PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28054 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi de verificar as Práticas Pedagógicas utilizadas pelos professores de Educação Física, atuantes em turmas do ensino fundamental - anos iniciais, onde estão inseridos alunos com deficiência. Para tanto, utilizou-se da pesquisa descritiva observacional, com análise mista. Foram observadas 25 aulas, de cinco (5) professores, utilizando-se de um roteiro de campo. Os resultados demonstraram que as Práticas Pedagógicas utilizadas pelos professores promoveram parcialmente a inclusão dos alunos com deficiência, de modo que os métodos de ensino mais eficientes para a promoção da inclusão foram os menos utilizados. |
id |
UFG-4_9798f0256898f6170b45820444b689c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28054 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOSCrianças com deficiênciaPessoas com deficiênciaEducação FísicaEducação.Educação FísicaO objetivo do presente estudo foi de verificar as Práticas Pedagógicas utilizadas pelos professores de Educação Física, atuantes em turmas do ensino fundamental - anos iniciais, onde estão inseridos alunos com deficiência. Para tanto, utilizou-se da pesquisa descritiva observacional, com análise mista. Foram observadas 25 aulas, de cinco (5) professores, utilizando-se de um roteiro de campo. Os resultados demonstraram que as Práticas Pedagógicas utilizadas pelos professores promoveram parcialmente a inclusão dos alunos com deficiência, de modo que os métodos de ensino mais eficientes para a promoção da inclusão foram os menos utilizados.Universidade Federal de Goiás2015-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativa-quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2805410.5216/rpp.v18i1.28054Pensar a Prática; Vol. 18 No. 1 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 1 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/28054/18361Duarte, Anne CarolineBorella, Douglas RobertoHarnisch, Gabriela SimoneFrank, RobsonSchone, Angelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:29:31Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28054Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:59.268027Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS |
title |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS |
spellingShingle |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS Duarte, Anne Caroline Crianças com deficiência Pessoas com deficiência Educação Física Educação. Educação Física |
title_short |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS |
title_full |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS |
title_fullStr |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS |
title_full_unstemmed |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS |
title_sort |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS |
author |
Duarte, Anne Caroline |
author_facet |
Duarte, Anne Caroline Borella, Douglas Roberto Harnisch, Gabriela Simone Frank, Robson Schone, Angela |
author_role |
author |
author2 |
Borella, Douglas Roberto Harnisch, Gabriela Simone Frank, Robson Schone, Angela |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Anne Caroline Borella, Douglas Roberto Harnisch, Gabriela Simone Frank, Robson Schone, Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças com deficiência Pessoas com deficiência Educação Física Educação. Educação Física |
topic |
Crianças com deficiência Pessoas com deficiência Educação Física Educação. Educação Física |
description |
O objetivo do presente estudo foi de verificar as Práticas Pedagógicas utilizadas pelos professores de Educação Física, atuantes em turmas do ensino fundamental - anos iniciais, onde estão inseridos alunos com deficiência. Para tanto, utilizou-se da pesquisa descritiva observacional, com análise mista. Foram observadas 25 aulas, de cinco (5) professores, utilizando-se de um roteiro de campo. Os resultados demonstraram que as Práticas Pedagógicas utilizadas pelos professores promoveram parcialmente a inclusão dos alunos com deficiência, de modo que os métodos de ensino mais eficientes para a promoção da inclusão foram os menos utilizados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa qualitativa-quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28054 10.5216/rpp.v18i1.28054 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28054 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v18i1.28054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28054/18361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 18 No. 1 (2015) Pensar a Prática; v. 18 n. 1 (2015) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857543925760 |