EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Daniel Rocha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Jesus Sousa Lima, Teresinha, Carneiro, Mauricio, Martins Veloso, Túlio Samuelson, de Lima Santos, Victor Rafael, Santos, Marcos Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43588
Resumo: O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos de 12 semanas de aulas de Educação Física sobre os indicadores de crescimento, composição corporal e testes neuromotores em crianças. 23 indivíduos de ambos os sexos (6 a 10 anos) foram avaliados quanto às variáveis antropométricas (massa corporal, estatura, altura sentada, IMC e RCQ), composição corporal e testes neuromotores (força, flexibilidade e RML abdominal). A ANOVA two-way e o t-student foram utilizados na comparação das variáveis. Foram encontradas diferenças significativas na massa corporal, IMC, RCQ, massa corporal magra e RML abdominal. A participação de 12 semanas em aulas de Educação Física mostrou que as diferenças observadas entre os momentos estudados podem estar relacionadas ao efeito do fator tempo e grupo.
id UFG-4_d0e1f4bdefa8c16826a73d0d0ded94a3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/43588
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇASAtividade MotoraSaúde EscolarCrescimentoAptidão Física.O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos de 12 semanas de aulas de Educação Física sobre os indicadores de crescimento, composição corporal e testes neuromotores em crianças. 23 indivíduos de ambos os sexos (6 a 10 anos) foram avaliados quanto às variáveis antropométricas (massa corporal, estatura, altura sentada, IMC e RCQ), composição corporal e testes neuromotores (força, flexibilidade e RML abdominal). A ANOVA two-way e o t-student foram utilizados na comparação das variáveis. Foram encontradas diferenças significativas na massa corporal, IMC, RCQ, massa corporal magra e RML abdominal. A participação de 12 semanas em aulas de Educação Física mostrou que as diferenças observadas entre os momentos estudados podem estar relacionadas ao efeito do fator tempo e grupo.Universidade Federal de Goiás2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quantitativa; Pesquisa de Campoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4358810.5216/rpp.v20i4.43588Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/43588/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Daniel Rochade Jesus Sousa Lima, TeresinhaCarneiro, MauricioMartins Veloso, Túlio Samuelsonde Lima Santos, Victor RafaelSantos, Marcos Moura2018-01-22T12:21:07Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/43588Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:15.793467Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS
title EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS
spellingShingle EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS
Queiroz, Daniel Rocha
Atividade Motora
Saúde Escolar
Crescimento
Aptidão Física.
title_short EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS
title_full EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS
title_fullStr EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS
title_full_unstemmed EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS
title_sort EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS
author Queiroz, Daniel Rocha
author_facet Queiroz, Daniel Rocha
de Jesus Sousa Lima, Teresinha
Carneiro, Mauricio
Martins Veloso, Túlio Samuelson
de Lima Santos, Victor Rafael
Santos, Marcos Moura
author_role author
author2 de Jesus Sousa Lima, Teresinha
Carneiro, Mauricio
Martins Veloso, Túlio Samuelson
de Lima Santos, Victor Rafael
Santos, Marcos Moura
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Daniel Rocha
de Jesus Sousa Lima, Teresinha
Carneiro, Mauricio
Martins Veloso, Túlio Samuelson
de Lima Santos, Victor Rafael
Santos, Marcos Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade Motora
Saúde Escolar
Crescimento
Aptidão Física.
topic Atividade Motora
Saúde Escolar
Crescimento
Aptidão Física.
description O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos de 12 semanas de aulas de Educação Física sobre os indicadores de crescimento, composição corporal e testes neuromotores em crianças. 23 indivíduos de ambos os sexos (6 a 10 anos) foram avaliados quanto às variáveis antropométricas (massa corporal, estatura, altura sentada, IMC e RCQ), composição corporal e testes neuromotores (força, flexibilidade e RML abdominal). A ANOVA two-way e o t-student foram utilizados na comparação das variáveis. Foram encontradas diferenças significativas na massa corporal, IMC, RCQ, massa corporal magra e RML abdominal. A participação de 12 semanas em aulas de Educação Física mostrou que as diferenças observadas entre os momentos estudados podem estar relacionadas ao efeito do fator tempo e grupo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Quantitativa; Pesquisa de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43588
10.5216/rpp.v20i4.43588
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43588
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i4.43588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43588/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858730913792