VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zequinão, Marcela Almeida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Wanderlei, Medeiros, Pâmella, Oliveira, Beatriz Pereira, Cardoso, Fernando Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41987
Resumo: O bullying escolar é um problema que afeta a saúde e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. As aulas de educação física podem ser um momento em que esse tipo de situação se intensifica. Assim, o objetivo deste ensaio foi apresentar os significados conceituais de bullying e vulnerabilidade, bem como conhecer as conexões teóricas possíveis entre os conceitos e suas relações com as práticas corporais proporcionadas nas aulas de Educação Física. Apresenta-se um enfoque que permite repensar o bullying e as práticas de enfrentamento. Foi construído um modelo teórico dos fatores de vulnerabilidade associados ao bullying e são oferecidos insights para pensar programas antibullying, também explorados pensando o contexto das aulas de Educação Física.
id UFG-4_f1f59f7c812a77d680ba7bde3abd0b21
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41987
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEISO bullying escolar é um problema que afeta a saúde e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. As aulas de educação física podem ser um momento em que esse tipo de situação se intensifica. Assim, o objetivo deste ensaio foi apresentar os significados conceituais de bullying e vulnerabilidade, bem como conhecer as conexões teóricas possíveis entre os conceitos e suas relações com as práticas corporais proporcionadas nas aulas de Educação Física. Apresenta-se um enfoque que permite repensar o bullying e as práticas de enfrentamento. Foi construído um modelo teórico dos fatores de vulnerabilidade associados ao bullying e são oferecidos insights para pensar programas antibullying, também explorados pensando o contexto das aulas de Educação Física.Universidade Federal de Goiás2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4198710.5216/rpp.v20i3.41987Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/41987/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessZequinão, Marcela AlmeidaOliveira, WanderleiMedeiros, PâmellaOliveira, Beatriz PereiraCardoso, Fernando Luiz2017-11-13T15:33:25Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41987Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:13.695094Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS
title VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS
spellingShingle VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS
Zequinão, Marcela Almeida
title_short VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS
title_full VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS
title_fullStr VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS
title_full_unstemmed VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS
title_sort VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS
author Zequinão, Marcela Almeida
author_facet Zequinão, Marcela Almeida
Oliveira, Wanderlei
Medeiros, Pâmella
Oliveira, Beatriz Pereira
Cardoso, Fernando Luiz
author_role author
author2 Oliveira, Wanderlei
Medeiros, Pâmella
Oliveira, Beatriz Pereira
Cardoso, Fernando Luiz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zequinão, Marcela Almeida
Oliveira, Wanderlei
Medeiros, Pâmella
Oliveira, Beatriz Pereira
Cardoso, Fernando Luiz
description O bullying escolar é um problema que afeta a saúde e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. As aulas de educação física podem ser um momento em que esse tipo de situação se intensifica. Assim, o objetivo deste ensaio foi apresentar os significados conceituais de bullying e vulnerabilidade, bem como conhecer as conexões teóricas possíveis entre os conceitos e suas relações com as práticas corporais proporcionadas nas aulas de Educação Física. Apresenta-se um enfoque que permite repensar o bullying e as práticas de enfrentamento. Foi construído um modelo teórico dos fatores de vulnerabilidade associados ao bullying e são oferecidos insights para pensar programas antibullying, também explorados pensando o contexto das aulas de Educação Física.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41987
10.5216/rpp.v20i3.41987
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41987
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i3.41987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41987/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858413195264