A IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DAS ARTES MARCIAIS CHINESAS (WUSHU) NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Marcelo Moreira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moura, Diego Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9101
Resumo: O estudo objetivou a identificação dos estilos de ensino de professores de wushu no Brasil. Foi construído um questionário baseado na teoria dos estilos de ensino de Mosston (1966). O instrumento foi respondido por 91 informantes presentes no XVII Campeonato Brasileiro de Kungfu/Wushu na cidade de Belo Horizonte em 2006. Os informantes eram originários de 16 diferentes estados brasileiros. Pretendeu-se identificar os estilos de ensino dos professores que, originariamente, ensinaram o wushu aos informantes do estudo. Os resultados apontaram uma predominância do estilo ‘Tarefa’ demonstrando uma concepção mais fechada por parte dos informantes. Essa tendência também se verificou nos professores dos informantes do estudo, porém de forma mais aguda.
id UFG-4_aaa580c55f5e4254a5d429bd78b2d060
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/9101
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DAS ARTES MARCIAIS CHINESAS (WUSHU) NO BRASILWushuKungfuestilos de ensino.4.09.00.00-2O estudo objetivou a identificação dos estilos de ensino de professores de wushu no Brasil. Foi construído um questionário baseado na teoria dos estilos de ensino de Mosston (1966). O instrumento foi respondido por 91 informantes presentes no XVII Campeonato Brasileiro de Kungfu/Wushu na cidade de Belo Horizonte em 2006. Os informantes eram originários de 16 diferentes estados brasileiros. Pretendeu-se identificar os estilos de ensino dos professores que, originariamente, ensinaram o wushu aos informantes do estudo. Os resultados apontaram uma predominância do estilo ‘Tarefa’ demonstrando uma concepção mais fechada por parte dos informantes. Essa tendência também se verificou nos professores dos informantes do estudo, porém de forma mais aguda.Universidade Federal de Goiás2010-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/910110.5216/rpp.v13i3.9101Pensar a Prática; Vol. 13 No. 3 (2010)Pensar a Prática; v. 13 n. 3 (2010)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/9101/8396Antunes, Marcelo MoreiraMoura, Diego Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:17:32Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/9101Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:39.947085Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DAS ARTES MARCIAIS CHINESAS (WUSHU) NO BRASIL
title A IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DAS ARTES MARCIAIS CHINESAS (WUSHU) NO BRASIL
spellingShingle A IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DAS ARTES MARCIAIS CHINESAS (WUSHU) NO BRASIL
Antunes, Marcelo Moreira
Wushu
Kungfu
estilos de ensino.
4.09.00.00-2
title_short A IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DAS ARTES MARCIAIS CHINESAS (WUSHU) NO BRASIL
title_full A IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DAS ARTES MARCIAIS CHINESAS (WUSHU) NO BRASIL
title_fullStr A IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DAS ARTES MARCIAIS CHINESAS (WUSHU) NO BRASIL
title_full_unstemmed A IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DAS ARTES MARCIAIS CHINESAS (WUSHU) NO BRASIL
title_sort A IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE ENSINO DOS PROFESSORES DAS ARTES MARCIAIS CHINESAS (WUSHU) NO BRASIL
author Antunes, Marcelo Moreira
author_facet Antunes, Marcelo Moreira
Moura, Diego Luz
author_role author
author2 Moura, Diego Luz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Marcelo Moreira
Moura, Diego Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Wushu
Kungfu
estilos de ensino.
4.09.00.00-2
topic Wushu
Kungfu
estilos de ensino.
4.09.00.00-2
description O estudo objetivou a identificação dos estilos de ensino de professores de wushu no Brasil. Foi construído um questionário baseado na teoria dos estilos de ensino de Mosston (1966). O instrumento foi respondido por 91 informantes presentes no XVII Campeonato Brasileiro de Kungfu/Wushu na cidade de Belo Horizonte em 2006. Os informantes eram originários de 16 diferentes estados brasileiros. Pretendeu-se identificar os estilos de ensino dos professores que, originariamente, ensinaram o wushu aos informantes do estudo. Os resultados apontaram uma predominância do estilo ‘Tarefa’ demonstrando uma concepção mais fechada por parte dos informantes. Essa tendência também se verificou nos professores dos informantes do estudo, porém de forma mais aguda.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9101
10.5216/rpp.v13i3.9101
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9101
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v13i3.9101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9101/8396
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 13 No. 3 (2010)
Pensar a Prática; v. 13 n. 3 (2010)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874856237400064