EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43588 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos de 12 semanas de aulas de Educação Física sobre os indicadores de crescimento, composição corporal e testes neuromotores em crianças. 23 indivíduos de ambos os sexos (6 a 10 anos) foram avaliados quanto às variáveis antropométricas (massa corporal, estatura, altura sentada, IMC e RCQ), composição corporal e testes neuromotores (força, flexibilidade e RML abdominal). A ANOVA two-way e o t-student foram utilizados na comparação das variáveis. Foram encontradas diferenças significativas na massa corporal, IMC, RCQ, massa corporal magra e RML abdominal. A participação de 12 semanas em aulas de Educação Física mostrou que as diferenças observadas entre os momentos estudados podem estar relacionadas ao efeito do fator tempo e grupo. |
id |
UFG-4_d0e1f4bdefa8c16826a73d0d0ded94a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/43588 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇASAtividade MotoraSaúde EscolarCrescimentoAptidão Física.O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos de 12 semanas de aulas de Educação Física sobre os indicadores de crescimento, composição corporal e testes neuromotores em crianças. 23 indivíduos de ambos os sexos (6 a 10 anos) foram avaliados quanto às variáveis antropométricas (massa corporal, estatura, altura sentada, IMC e RCQ), composição corporal e testes neuromotores (força, flexibilidade e RML abdominal). A ANOVA two-way e o t-student foram utilizados na comparação das variáveis. Foram encontradas diferenças significativas na massa corporal, IMC, RCQ, massa corporal magra e RML abdominal. A participação de 12 semanas em aulas de Educação Física mostrou que as diferenças observadas entre os momentos estudados podem estar relacionadas ao efeito do fator tempo e grupo.Universidade Federal de Goiás2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Quantitativa; Pesquisa de Campoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4358810.5216/rpp.v20i4.43588Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/43588/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Daniel Rochade Jesus Sousa Lima, TeresinhaCarneiro, MauricioMartins Veloso, Túlio Samuelsonde Lima Santos, Victor RafaelSantos, Marcos Moura2018-01-22T12:21:07Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/43588Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:15.793467Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS |
title |
EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS |
spellingShingle |
EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS Queiroz, Daniel Rocha Atividade Motora Saúde Escolar Crescimento Aptidão Física. |
title_short |
EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS |
title_full |
EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS |
title_fullStr |
EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS |
title_full_unstemmed |
EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS |
title_sort |
EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS |
author |
Queiroz, Daniel Rocha |
author_facet |
Queiroz, Daniel Rocha de Jesus Sousa Lima, Teresinha Carneiro, Mauricio Martins Veloso, Túlio Samuelson de Lima Santos, Victor Rafael Santos, Marcos Moura |
author_role |
author |
author2 |
de Jesus Sousa Lima, Teresinha Carneiro, Mauricio Martins Veloso, Túlio Samuelson de Lima Santos, Victor Rafael Santos, Marcos Moura |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Daniel Rocha de Jesus Sousa Lima, Teresinha Carneiro, Mauricio Martins Veloso, Túlio Samuelson de Lima Santos, Victor Rafael Santos, Marcos Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade Motora Saúde Escolar Crescimento Aptidão Física. |
topic |
Atividade Motora Saúde Escolar Crescimento Aptidão Física. |
description |
O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos de 12 semanas de aulas de Educação Física sobre os indicadores de crescimento, composição corporal e testes neuromotores em crianças. 23 indivíduos de ambos os sexos (6 a 10 anos) foram avaliados quanto às variáveis antropométricas (massa corporal, estatura, altura sentada, IMC e RCQ), composição corporal e testes neuromotores (força, flexibilidade e RML abdominal). A ANOVA two-way e o t-student foram utilizados na comparação das variáveis. Foram encontradas diferenças significativas na massa corporal, IMC, RCQ, massa corporal magra e RML abdominal. A participação de 12 semanas em aulas de Educação Física mostrou que as diferenças observadas entre os momentos estudados podem estar relacionadas ao efeito do fator tempo e grupo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Quantitativa; Pesquisa de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43588 10.5216/rpp.v20i4.43588 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43588 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v20i4.43588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43588/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 4 (2017) Pensar a Prática; v. 20 n. 4 (2017) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858730913792 |