ESTILOS PARENTAIS E MOTIVAÇÕES EM ATLETAS JOVENS DE FUTEBOL DE CAMPO
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16539 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar os estilos de suporte parental e suas relações com a motivação de atletas de futebol de campo. Foram sujeitos 71 atletas das categorias infantil e juvenil. Os instrumentos foram: questionário EMBU e Escala de motivação para o esporte. Para a análise foram utilizados a ANOVA de medidas repetidas, “U” de Mann-Whitney e Correlação de Spearman. Os resultados evidenciaram: o estilo de suporte emocional e a motivação intrínseca foram os mais evidenciados, houve relações entre o suporte emocional e a motivação intrínseca nas categorias infantil (r=0,41) e juvenil (r=0,51) e a rejeição com a desmotivação (r=0,58). Conclusão: o estilo de suporte emocional dos pais é essencial para a motivação intrínseca dos praticantes de futebol de campo. |
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ESTILOS PARENTAIS E MOTIVAÇÕES EM ATLETAS JOVENS DE FUTEBOL DE CAMPOPais. Motivação. FutebolPsicologia do EsporteO objetivo do estudo foi analisar os estilos de suporte parental e suas relações com a motivação de atletas de futebol de campo. Foram sujeitos 71 atletas das categorias infantil e juvenil. Os instrumentos foram: questionário EMBU e Escala de motivação para o esporte. Para a análise foram utilizados a ANOVA de medidas repetidas, “U” de Mann-Whitney e Correlação de Spearman. Os resultados evidenciaram: o estilo de suporte emocional e a motivação intrínseca foram os mais evidenciados, houve relações entre o suporte emocional e a motivação intrínseca nas categorias infantil (r=0,41) e juvenil (r=0,51) e a rejeição com a desmotivação (r=0,58). Conclusão: o estilo de suporte emocional dos pais é essencial para a motivação intrínseca dos praticantes de futebol de campo.Universidade Federal de Goiás2013-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa quantitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1653910.5216/rpp.v16i1.16539Pensar a Prática; Vol. 16 No. 1 (2013)Pensar a Prática; v. 16 n. 1 (2013)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/16539/13767Vieira, Lenamar FioreseMizoguchi, Marcus ViniciusGarcia Junior, EdalvoGarcia, William Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:22:47Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/16539Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oaipensarapratica@gmail.com||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2016-06-20T18:22:47Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
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