Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nepomuceno, Léo Barbosa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cavalcante, Jon Anderson Machado, Venâncio, Luciana, Sanches Neto, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55524
Resumo: Este trabalho é uma reflexão teórico-metodológica que objetiva analisar o círculo de cultura como componente metodológico de pesquisas qualitativas em educação física. Delimitamos as etapas do círculo de cultura, seus objetivos e sua vinculação à perspectiva pedagógica de Paulo Freire. Realizamos revisão de literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Redalyc. Destacamos o caráter participativo, dialógico e problematizador desse referencial metodológico, ressaltando sua dimensão ética e política. Sua utilização requer flexibilidade e reflexividade frente ao caráter participativo-dialógico das investigações.
id UFG-4_e7e61df326cdeaea0882d2243b488098
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/55524
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicasPesquisa QualitativaEducaçãoMetodologiaPesquisa ParticipanteEste trabalho é uma reflexão teórico-metodológica que objetiva analisar o círculo de cultura como componente metodológico de pesquisas qualitativas em educação física. Delimitamos as etapas do círculo de cultura, seus objetivos e sua vinculação à perspectiva pedagógica de Paulo Freire. Realizamos revisão de literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Redalyc. Destacamos o caráter participativo, dialógico e problematizador desse referencial metodológico, ressaltando sua dimensão ética e política. Sua utilização requer flexibilidade e reflexividade frente ao caráter participativo-dialógico das investigações.Universidade Federal de Goiás2019-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5552410.5216/rpp.v22.55524Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/55524/33981Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNepomuceno, Léo BarbosaCavalcante, Jon Anderson MachadoVenâncio, LucianaSanches Neto, Luiz2020-02-28T14:47:53Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/55524Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:28.125893Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas
title Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas
spellingShingle Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas
Nepomuceno, Léo Barbosa
Pesquisa Qualitativa
Educação
Metodologia
Pesquisa Participante
title_short Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas
title_full Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas
title_fullStr Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas
title_full_unstemmed Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas
title_sort Círculo de cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas
author Nepomuceno, Léo Barbosa
author_facet Nepomuceno, Léo Barbosa
Cavalcante, Jon Anderson Machado
Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
author_role author
author2 Cavalcante, Jon Anderson Machado
Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nepomuceno, Léo Barbosa
Cavalcante, Jon Anderson Machado
Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Qualitativa
Educação
Metodologia
Pesquisa Participante
topic Pesquisa Qualitativa
Educação
Metodologia
Pesquisa Participante
description Este trabalho é uma reflexão teórico-metodológica que objetiva analisar o círculo de cultura como componente metodológico de pesquisas qualitativas em educação física. Delimitamos as etapas do círculo de cultura, seus objetivos e sua vinculação à perspectiva pedagógica de Paulo Freire. Realizamos revisão de literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Redalyc. Destacamos o caráter participativo, dialógico e problematizador desse referencial metodológico, ressaltando sua dimensão ética e política. Sua utilização requer flexibilidade e reflexividade frente ao caráter participativo-dialógico das investigações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55524
10.5216/rpp.v22.55524
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55524
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.55524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55524/33981
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859274076160