo Vaz de CamposGarcia, Marilia PintoRosa, Alzira Isabel daFarias, Gelcemar Oliveira2020-02-28T14:09:19Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/46006Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:18.252626Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática |
title |
Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática |
spellingShingle |
Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática Arouca, Adair João Rachadel Mobilidade ocupacional Docentes Educação Física e Treinamento Revisão |
title_short |
Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática |
title_full |
Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática |
title_sort |
Início da carreira do professor de educação física: uma revisão sistemática |
author |
Arouca, Adair João Rachadel |
author_facet |
Arouca, Adair João Rachadel Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos Garcia, Marilia Pinto Rosa, Alzira Isabel da Farias, Gelcemar Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos Garcia, Marilia Pinto Rosa, Alzira Isabel da Farias, Gelcemar Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arouca, Adair João Rachadel Pereira, Marcos Paulo Vaz de Campos Garcia, Marilia Pinto Rosa, Alzira Isabel da Farias, Gelcemar Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade ocupacional Docentes Educação Física e Treinamento Revisão |
topic |
Mobilidade ocupacional Docentes Educação Física e Treinamento Revisão |
description |
Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar a produção científica na área da Educação Física sobre professores iniciantes na carreira docente. As bases de dados selecionadas foram LILACS, SCIELO, EBSCO, SCOPUS, WEB OF KNOWLEDGE e BANCO DE TESES. Os resultados indicaram que os estudos encontrados são prioritariamente a partir de 2010, concentrados na região sul do Brasil, tendo como foco a análise da prática pedagógica, o fazer cotidiano, bem como a qualidade de vida dos professores. Os estudos são em sua maioria qualitativos, utilizando-se de questionário e entrevistas para coleta de dados. Conclui-se, que existe a necessidade de a comunidade científica direcionar a suas investigações para este tema, associando a diferentes realidades e variáveis que possam existir. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46006 10.5216/rpp.v22.46006 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46006 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.46006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46006/32889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858795925504 |