A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/32374 |
Resumo: | Este ensaio discute a Educação Física Escolar, a partir dos recentes aportes das Ciências Humanas, em particular da Antropologia Social. O estudo aborda especificamente três tensões – e os respectivos riscos – surgidas atualmente na área com a discussão da Educação Física como prática cultural: a eficácia simbólica da Educação Física Escolar; a tensão entre unidade e diversidade presente na área; e a relação com o outro na dinâmica pedagógica empreendida pela Educação Física Escolar. PALAVRAS-CHAVE: educação física escolar – prática cultural. |
id |
UFG-4_c31b5113fe0ac15516d26d10b6fa8c9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/32374 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOSEste ensaio discute a Educação Física Escolar, a partir dos recentes aportes das Ciências Humanas, em particular da Antropologia Social. O estudo aborda especificamente três tensões – e os respectivos riscos – surgidas atualmente na área com a discussão da Educação Física como prática cultural: a eficácia simbólica da Educação Física Escolar; a tensão entre unidade e diversidade presente na área; e a relação com o outro na dinâmica pedagógica empreendida pela Educação Física Escolar. PALAVRAS-CHAVE: educação física escolar – prática cultural.Universidade Federal de Goiás2014-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3237410.5216/rpp.v8i2.32374Pensar a Prática; Vol. 8 No. 2 (2005); 215-226Pensar a Prática; v. 8 n. 2 (2005); 215-2261980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/32374/17268Daólio, Jocimarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-02T12:08:04Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/32374Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:03.028514Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS |
title |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS Daólio, Jocimar |
title_short |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS |
title_full |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS |
title_sort |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS |
author |
Daólio, Jocimar |
author_facet |
Daólio, Jocimar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daólio, Jocimar |
description |
Este ensaio discute a Educação Física Escolar, a partir dos recentes aportes das Ciências Humanas, em particular da Antropologia Social. O estudo aborda especificamente três tensões – e os respectivos riscos – surgidas atualmente na área com a discussão da Educação Física como prática cultural: a eficácia simbólica da Educação Física Escolar; a tensão entre unidade e diversidade presente na área; e a relação com o outro na dinâmica pedagógica empreendida pela Educação Física Escolar. PALAVRAS-CHAVE: educação física escolar – prática cultural. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/32374 10.5216/rpp.v8i2.32374 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/32374 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v8i2.32374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/32374/17268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 8 No. 2 (2005); 215-226 Pensar a Prática; v. 8 n. 2 (2005); 215-226 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857910927360 |