A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Prado Szeremeta, Thaynara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Szmyczak Conde, Juan Henrique, Barata Figueiredo, António José, de Barros Gonçalves, Carlos Eduardo, Cavichiolli, Fernando Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41613
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de jovens futebolistas sob a perspectiva de técnicos de Brasil e Portugal. Oito técnicos participaram do estudo, sendo quatro brasileiros e quatro portugueses. Foi utilizada a entrevista semiestruturada, da qual emergiram quatro categorias. O processo de formação de atletas é diferente entre os   países. O contexto social e pedagógico no Brasil passa por diversos departamentos específicos antes de chegar ao técnico, por outro lado, em Portugal o técnico tem mais proximidade com as questões sociais que envolvem os atletas. Uma realidade pode   aprender com a outra, a fim de que os atletas se desenvolvam tecnicamente, mas que também desenvolvam outras competências no caso de insucesso no futebol.
id UFG-4_fa186d7881a6afe0ceedc8a1e82ccc8e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41613
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGALfutebolesporte juvenilatletaO objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de jovens futebolistas sob a perspectiva de técnicos de Brasil e Portugal. Oito técnicos participaram do estudo, sendo quatro brasileiros e quatro portugueses. Foi utilizada a entrevista semiestruturada, da qual emergiram quatro categorias. O processo de formação de atletas é diferente entre os   países. O contexto social e pedagógico no Brasil passa por diversos departamentos específicos antes de chegar ao técnico, por outro lado, em Portugal o técnico tem mais proximidade com as questões sociais que envolvem os atletas. Uma realidade pode   aprender com a outra, a fim de que os atletas se desenvolvam tecnicamente, mas que também desenvolvam outras competências no caso de insucesso no futebol.Universidade Federal de Goiás2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4161310.5216/rpp.v20i1.41613Pensar a Prática; Vol. 20 No. 1 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 1 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/41613/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Prado Szeremeta, ThaynaraSzmyczak Conde, Juan HenriqueBarata Figueiredo, António Joséde Barros Gonçalves, Carlos EduardoCavichiolli, Fernando Renato2017-04-01T18:44:18Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41613Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:13.188245Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL
title A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL
spellingShingle A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL
do Prado Szeremeta, Thaynara
futebol
esporte juvenil
atleta
title_short A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL
title_full A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL
title_fullStr A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL
title_sort A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL
author do Prado Szeremeta, Thaynara
author_facet do Prado Szeremeta, Thaynara
Szmyczak Conde, Juan Henrique
Barata Figueiredo, António José
de Barros Gonçalves, Carlos Eduardo
Cavichiolli, Fernando Renato
author_role author
author2 Szmyczak Conde, Juan Henrique
Barata Figueiredo, António José
de Barros Gonçalves, Carlos Eduardo
Cavichiolli, Fernando Renato
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Prado Szeremeta, Thaynara
Szmyczak Conde, Juan Henrique
Barata Figueiredo, António José
de Barros Gonçalves, Carlos Eduardo
Cavichiolli, Fernando Renato
dc.subject.por.fl_str_mv futebol
esporte juvenil
atleta
topic futebol
esporte juvenil
atleta
description O objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de jovens futebolistas sob a perspectiva de técnicos de Brasil e Portugal. Oito técnicos participaram do estudo, sendo quatro brasileiros e quatro portugueses. Foi utilizada a entrevista semiestruturada, da qual emergiram quatro categorias. O processo de formação de atletas é diferente entre os   países. O contexto social e pedagógico no Brasil passa por diversos departamentos específicos antes de chegar ao técnico, por outro lado, em Portugal o técnico tem mais proximidade com as questões sociais que envolvem os atletas. Uma realidade pode   aprender com a outra, a fim de que os atletas se desenvolvam tecnicamente, mas que também desenvolvam outras competências no caso de insucesso no futebol.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41613
10.5216/rpp.v20i1.41613
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41613
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i1.41613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41613/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 1 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 1 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858401660928