A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41613 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de jovens futebolistas sob a perspectiva de técnicos de Brasil e Portugal. Oito técnicos participaram do estudo, sendo quatro brasileiros e quatro portugueses. Foi utilizada a entrevista semiestruturada, da qual emergiram quatro categorias. O processo de formação de atletas é diferente entre os países. O contexto social e pedagógico no Brasil passa por diversos departamentos específicos antes de chegar ao técnico, por outro lado, em Portugal o técnico tem mais proximidade com as questões sociais que envolvem os atletas. Uma realidade pode aprender com a outra, a fim de que os atletas se desenvolvam tecnicamente, mas que também desenvolvam outras competências no caso de insucesso no futebol. |
id |
UFG-4_fa186d7881a6afe0ceedc8a1e82ccc8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/41613 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGALfutebolesporte juvenilatletaO objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de jovens futebolistas sob a perspectiva de técnicos de Brasil e Portugal. Oito técnicos participaram do estudo, sendo quatro brasileiros e quatro portugueses. Foi utilizada a entrevista semiestruturada, da qual emergiram quatro categorias. O processo de formação de atletas é diferente entre os países. O contexto social e pedagógico no Brasil passa por diversos departamentos específicos antes de chegar ao técnico, por outro lado, em Portugal o técnico tem mais proximidade com as questões sociais que envolvem os atletas. Uma realidade pode aprender com a outra, a fim de que os atletas se desenvolvam tecnicamente, mas que também desenvolvam outras competências no caso de insucesso no futebol.Universidade Federal de Goiás2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/4161310.5216/rpp.v20i1.41613Pensar a Prática; Vol. 20 No. 1 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 1 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/41613/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Prado Szeremeta, ThaynaraSzmyczak Conde, Juan HenriqueBarata Figueiredo, António Joséde Barros Gonçalves, Carlos EduardoCavichiolli, Fernando Renato2017-04-01T18:44:18Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/41613Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:13.188245Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL |
title |
A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL do Prado Szeremeta, Thaynara futebol esporte juvenil atleta |
title_short |
A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL |
title_full |
A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL |
title_sort |
A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL |
author |
do Prado Szeremeta, Thaynara |
author_facet |
do Prado Szeremeta, Thaynara Szmyczak Conde, Juan Henrique Barata Figueiredo, António José de Barros Gonçalves, Carlos Eduardo Cavichiolli, Fernando Renato |
author_role |
author |
author2 |
Szmyczak Conde, Juan Henrique Barata Figueiredo, António José de Barros Gonçalves, Carlos Eduardo Cavichiolli, Fernando Renato |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Prado Szeremeta, Thaynara Szmyczak Conde, Juan Henrique Barata Figueiredo, António José de Barros Gonçalves, Carlos Eduardo Cavichiolli, Fernando Renato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
futebol esporte juvenil atleta |
topic |
futebol esporte juvenil atleta |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de jovens futebolistas sob a perspectiva de técnicos de Brasil e Portugal. Oito técnicos participaram do estudo, sendo quatro brasileiros e quatro portugueses. Foi utilizada a entrevista semiestruturada, da qual emergiram quatro categorias. O processo de formação de atletas é diferente entre os países. O contexto social e pedagógico no Brasil passa por diversos departamentos específicos antes de chegar ao técnico, por outro lado, em Portugal o técnico tem mais proximidade com as questões sociais que envolvem os atletas. Uma realidade pode aprender com a outra, a fim de que os atletas se desenvolvam tecnicamente, mas que também desenvolvam outras competências no caso de insucesso no futebol. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41613 10.5216/rpp.v20i1.41613 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41613 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v20i1.41613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41613/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 1 (2017) Pensar a Prática; v. 20 n. 1 (2017) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858401660928 |