A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daólio, Jocimar
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/32374
Resumo: Este ensaio discute a Educação Física Escolar, a partir dos recentes aportes das Ciências Humanas, em particular da Antropologia Social. O estudo aborda especificamente três tensões – e os respectivos riscos – surgidas atualmente na área com a discussão da Educação Física como prática cultural: a eficácia simbólica da Educação Física Escolar; a tensão entre unidade e diversidade presente na área; e a relação com o outro na dinâmica pedagógica empreendida pela Educação Física Escolar. PALAVRAS-CHAVE: educação física escolar – prática cultural.
id UFG-4_c31b5113fe0ac15516d26d10b6fa8c9e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/32374
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOSEste ensaio discute a Educação Física Escolar, a partir dos recentes aportes das Ciências Humanas, em particular da Antropologia Social. O estudo aborda especificamente três tensões – e os respectivos riscos – surgidas atualmente na área com a discussão da Educação Física como prática cultural: a eficácia simbólica da Educação Física Escolar; a tensão entre unidade e diversidade presente na área; e a relação com o outro na dinâmica pedagógica empreendida pela Educação Física Escolar. PALAVRAS-CHAVE: educação física escolar – prática cultural.Universidade Federal de Goiás2014-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3237410.5216/rpp.v8i2.32374Pensar a Prática; Vol. 8 No. 2 (2005); 215-226Pensar a Prática; v. 8 n. 2 (2005); 215-2261980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/32374/17268Daólio, Jocimarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-02T12:08:04Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/32374Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:03.028514Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS
title A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS
spellingShingle A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS
Daólio, Jocimar
title_short A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS
title_full A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS
title_fullStr A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS
title_sort A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS
author Daólio, Jocimar
author_facet Daólio, Jocimar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daólio, Jocimar
description Este ensaio discute a Educação Física Escolar, a partir dos recentes aportes das Ciências Humanas, em particular da Antropologia Social. O estudo aborda especificamente três tensões – e os respectivos riscos – surgidas atualmente na área com a discussão da Educação Física como prática cultural: a eficácia simbólica da Educação Física Escolar; a tensão entre unidade e diversidade presente na área; e a relação com o outro na dinâmica pedagógica empreendida pela Educação Física Escolar. PALAVRAS-CHAVE: educação física escolar – prática cultural.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/32374
10.5216/rpp.v8i2.32374
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/32374
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v8i2.32374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/32374/17268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 8 No. 2 (2005); 215-226
Pensar a Prática; v. 8 n. 2 (2005); 215-226
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857910927360