O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopez, Paulo Cesar Grulett
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Golin, Carlo Henrique, Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54938
Resumo: O trabalho objetivou analisar o discurso dos professores de nível médio sobre a aplicação do conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física em Corumbá/MS, cidade fronteiriça Brasil-Bolívia. Baseamos, metodologicamente, no trabalho de Ferreira (2006) ao adaptar o seu modelo de pesquisa. Os resultados apontaram que a maioria (83%) dos entrevistados têm o conteúdo no seu plano de ensino. Contudo, a grande parte utiliza de procedimentos que não oportunizam vivências. Observamos ainda o predomínio da Capoeira a ser trabalhada, ao contrário com as Lutas informais. A maioria entende que o conteúdo em debate não gera violência e agressão, mas que isso dependeria da atitude do professor. Nossos resultados aproximam do estudo tomado como referência e apontam outras preocupações sobre o tema.
id UFG-4_9f023386d88553b43c60b4bebd41f556
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54938
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-BolíviaLutas. Educação Física. Ensino Médio.O trabalho objetivou analisar o discurso dos professores de nível médio sobre a aplicação do conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física em Corumbá/MS, cidade fronteiriça Brasil-Bolívia. Baseamos, metodologicamente, no trabalho de Ferreira (2006) ao adaptar o seu modelo de pesquisa. Os resultados apontaram que a maioria (83%) dos entrevistados têm o conteúdo no seu plano de ensino. Contudo, a grande parte utiliza de procedimentos que não oportunizam vivências. Observamos ainda o predomínio da Capoeira a ser trabalhada, ao contrário com as Lutas informais. A maioria entende que o conteúdo em debate não gera violência e agressão, mas que isso dependeria da atitude do professor. Nossos resultados aproximam do estudo tomado como referência e apontam outras preocupações sobre o tema.Universidade Federal de Goiás2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5493810.5216/rpp.v22.54938Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54938/33980Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopez, Paulo Cesar GrulettGolin, Carlo HenriqueRibeiro, Edineia Aparecida Gomes2020-02-28T13:37:02Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54938Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:27.671146Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia
title O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia
spellingShingle O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia
Lopez, Paulo Cesar Grulett
Lutas. Educação Física. Ensino Médio.
title_short O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia
title_full O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia
title_fullStr O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia
title_full_unstemmed O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia
title_sort O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia
author Lopez, Paulo Cesar Grulett
author_facet Lopez, Paulo Cesar Grulett
Golin, Carlo Henrique
Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes
author_role author
author2 Golin, Carlo Henrique
Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopez, Paulo Cesar Grulett
Golin, Carlo Henrique
Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Lutas. Educação Física. Ensino Médio.
topic Lutas. Educação Física. Ensino Médio.
description O trabalho objetivou analisar o discurso dos professores de nível médio sobre a aplicação do conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física em Corumbá/MS, cidade fronteiriça Brasil-Bolívia. Baseamos, metodologicamente, no trabalho de Ferreira (2006) ao adaptar o seu modelo de pesquisa. Os resultados apontaram que a maioria (83%) dos entrevistados têm o conteúdo no seu plano de ensino. Contudo, a grande parte utiliza de procedimentos que não oportunizam vivências. Observamos ainda o predomínio da Capoeira a ser trabalhada, ao contrário com as Lutas informais. A maioria entende que o conteúdo em debate não gera violência e agressão, mas que isso dependeria da atitude do professor. Nossos resultados aproximam do estudo tomado como referência e apontam outras preocupações sobre o tema.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54938
10.5216/rpp.v22.54938
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54938
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.54938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54938/33980
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859265687552