VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41987 |
Resumo: | O bullying escolar é um problema que afeta a saúde e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. As aulas de educação física podem ser um momento em que esse tipo de situação se intensifica. Assim, o objetivo deste ensaio foi apresentar os significados conceituais de bullying e vulnerabilidade, bem como conhecer as conexões teóricas possíveis entre os conceitos e suas relações com as práticas corporais proporcionadas nas aulas de Educação Física. Apresenta-se um enfoque que permite repensar o bullying e as práticas de enfrentamento. Foi construído um modelo teórico dos fatores de vulnerabilidade associados ao bullying e são oferecidos insights para pensar programas antibullying, também explorados pensando o contexto das aulas de Educação Física. |
id |
UFG-4_f1f59f7c812a77d680ba7bde3abd0b21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41987 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEISO bullying escolar é um problema que afeta a saúde e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. As aulas de educação física podem ser um momento em que esse tipo de situação se intensifica. Assim, o objetivo deste ensaio foi apresentar os significados conceituais de bullying e vulnerabilidade, bem como conhecer as conexões teóricas possíveis entre os conceitos e suas relações com as práticas corporais proporcionadas nas aulas de Educação Física. Apresenta-se um enfoque que permite repensar o bullying e as práticas de enfrentamento. Foi construído um modelo teórico dos fatores de vulnerabilidade associados ao bullying e são oferecidos insights para pensar programas antibullying, também explorados pensando o contexto das aulas de Educação Física.Universidade Federal de Goiás2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4198710.5216/rpp.v20i3.41987Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/41987/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessZequinão, Marcela AlmeidaOliveira, WanderleiMedeiros, PâmellaOliveira, Beatriz PereiraCardoso, Fernando Luiz2017-11-13T15:33:25Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41987Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:13.695094Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS |
title |
VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS |
spellingShingle |
VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS Zequinão, Marcela Almeida |
title_short |
VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS |
title_full |
VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS |
title_fullStr |
VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS |
title_full_unstemmed |
VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS |
title_sort |
VULNERABILIDADE E BULLYING ESCOLAR: INTERFACES TEÓRICAS POSSÍVEIS |
author |
Zequinão, Marcela Almeida |
author_facet |
Zequinão, Marcela Almeida Oliveira, Wanderlei Medeiros, Pâmella Oliveira, Beatriz Pereira Cardoso, Fernando Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Wanderlei Medeiros, Pâmella Oliveira, Beatriz Pereira Cardoso, Fernando Luiz |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zequinão, Marcela Almeida Oliveira, Wanderlei Medeiros, Pâmella Oliveira, Beatriz Pereira Cardoso, Fernando Luiz |
description |
O bullying escolar é um problema que afeta a saúde e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. As aulas de educação física podem ser um momento em que esse tipo de situação se intensifica. Assim, o objetivo deste ensaio foi apresentar os significados conceituais de bullying e vulnerabilidade, bem como conhecer as conexões teóricas possíveis entre os conceitos e suas relações com as práticas corporais proporcionadas nas aulas de Educação Física. Apresenta-se um enfoque que permite repensar o bullying e as práticas de enfrentamento. Foi construído um modelo teórico dos fatores de vulnerabilidade associados ao bullying e são oferecidos insights para pensar programas antibullying, também explorados pensando o contexto das aulas de Educação Física. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41987 10.5216/rpp.v20i3.41987 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41987 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v20i3.41987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41987/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 3 (2017) Pensar a Prática; v. 20 n. 3 (2017) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858413195264 |