Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55524 |
Resumo: | Este trabalho é uma reflexão teórico-metodológica que objetiva analisar o círculo de cultura como componente metodológico de pesquisas qualitativas em educação física. Delimitamos as etapas do círculo de cultura, seus objetivos e sua vinculação à perspectiva pedagógica de Paulo Freire. Realizamos revisão de literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Redalyc. Destacamos o caráter participativo, dialógico e problematizador desse referencial metodológico, ressaltando sua dimensão ética e política. Sua utilização requer flexibilidade e reflexividade frente ao caráter participativo-dialógico das investigações. |
id |
UFG-4_e7e61df326cdeaea0882d2243b488098 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55524 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicasPesquisa QualitativaEducaçãoMetodologiaPesquisa ParticipanteEste trabalho é uma reflexão teórico-metodológica que objetiva analisar o círculo de cultura como componente metodológico de pesquisas qualitativas em educação física. Delimitamos as etapas do círculo de cultura, seus objetivos e sua vinculação à perspectiva pedagógica de Paulo Freire. Realizamos revisão de literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Redalyc. Destacamos o caráter participativo, dialógico e problematizador desse referencial metodológico, ressaltando sua dimensão ética e política. Sua utilização requer flexibilidade e reflexividade frente ao caráter participativo-dialógico das investigações.Universidade Federal de Goiás2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5552410.5216/rpp.v22.55524Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/55524/33981Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNepomuceno, Léo BarbosaCavalcante, Jon Anderson MachadoVenâncio, LucianaSanches Neto, Luiz2020-02-28T14:47:53Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/55524Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:28.125893Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas |
title |
Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas |
spellingShingle |
Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas Nepomuceno, Léo Barbosa Pesquisa Qualitativa Educação Metodologia Pesquisa Participante |
title_short |
Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas |
title_full |
Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas |
title_fullStr |
Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas |
title_full_unstemmed |
Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas |
title_sort |
Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas |
author |
Nepomuceno, Léo Barbosa |
author_facet |
Nepomuceno, Léo Barbosa Cavalcante, Jon Anderson Machado Venâncio, Luciana Sanches Neto, Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Jon Anderson Machado Venâncio, Luciana Sanches Neto, Luiz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nepomuceno, Léo Barbosa Cavalcante, Jon Anderson Machado Venâncio, Luciana Sanches Neto, Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Qualitativa Educação Metodologia Pesquisa Participante |
topic |
Pesquisa Qualitativa Educação Metodologia Pesquisa Participante |
description |
Este trabalho é uma reflexão teórico-metodológica que objetiva analisar o círculo de cultura como componente metodológico de pesquisas qualitativas em educação física. Delimitamos as etapas do círculo de cultura, seus objetivos e sua vinculação à perspectiva pedagógica de Paulo Freire. Realizamos revisão de literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Redalyc. Destacamos o caráter participativo, dialógico e problematizador desse referencial metodológico, ressaltando sua dimensão ética e política. Sua utilização requer flexibilidade e reflexividade frente ao caráter participativo-dialógico das investigações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55524 10.5216/rpp.v22.55524 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55524 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v22.55524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55524/33981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 22 (2019) Pensar a Prática; v. 22 (2019) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874859274076160 |