PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Anne Caroline
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Borella, Douglas Roberto, Harnisch, Gabriela Simone, Frank, Robson, Schone, Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28054
Resumo: O objetivo do presente estudo foi de verificar as Práticas Pedagógicas utilizadas pelos professores de Educação Física, atuantes em turmas do ensino fundamental - anos iniciais, onde estão inseridos alunos com deficiência. Para tanto, utilizou-se da pesquisa descritiva observacional, com análise mista. Foram observadas 25 aulas, de cinco (5) professores, utilizando-se de um roteiro de campo. Os resultados demonstraram que as Práticas Pedagógicas utilizadas pelos professores promoveram parcialmente a inclusão dos alunos com deficiência, de modo que os métodos de ensino mais eficientes para a promoção da inclusão foram os menos utilizados.
id UFG-4_9798f0256898f6170b45820444b689c9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/28054
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOSCrianças com deficiênciaPessoas com deficiênciaEducação FísicaEducação.Educação FísicaO objetivo do presente estudo foi de verificar as Práticas Pedagógicas utilizadas pelos professores de Educação Física, atuantes em turmas do ensino fundamental - anos iniciais, onde estão inseridos alunos com deficiência. Para tanto, utilizou-se da pesquisa descritiva observacional, com análise mista. Foram observadas 25 aulas, de cinco (5) professores, utilizando-se de um roteiro de campo. Os resultados demonstraram que as Práticas Pedagógicas utilizadas pelos professores promoveram parcialmente a inclusão dos alunos com deficiência, de modo que os métodos de ensino mais eficientes para a promoção da inclusão foram os menos utilizados.Universidade Federal de Goiás2015-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativa-quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2805410.5216/rpp.v18i1.28054Pensar a Prática; Vol. 18 No. 1 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 1 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/28054/18361Duarte, Anne CarolineBorella, Douglas RobertoHarnisch, Gabriela SimoneFrank, RobsonSchone, Angelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:29:31Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/28054Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:59.268027Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS
title PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS
spellingShingle PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS
Duarte, Anne Caroline
Crianças com deficiência
Pessoas com deficiência
Educação Física
Educação.
Educação Física
title_short PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS
title_full PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS
title_fullStr PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS
title_full_unstemmed PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS
title_sort PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS
author Duarte, Anne Caroline
author_facet Duarte, Anne Caroline
Borella, Douglas Roberto
Harnisch, Gabriela Simone
Frank, Robson
Schone, Angela
author_role author
author2 Borella, Douglas Roberto
Harnisch, Gabriela Simone
Frank, Robson
Schone, Angela
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Anne Caroline
Borella, Douglas Roberto
Harnisch, Gabriela Simone
Frank, Robson
Schone, Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças com deficiência
Pessoas com deficiência
Educação Física
Educação.
Educação Física
topic Crianças com deficiência
Pessoas com deficiência
Educação Física
Educação.
Educação Física
description O objetivo do presente estudo foi de verificar as Práticas Pedagógicas utilizadas pelos professores de Educação Física, atuantes em turmas do ensino fundamental - anos iniciais, onde estão inseridos alunos com deficiência. Para tanto, utilizou-se da pesquisa descritiva observacional, com análise mista. Foram observadas 25 aulas, de cinco (5) professores, utilizando-se de um roteiro de campo. Os resultados demonstraram que as Práticas Pedagógicas utilizadas pelos professores promoveram parcialmente a inclusão dos alunos com deficiência, de modo que os métodos de ensino mais eficientes para a promoção da inclusão foram os menos utilizados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa qualitativa-quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28054
10.5216/rpp.v18i1.28054
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28054
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v18i1.28054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28054/18361
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 18 No. 1 (2015)
Pensar a Prática; v. 18 n. 1 (2015)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857543925760