Revisão sistemática sobre as situações de aprendizagem do treinador brasileiro: mediadas, não mediadas e internas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA DE SOUZA SOBRINHO, ANTÔNIO EVANHOÉ
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: REZENDE MARQUES, PAULO RICARDO, MESQUITA, ISABEL, AZEVEDO JÚNIOR, MÁRIO RENATO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54642
Resumo: O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente a literatura sobre as fontes de aprendizagem dos treinadores brasileiros, a partir da categorização em situações mediadas, não mediadas e internas. As bases de dados ERIC, PubMed, Bireme, Scielo, Lilacs e Google Scholar foram acessadas e 11 estudos foram incluídos para análise. Verificou-se que com relação às situações mediadas, os treinadores brasileiros recorrem aos cursos de formação acadêmica e os cursos de curta duração. A experiência tanto enquanto atleta, como treinador foram as mais recorrentes como situações não mediadas e, por fim, enquanto situação de aprendizagem interna a reflexão aparece de forma robusta em apenas alguns estudos.
id UFG-4_fbdfc6e2d3c17a160772adb6a5991679
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54642
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling Revisão sistemática sobre as situações de aprendizagem do treinador brasileiro: mediadas, não mediadas e internastreinador esportivosituações de aprendizagemdesenvolvimento.O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente a literatura sobre as fontes de aprendizagem dos treinadores brasileiros, a partir da categorização em situações mediadas, não mediadas e internas. As bases de dados ERIC, PubMed, Bireme, Scielo, Lilacs e Google Scholar foram acessadas e 11 estudos foram incluídos para análise. Verificou-se que com relação às situações mediadas, os treinadores brasileiros recorrem aos cursos de formação acadêmica e os cursos de curta duração. A experiência tanto enquanto atleta, como treinador foram as mais recorrentes como situações não mediadas e, por fim, enquanto situação de aprendizagem interna a reflexão aparece de forma robusta em apenas alguns estudos.Universidade Federal de Goiás2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/5464210.5216/rpp.v22.54642Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)Pensar a Prática; v. 22 (2019)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/54642/33757Copyright (c) 2019 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPEREIRA DE SOUZA SOBRINHO, ANTÔNIO EVANHOÉREZENDE MARQUES, PAULO RICARDOMESQUITA, ISABELAZEVEDO JÚNIOR, MÁRIO RENATO2020-02-28T14:29:39Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54642Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:26.720812Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Revisão sistemática sobre as situações de aprendizagem do treinador brasileiro: mediadas, não mediadas e internas
title Revisão sistemática sobre as situações de aprendizagem do treinador brasileiro: mediadas, não mediadas e internas
spellingShingle Revisão sistemática sobre as situações de aprendizagem do treinador brasileiro: mediadas, não mediadas e internas
PEREIRA DE SOUZA SOBRINHO, ANTÔNIO EVANHOÉ
treinador esportivo
situações de aprendizagem
desenvolvimento.
title_short Revisão sistemática sobre as situações de aprendizagem do treinador brasileiro: mediadas, não mediadas e internas
title_full Revisão sistemática sobre as situações de aprendizagem do treinador brasileiro: mediadas, não mediadas e internas
title_fullStr Revisão sistemática sobre as situações de aprendizagem do treinador brasileiro: mediadas, não mediadas e internas
title_full_unstemmed Revisão sistemática sobre as situações de aprendizagem do treinador brasileiro: mediadas, não mediadas e internas
title_sort Revisão sistemática sobre as situações de aprendizagem do treinador brasileiro: mediadas, não mediadas e internas
author PEREIRA DE SOUZA SOBRINHO, ANTÔNIO EVANHOÉ
author_facet PEREIRA DE SOUZA SOBRINHO, ANTÔNIO EVANHOÉ
REZENDE MARQUES, PAULO RICARDO
MESQUITA, ISABEL
AZEVEDO JÚNIOR, MÁRIO RENATO
author_role author
author2 REZENDE MARQUES, PAULO RICARDO
MESQUITA, ISABEL
AZEVEDO JÚNIOR, MÁRIO RENATO
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA DE SOUZA SOBRINHO, ANTÔNIO EVANHOÉ
REZENDE MARQUES, PAULO RICARDO
MESQUITA, ISABEL
AZEVEDO JÚNIOR, MÁRIO RENATO
dc.subject.por.fl_str_mv treinador esportivo
situações de aprendizagem
desenvolvimento.
topic treinador esportivo
situações de aprendizagem
desenvolvimento.
description O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente a literatura sobre as fontes de aprendizagem dos treinadores brasileiros, a partir da categorização em situações mediadas, não mediadas e internas. As bases de dados ERIC, PubMed, Bireme, Scielo, Lilacs e Google Scholar foram acessadas e 11 estudos foram incluídos para análise. Verificou-se que com relação às situações mediadas, os treinadores brasileiros recorrem aos cursos de formação acadêmica e os cursos de curta duração. A experiência tanto enquanto atleta, como treinador foram as mais recorrentes como situações não mediadas e, por fim, enquanto situação de aprendizagem interna a reflexão aparece de forma robusta em apenas alguns estudos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54642
10.5216/rpp.v22.54642
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54642
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v22.54642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54642/33757
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 22 (2019)
Pensar a Prática; v. 22 (2019)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874859243667456