O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39480 |
Resumo: | A constituição da Educação Física como ciência é objeto de reflexão do presente ensaio. Optou-se pelo uso de uma linguagem ficcional cuja figura central é o Kinesiologos, um entidade divina ocupada em desvendar sua principal criação: o ser humano em movimento. Com o uso da noção de mito se pretendeu, num contraponto à linguagem racional e acadêmica, que a Cinesiologia leva à fragmentação do conhecimento, distanciando-se dos problemas e questões da educação física. |
id |
UFG-4_d1b7446f7fcd90616418a4f1781ae7fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/39480 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIAEducação FísicaCinesiologiaDisciplina AcadêmicaProfissão4.09.00.00-2 Educação FísicaA constituição da Educação Física como ciência é objeto de reflexão do presente ensaio. Optou-se pelo uso de uma linguagem ficcional cuja figura central é o Kinesiologos, um entidade divina ocupada em desvendar sua principal criação: o ser humano em movimento. Com o uso da noção de mito se pretendeu, num contraponto à linguagem racional e acadêmica, que a Cinesiologia leva à fragmentação do conhecimento, distanciando-se dos problemas e questões da educação física.Universidade Federal de Goiás2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/39480Pensar a Prática; Vol. 19 No. 1 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 1 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/39480/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessManoel, Edison de Jesus2017-04-07T18:40:32Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/39480Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2017-04-07T18:40:32Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA |
title |
O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA |
spellingShingle |
O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA Manoel, Edison de Jesus Educação Física Cinesiologia Disciplina Acadêmica Profissão 4.09.00.00-2 Educação Física |
title_short |
O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA |
title_full |
O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA |
title_fullStr |
O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA |
title_sort |
O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA |
author |
Manoel, Edison de Jesus |
author_facet |
Manoel, Edison de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manoel, Edison de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Cinesiologia Disciplina Acadêmica Profissão 4.09.00.00-2 Educação Física |
topic |
Educação Física Cinesiologia Disciplina Acadêmica Profissão 4.09.00.00-2 Educação Física |
description |
A constituição da Educação Física como ciência é objeto de reflexão do presente ensaio. Optou-se pelo uso de uma linguagem ficcional cuja figura central é o Kinesiologos, um entidade divina ocupada em desvendar sua principal criação: o ser humano em movimento. Com o uso da noção de mito se pretendeu, num contraponto à linguagem racional e acadêmica, que a Cinesiologia leva à fragmentação do conhecimento, distanciando-se dos problemas e questões da educação física. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39480 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39480/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 19 No. 1 (2016) Pensar a Prática; v. 19 n. 1 (2016) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1789440281212354560 |