ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50466 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é avaliar os estereótipos que os alunos e profissionais de Educação Física recebem de outros profissionais. Participaram do estudo 117 universitários que descreveram em um formulário cinco adjetivos positivos e cinco negativos relacionados à imagem dos profissionais de Educação Física. Os adjetivos positivos que mais se repetiram estavam relacionados ao aspecto físico (disposto, saudável, atlético, dinâmico) e ao aspecto emocional (alegre, bem-humorado, alto astral), já os adjetivos negativos estavam relacionados ao aspecto cognitivo (preguiçoso, desinteressado, pouco estudioso, acomodado). Em conclusão, foi possível identificar que a maioria dos universitários investigados reforçam os estereótipos aplicados aos alunos e profissionais de Educação Física. |
id |
UFG-4_b0113b09aa44db5ef43e97a07d0d4a8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/50466 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.Estereótipos. Universitários. Educação Física.O objetivo deste estudo é avaliar os estereótipos que os alunos e profissionais de Educação Física recebem de outros profissionais. Participaram do estudo 117 universitários que descreveram em um formulário cinco adjetivos positivos e cinco negativos relacionados à imagem dos profissionais de Educação Física. Os adjetivos positivos que mais se repetiram estavam relacionados ao aspecto físico (disposto, saudável, atlético, dinâmico) e ao aspecto emocional (alegre, bem-humorado, alto astral), já os adjetivos negativos estavam relacionados ao aspecto cognitivo (preguiçoso, desinteressado, pouco estudioso, acomodado). Em conclusão, foi possível identificar que a maioria dos universitários investigados reforçam os estereótipos aplicados aos alunos e profissionais de Educação Física.Universidade Federal de Goiás2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5046610.5216/rpp.v21i3.50466Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018)Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/50466/pdfCopyright (c) 2018 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Gislane FerreiraSilva, Walan RobertSilva, Amanda AlvesSampaio, Tânia Mara VieiraCardoso, Fernando Luiz2018-11-27T14:55:32Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/50466Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:21.404865Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
title |
ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
spellingShingle |
ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Melo, Gislane Ferreira Estereótipos. Universitários. Educação Física. |
title_short |
ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
title_full |
ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
title_fullStr |
ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
title_full_unstemmed |
ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
title_sort |
ESTEREÓTIPOS APLICADOS AOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. |
author |
Melo, Gislane Ferreira |
author_facet |
Melo, Gislane Ferreira Silva, Walan Robert Silva, Amanda Alves Sampaio, Tânia Mara Vieira Cardoso, Fernando Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Walan Robert Silva, Amanda Alves Sampaio, Tânia Mara Vieira Cardoso, Fernando Luiz |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Gislane Ferreira Silva, Walan Robert Silva, Amanda Alves Sampaio, Tânia Mara Vieira Cardoso, Fernando Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estereótipos. Universitários. Educação Física. |
topic |
Estereótipos. Universitários. Educação Física. |
description |
O objetivo deste estudo é avaliar os estereótipos que os alunos e profissionais de Educação Física recebem de outros profissionais. Participaram do estudo 117 universitários que descreveram em um formulário cinco adjetivos positivos e cinco negativos relacionados à imagem dos profissionais de Educação Física. Os adjetivos positivos que mais se repetiram estavam relacionados ao aspecto físico (disposto, saudável, atlético, dinâmico) e ao aspecto emocional (alegre, bem-humorado, alto astral), já os adjetivos negativos estavam relacionados ao aspecto cognitivo (preguiçoso, desinteressado, pouco estudioso, acomodado). Em conclusão, foi possível identificar que a maioria dos universitários investigados reforçam os estereótipos aplicados aos alunos e profissionais de Educação Física. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50466 10.5216/rpp.v21i3.50466 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50466 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v21i3.50466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50466/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 21 No. 3 (2018) Pensar a Prática; v. 21 n. 3 (2018) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858876665856 |