FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25036 |
Resumo: | Busca compreender de que maneira os professores de educação física se constituem docentes no espaço escolar, em meio a diferentes sentidos e singularidades, considerando a escola como lócus privilegiado em que a docência se instaura. Foi protagonizado por 12 professores que atuam no Ensino Fundamental. Utiliza três instrumentos na coleta de informações: o questionário, o memorial, a entrevista narrativa. Em meio às recorrências e às singularidades das narrativas, visualiza temáticas de análise: a) construção da identidade profissional; b) formação e a aprendizagem da docência; c) momento de prática em que docência se constrói; d) permanência e continuidade. |
id |
UFG-4_dea5a5009cb9bc9c4e6bd14fb74e76fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/25036 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Busca compreender de que maneira os professores de educação física se constituem docentes no espaço escolar, em meio a diferentes sentidos e singularidades, considerando a escola como lócus privilegiado em que a docência se instaura. Foi protagonizado por 12 professores que atuam no Ensino Fundamental. Utiliza três instrumentos na coleta de informações: o questionário, o memorial, a entrevista narrativa. Em meio às recorrências e às singularidades das narrativas, visualiza temáticas de análise: a) construção da identidade profissional; b) formação e a aprendizagem da docência; c) momento de prática em que docência se constrói; d) permanência e continuidade. Universidade Federal de Goiás2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2503610.5216/rpp.v18i2.25036Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015)Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/25036/18781Fraga, Rosana DiasFigueiredo, Zenólia Christina Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-10T14:49:04Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/25036Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:56.586187Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title |
FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
spellingShingle |
FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Fraga, Rosana Dias |
title_short |
FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full |
FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_fullStr |
FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_sort |
FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
author |
Fraga, Rosana Dias |
author_facet |
Fraga, Rosana Dias Figueiredo, Zenólia Christina Campos |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Zenólia Christina Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Rosana Dias Figueiredo, Zenólia Christina Campos |
description |
Busca compreender de que maneira os professores de educação física se constituem docentes no espaço escolar, em meio a diferentes sentidos e singularidades, considerando a escola como lócus privilegiado em que a docência se instaura. Foi protagonizado por 12 professores que atuam no Ensino Fundamental. Utiliza três instrumentos na coleta de informações: o questionário, o memorial, a entrevista narrativa. Em meio às recorrências e às singularidades das narrativas, visualiza temáticas de análise: a) construção da identidade profissional; b) formação e a aprendizagem da docência; c) momento de prática em que docência se constrói; d) permanência e continuidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25036 10.5216/rpp.v18i2.25036 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25036 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v18i2.25036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25036/18781 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 18 No. 2 (2015) Pensar a Prática; v. 18 n. 2 (2015) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857491496960 |