REFORMA DO ENSINO SUPEIROR: DIRETRIZES CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchi Neto, Francisco de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Rodrigues, Anegleyce Teodoro, Guina, Marcelo, Vinícios, Márcio, Cordeiro, Orozimbo, Mendes, Renato, Paula, Lourdecélia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/155
Resumo: In this paper e make considerations about the curriculum diretrixes for universities, mainly those related to Physical Education. We believe that the diretrixes, established by a commission of experts, need discussion. We oppose to Worsd-Wide Bank, IMF and MEC due to their merchandising interests. We understand that the formation of teachers needs to take place in a public, free and socially qualified university. This paper also presents FEF’s contrubutions to this discussion, extracted from a document (not published yet). Our points of view concerning curriculum and tracher’s graduation are discussed in detail.
id UFG-4_a88ac6b1d93ae3d12955a93e89d01c22
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/155
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling REFORMA DO ENSINO SUPEIROR: DIRETRIZES CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICAIn this paper e make considerations about the curriculum diretrixes for universities, mainly those related to Physical Education. We believe that the diretrixes, established by a commission of experts, need discussion. We oppose to Worsd-Wide Bank, IMF and MEC due to their merchandising interests. We understand that the formation of teachers needs to take place in a public, free and socially qualified university. This paper also presents FEF’s contrubutions to this discussion, extracted from a document (not published yet). Our points of view concerning curriculum and tracher’s graduation are discussed in detail.Neste texto tecemos algumas considerações sobre o contexto em que ocorrem os debates acerca das Diretrizes Curriculares para o ensino superior brasileiro, especialmente aquelas referentes à área de Educação Física. Sugerimos que as Diretrizes Curriculares de Educação Física, formuladas pela comissão de especialistas, designada pelo MEC, têm sido referenciadas em confronto com as perspectivas apontada para a universidade brasileira atualmente, em particular para a formação de professores. Relatamos as contribuições da FEF/UFG para este debate, bem como justificamos os pontos essenciais de um documento anterior, não publicado, em que se apresentam posições sobre currículo e formação de professores de Educação Física na atualidade. Basicamente nos opomos aos projetos do Banco Mundial, FMI e MEC/FHC e seus interesses mercadológicos e de preparação restrita para ao mercado de trabalho, por entendermos que a formação de professores deve ocorrer no âmbito da universidade pública, gratuita e de qualidade social, e onde demandas sociais relevantes se constituam no maior foco de interesse. PALAVRAS-CHAVE: Educação Física, Diretrizes Curriculares, formação de professores.Universidade Federal de Goiás2006-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"artigo avaliado por pares"text/htmlapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/15510.5216/rpp.v2i0.155Pensar a Prática; Vol. 2 (1999); 187-198Pensar a Prática; v. 2 (1999); 187-1981980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/155/2638https://revistas.ufg.br/fef/article/view/155/141Marchi Neto, Francisco deRodrigues, Anegleyce TeodoroGuina, MarceloVinícios, MárcioCordeiro, OrozimboMendes, RenatoPaula, Lourdecélia deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:11:16Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/155Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:29.002060Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv REFORMA DO ENSINO SUPEIROR: DIRETRIZES CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title REFORMA DO ENSINO SUPEIROR: DIRETRIZES CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle REFORMA DO ENSINO SUPEIROR: DIRETRIZES CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Marchi Neto, Francisco de
title_short REFORMA DO ENSINO SUPEIROR: DIRETRIZES CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full REFORMA DO ENSINO SUPEIROR: DIRETRIZES CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr REFORMA DO ENSINO SUPEIROR: DIRETRIZES CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed REFORMA DO ENSINO SUPEIROR: DIRETRIZES CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort REFORMA DO ENSINO SUPEIROR: DIRETRIZES CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA
author Marchi Neto, Francisco de
author_facet Marchi Neto, Francisco de
Rodrigues, Anegleyce Teodoro
Guina, Marcelo
Vinícios, Márcio
Cordeiro, Orozimbo
Mendes, Renato
Paula, Lourdecélia de
author_role author
author2 Rodrigues, Anegleyce Teodoro
Guina, Marcelo
Vinícios, Márcio
Cordeiro, Orozimbo
Mendes, Renato
Paula, Lourdecélia de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchi Neto, Francisco de
Rodrigues, Anegleyce Teodoro
Guina, Marcelo
Vinícios, Márcio
Cordeiro, Orozimbo
Mendes, Renato
Paula, Lourdecélia de
description In this paper e make considerations about the curriculum diretrixes for universities, mainly those related to Physical Education. We believe that the diretrixes, established by a commission of experts, need discussion. We oppose to Worsd-Wide Bank, IMF and MEC due to their merchandising interests. We understand that the formation of teachers needs to take place in a public, free and socially qualified university. This paper also presents FEF’s contrubutions to this discussion, extracted from a document (not published yet). Our points of view concerning curriculum and tracher’s graduation are discussed in detail.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"artigo avaliado por pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/155
10.5216/rpp.v2i0.155
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/155
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v2i0.155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/155/2638
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/155/141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 2 (1999); 187-198
Pensar a Prática; v. 2 (1999); 187-198
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874855704723456