O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manoel, Edison de Jesus
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39480
Resumo: A constituição da Educação Física como ciência é objeto de reflexão do presente ensaio. Optou-se pelo uso de uma linguagem ficcional cuja figura central é o Kinesiologos, um entidade divina ocupada em desvendar sua principal criação: o ser humano em movimento. Com o uso da noção de mito se pretendeu, num contraponto à linguagem racional e acadêmica, que a Cinesiologia leva à fragmentação do conhecimento, distanciando-se dos problemas e questões da educação física.
id UFG-4_d1b7446f7fcd90616418a4f1781ae7fa
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/39480
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIAEducação FísicaCinesiologiaDisciplina AcadêmicaProfissão4.09.00.00-2 Educação FísicaA constituição da Educação Física como ciência é objeto de reflexão do presente ensaio. Optou-se pelo uso de uma linguagem ficcional cuja figura central é o Kinesiologos, um entidade divina ocupada em desvendar sua principal criação: o ser humano em movimento. Com o uso da noção de mito se pretendeu, num contraponto à linguagem racional e acadêmica, que a Cinesiologia leva à fragmentação do conhecimento, distanciando-se dos problemas e questões da educação física.Universidade Federal de Goiás2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/39480Pensar a Prática; Vol. 19 No. 1 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 1 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/39480/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessManoel, Edison de Jesus2017-04-07T18:40:32Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/39480Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2017-04-07T18:40:32Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA
title O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA
spellingShingle O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA
Manoel, Edison de Jesus
Educação Física
Cinesiologia
Disciplina Acadêmica
Profissão
4.09.00.00-2 Educação Física
title_short O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA
title_full O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA
title_fullStr O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA
title_full_unstemmed O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA
title_sort O MITO DO KINESIOLOGOS OU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CIÊNCIA
author Manoel, Edison de Jesus
author_facet Manoel, Edison de Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manoel, Edison de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Cinesiologia
Disciplina Acadêmica
Profissão
4.09.00.00-2 Educação Física
topic Educação Física
Cinesiologia
Disciplina Acadêmica
Profissão
4.09.00.00-2 Educação Física
description A constituição da Educação Física como ciência é objeto de reflexão do presente ensaio. Optou-se pelo uso de uma linguagem ficcional cuja figura central é o Kinesiologos, um entidade divina ocupada em desvendar sua principal criação: o ser humano em movimento. Com o uso da noção de mito se pretendeu, num contraponto à linguagem racional e acadêmica, que a Cinesiologia leva à fragmentação do conhecimento, distanciando-se dos problemas e questões da educação física.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39480
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39480/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 19 No. 1 (2016)
Pensar a Prática; v. 19 n. 1 (2016)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1789440281212354560