Investigação na formação de profissionais de Educação Física e Psicologia revela déficit no conhecimento sobre esteroides anabólico androgênicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52409 |
Resumo: | Praticantes de exercícios físicos e atletas tem abusado de esteroides anabólico-androgênicos (EAA’s), sujeitando-se a um elevado risco de surgimento de reações adversas à saúde física e psíquica. Profissionais de saúde tem o dever de informar a população sobre os riscos da utilização de EAA’s. Este estudo investigou a formação de estudantes dos cursos de Psicologia e Educação Física da cidade de Belo Horizonte sobre esse tema. O instrumento investigativo foi a análise de um questionário respondido por 414 voluntários. Os resultados revelaram que pouca atenção tem sido dada a esse assunto na formação destes estudantes, resultando em pouco entendimento desses. Concluiu-se que os estudantes de ambos os cursos não obtiveram conhecimento satisfatório acerca dos EAA’s e suas aplicações. |
id |
UFG-4_d69650c9ae2d86f931fefd6579920870 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/52409 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigação na formação de profissionais de Educação Física e Psicologia revela déficit no conhecimento sobre esteroides anabólico androgênicosEsteroidesAnabolizantesEducação FísicaTreinamentoPsicologia4.09.00.00-2 Educação FísicaPraticantes de exercícios físicos e atletas tem abusado de esteroides anabólico-androgênicos (EAA’s), sujeitando-se a um elevado risco de surgimento de reações adversas à saúde física e psíquica. Profissionais de saúde tem o dever de informar a população sobre os riscos da utilização de EAA’s. Este estudo investigou a formação de estudantes dos cursos de Psicologia e Educação Física da cidade de Belo Horizonte sobre esse tema. O instrumento investigativo foi a análise de um questionário respondido por 414 voluntários. Os resultados revelaram que pouca atenção tem sido dada a esse assunto na formação destes estudantes, resultando em pouco entendimento desses. Concluiu-se que os estudantes de ambos os cursos não obtiveram conhecimento satisfatório acerca dos EAA’s e suas aplicações.Universidade Federal de Goiás2019-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa; Pesquisa Quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5240910.5216/rpp.v22.52409Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/52409/33290Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Felipe BrandãoOliveira, Luiz Henrique de LisboaAndrade, André Gustavo PereiraWilson, Vinicius Dias2020-02-27T16:06:03Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/52409Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:24.086974Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação na formação de profissionais de Educação Física e Psicologia revela déficit no conhecimento sobre esteroides anabólico androgênicos |
title |
Investigação na formação de profissionais de Educação Física e Psicologia revela déficit no conhecimento sobre esteroides anabólico androgênicos |
spellingShingle |
Investigação na formação de profissionais de Educação Física e Psicologia revela déficit no conhecimento sobre esteroides anabólico androgênicos Bastos, Felipe Brandão Esteroides Anabolizantes Educação Física Treinamento Psicologia 4.09.00.00-2 Educação Física |
title_short |
Investigação na formação de profissionais de Educação Física e Psicologia revela déficit no conhecimento sobre esteroides anabólico androgênicos |
title_full |
Investigação na formação de profissionais de Educação Física e Psicologia revela déficit no conhecimento sobre esteroides anabólico androgênicos |
title_fullStr |
Investigação na formação de profissionais de Educação Física e Psicologia revela déficit no conhecimento sobre esteroides anabólico androgênicos |
title_full_unstemmed |
Investigação na formação de profissionais de Educação Física e Psicologia revela déficit no conhecimento sobre esteroides anabólico androgênicos |
title_sort |
Investigação na formação de profissionais de Educação Física e Psicologia revela déficit no conhecimento sobre esteroides anabólico androgênicos |
author |
Bastos, Felipe Brandão |
author_facet |
Bastos, Felipe Brandão Oliveira, Luiz Henrique de Lisboa Andrade, André Gustavo Pereira Wilson, Vinicius Dias |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Luiz Henrique de Lisboa Andrade, André Gustavo Pereira Wilson, Vinicius Dias |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Felipe Brandão Oliveira, Luiz Henrique de Lisboa Andrade, André Gustavo Pereira Wilson, Vinicius Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esteroides Anabolizantes Educação Física Treinamento Psicologia 4.09.00.00-2 Educação Física |
topic |
Esteroides Anabolizantes Educação Física Treinamento Psicologia 4.09.00.00-2 Educação Física |
description |
Praticantes de exercícios físicos e atletas tem abusado de esteroides anabólico-androgênicos (EAA’s), sujeitando-se a um elevado risco de surgimento de reações adversas à saúde física e psíquica. Profissionais de saúde tem o dever de informar a população sobre os riscos da utilização de EAA’s. Este estudo investigou a formação de estudantes dos cursos de Psicologia e Educação Física da cidade de Belo Horizonte sobre esse tema. O instrumento investigativo foi a análise de um questionário respondido por 414 voluntários. Os resultados revelaram que pouca atenção tem sido dada a esse assunto na formação destes estudantes, resultando em pouco entendimento desses. Concluiu-se que os estudantes de ambos os cursos não obtiveram conhecimento satisfatório acerca dos EAA’s e suas aplicações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52409 10.5216/rpp.v22.52409 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52409 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.52409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52409/33290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859187044352 |