APRENDIZAGEM TÉCNICA, AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24681 |
Resumo: | O presente artigo está dividido em duas partes específicas. Na primeira procuramos discutir as dificuldades de construção de um processo avaliativo relacionado com as influências do movimento crítico na educação física brasileira. Na segunda parte apresentamos uma pesquisa etnográfica em duas escolas com propostas pedagógicas distintas no sentido de verificar os efeitos desse movimento critico nos processos avaliativos. Enfatizamos que a aprendizagem técnica foi desvalorizada e as proposta de avaliação que surgiram não deram conta de contemplar a especificidade da área – o movimento. Palavras chave: aprendizagem técnica, avaliação e educação física escolar |
id |
UFG-4_a1919b7d447884aebbfdaecca48d3bad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/24681 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM TÉCNICA, AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARO presente artigo está dividido em duas partes específicas. Na primeira procuramos discutir as dificuldades de construção de um processo avaliativo relacionado com as influências do movimento crítico na educação física brasileira. Na segunda parte apresentamos uma pesquisa etnográfica em duas escolas com propostas pedagógicas distintas no sentido de verificar os efeitos desse movimento critico nos processos avaliativos. Enfatizamos que a aprendizagem técnica foi desvalorizada e as proposta de avaliação que surgiram não deram conta de contemplar a especificidade da área – o movimento. Palavras chave: aprendizagem técnica, avaliação e educação física escolarUniversidade Federal de Goiás2014-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2468110.5216/rpp.v17i3.24681Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/24681/17114Moura, Diego LuzAntunes, Marcelo Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:27:23Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/24681Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:56.477302Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM TÉCNICA, AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title |
APRENDIZAGEM TÉCNICA, AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM TÉCNICA, AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Moura, Diego Luz |
title_short |
APRENDIZAGEM TÉCNICA, AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full |
APRENDIZAGEM TÉCNICA, AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM TÉCNICA, AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM TÉCNICA, AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_sort |
APRENDIZAGEM TÉCNICA, AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
author |
Moura, Diego Luz |
author_facet |
Moura, Diego Luz Antunes, Marcelo Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Marcelo Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Diego Luz Antunes, Marcelo Moreira |
description |
O presente artigo está dividido em duas partes específicas. Na primeira procuramos discutir as dificuldades de construção de um processo avaliativo relacionado com as influências do movimento crítico na educação física brasileira. Na segunda parte apresentamos uma pesquisa etnográfica em duas escolas com propostas pedagógicas distintas no sentido de verificar os efeitos desse movimento critico nos processos avaliativos. Enfatizamos que a aprendizagem técnica foi desvalorizada e as proposta de avaliação que surgiram não deram conta de contemplar a especificidade da área – o movimento. Palavras chave: aprendizagem técnica, avaliação e educação física escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24681 10.5216/rpp.v17i3.24681 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24681 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i3.24681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24681/17114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 3 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 3 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857488351232 |