O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54938 |
Resumo: | O trabalho objetivou analisar o discurso dos professores de nível médio sobre a aplicação do conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física em Corumbá/MS, cidade fronteiriça Brasil-Bolívia. Baseamos, metodologicamente, no trabalho de Ferreira (2006) ao adaptar o seu modelo de pesquisa. Os resultados apontaram que a maioria (83%) dos entrevistados têm o conteúdo no seu plano de ensino. Contudo, a grande parte utiliza de procedimentos que não oportunizam vivências. Observamos ainda o predomínio da Capoeira a ser trabalhada, ao contrário com as Lutas informais. A maioria entende que o conteúdo em debate não gera violência e agressão, mas que isso dependeria da atitude do professor. Nossos resultados aproximam do estudo tomado como referência e apontam outras preocupações sobre o tema. |
id |
UFG-4_9f023386d88553b43c60b4bebd41f556 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54938 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-BolíviaLutas. Educação Física. Ensino Médio.O trabalho objetivou analisar o discurso dos professores de nível médio sobre a aplicação do conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física em Corumbá/MS, cidade fronteiriça Brasil-Bolívia. Baseamos, metodologicamente, no trabalho de Ferreira (2006) ao adaptar o seu modelo de pesquisa. Os resultados apontaram que a maioria (83%) dos entrevistados têm o conteúdo no seu plano de ensino. Contudo, a grande parte utiliza de procedimentos que não oportunizam vivências. Observamos ainda o predomínio da Capoeira a ser trabalhada, ao contrário com as Lutas informais. A maioria entende que o conteúdo em debate não gera violência e agressão, mas que isso dependeria da atitude do professor. Nossos resultados aproximam do estudo tomado como referência e apontam outras preocupações sobre o tema.Universidade Federal de Goiás2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5493810.5216/rpp.v22.54938Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54938/33980Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopez, Paulo Cesar GrulettGolin, Carlo HenriqueRibeiro, Edineia Aparecida Gomes2020-02-28T13:37:02Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54938Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:27.671146Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia |
title |
O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia |
spellingShingle |
O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia Lopez, Paulo Cesar Grulett Lutas. Educação Física. Ensino Médio. |
title_short |
O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia |
title_full |
O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia |
title_fullStr |
O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia |
title_full_unstemmed |
O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia |
title_sort |
O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia |
author |
Lopez, Paulo Cesar Grulett |
author_facet |
Lopez, Paulo Cesar Grulett Golin, Carlo Henrique Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Golin, Carlo Henrique Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopez, Paulo Cesar Grulett Golin, Carlo Henrique Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lutas. Educação Física. Ensino Médio. |
topic |
Lutas. Educação Física. Ensino Médio. |
description |
O trabalho objetivou analisar o discurso dos professores de nível médio sobre a aplicação do conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física em Corumbá/MS, cidade fronteiriça Brasil-Bolívia. Baseamos, metodologicamente, no trabalho de Ferreira (2006) ao adaptar o seu modelo de pesquisa. Os resultados apontaram que a maioria (83%) dos entrevistados têm o conteúdo no seu plano de ensino. Contudo, a grande parte utiliza de procedimentos que não oportunizam vivências. Observamos ainda o predomínio da Capoeira a ser trabalhada, ao contrário com as Lutas informais. A maioria entende que o conteúdo em debate não gera violência e agressão, mas que isso dependeria da atitude do professor. Nossos resultados aproximam do estudo tomado como referência e apontam outras preocupações sobre o tema. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54938 10.5216/rpp.v22.54938 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54938 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.54938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54938/33980 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859265687552 |