ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Gislane Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Walan Robert, Silva, Amanda Alves, Sampaio, Tânia Mara Vieira, Cardoso, Fernando Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50466
Resumo: O objetivo deste estudo é avaliar os estereótipos que os alunos e profissionais de Educação Física recebem de outros profissionais. Participaram do estudo 117 universitários que descreveram em um formulário cinco adjetivos positivos e cinco negativos relacionados à imagem dos profissionais de Educação Física. Os adjetivos positivos que mais se repetiram estavam relacionados ao aspecto físico (disposto, saudável, atlético, dinâmico) e ao aspecto emocional (alegre, bem-humorado, alto astral), já os adjetivos negativos estavam relacionados ao aspecto cognitivo (preguiçoso, desinteressado, pouco estudioso, acomodado). Em conclusão, foi possível identificar que a maioria dos universitários investigados reforçam os estereótipos aplicados aos alunos e profissionais de Educação Física.
id UFG-4_b0113b09aa44db5ef43e97a07d0d4a8d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50466
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.Estereótipos. Universitários. Educação Física.O objetivo deste estudo é avaliar os estereótipos que os alunos e profissionais de Educação Física recebem de outros profissionais. Participaram do estudo 117 universitários que descreveram em um formulário cinco adjetivos positivos e cinco negativos relacionados à imagem dos profissionais de Educação Física. Os adjetivos positivos que mais se repetiram estavam relacionados ao aspecto físico (disposto, saudável, atlético, dinâmico) e ao aspecto emocional (alegre, bem-humorado, alto astral), já os adjetivos negativos estavam relacionados ao aspecto cognitivo (preguiçoso, desinteressado, pouco estudioso, acomodado). Em conclusão, foi possível identificar que a maioria dos universitários investigados reforçam os estereótipos aplicados aos alunos e profissionais de Educação Física.Universidade Federal de Goiás2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5046610.5216/rpp.v21i3.50466Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/50466/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Gislane FerreiraSilva, Walan RobertSilva, Amanda AlvesSampaio, Tânia Mara VieiraCardoso, Fernando Luiz2018-11-27T14:55:32Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50466Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:21.404865Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
title ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
spellingShingle ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Melo, Gislane Ferreira
Estereótipos. Universitários. Educação Física.
title_short ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
title_full ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
title_fullStr ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
title_full_unstemmed ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
title_sort ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
author Melo, Gislane Ferreira
author_facet Melo, Gislane Ferreira
Silva, Walan Robert
Silva, Amanda Alves
Sampaio, Tânia Mara Vieira
Cardoso, Fernando Luiz
author_role author
author2 Silva, Walan Robert
Silva, Amanda Alves
Sampaio, Tânia Mara Vieira
Cardoso, Fernando Luiz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Gislane Ferreira
Silva, Walan Robert
Silva, Amanda Alves
Sampaio, Tânia Mara Vieira
Cardoso, Fernando Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Estereótipos. Universitários. Educação Física.
topic Estereótipos. Universitários. Educação Física.
description O objetivo deste estudo é avaliar os estereótipos que os alunos e profissionais de Educação Física recebem de outros profissionais. Participaram do estudo 117 universitários que descreveram em um formulário cinco adjetivos positivos e cinco negativos relacionados à imagem dos profissionais de Educação Física. Os adjetivos positivos que mais se repetiram estavam relacionados ao aspecto físico (disposto, saudável, atlético, dinâmico) e ao aspecto emocional (alegre, bem-humorado, alto astral), já os adjetivos negativos estavam relacionados ao aspecto cognitivo (preguiçoso, desinteressado, pouco estudioso, acomodado). Em conclusão, foi possível identificar que a maioria dos universitários investigados reforçam os estereótipos aplicados aos alunos e profissionais de Educação Física.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50466
10.5216/rpp.v21i3.50466
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50466
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v21i3.50466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50466/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018)
Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858876665856