Profile and characterization of a popular entrepreneurship neighborhood in Feira de Santana: sociospatial analysis of processes of complexification of the centralities in retailand services

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Santos da Silva, Mateus
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Serpa, Angelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ateliê Geográfico
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/39630
Resumo: ResumoO objetivo desta pesquisa é compreender e analisar os processos de complexificação de centralidades de comércio e serviços, por meio dos campos da produção e do consumo - inclusive cultural - em um bairro popular de Feira de Santana. Para tanto, foram articulados os métodos dialético e fenomenológico. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e pesquisas diretas em campo: aplicação de questionários junto aos usuários de comércios e serviços e aos empreendedores no bairro do Tomba (quantitativa); realização de entrevistas com os empreendedores (qualitativa). Os resultados estão estruturados em quatro etapas: uma discussão sobre o conceito de classe média no Brasil, o processo histórico de formação do Tomba e sua consolidação como centralidade na cidade, uma discussão sobre consumidores e outra sobre empreendedores no bairro. As principais conclusões apontam que o comércio e os serviços neste bairro exercem uma grande atratividade local, tornando-se indispensáveis aos seus moradores devido a sua amplitude, à gama de comércio e serviços ofertados, à facilidade de acesso e aos preços acessíveis.Palavras-chave: Empreendedorismo Popular; Ascensão Social; Análise Urbano-Regional; Bairro Popular; Feira de Santana. AbstractThe main goal of this research was to understand and analyze the processes of complexification of the centralities in retailand services, through the fields of production and consumption - including cultural production - in a popular neighborhood in Feira de Santana, state of Bahia, Brazil. The main methodological procedures were a literature review and fieldwork, in which we pursued to accomplish a quantitative stage and a qualitative stage. On the first moment we applied questionnaires to consumers and to entrepreneurs in the neighborhood of Tomba, the second part consisted of interviewing entrepreneurs who were also respondents of the questionnaire. This article is structured in four topics: discussion of the concept of middle-class in Brazil; Tomba’s neighborhood  historical process of establishment and its consolidation as a centrality in Feira de Santana; a discussion on the profile of the consumers; and a reflection on the profile of the entrepreneurs. The main results show that retailand services in Tomba perform a major local attraction, due to its variety, range, low prices and scope.Keywords: Popular Entrepreneurship; Upward Social Mobility; Analysis Urban-Regional; Neighborhoods; Feira de Santana. ResumenEl principal objetivo de esta investigación es comprender y analizar los procesos de complejización de la centralización de comercio y servicios, a través de los campos de producción y de consumo – incluyendo la cultura – en un barrio popular en Feira de Santana, estado de Bahia, Brasil. Los principales procedimientos metodológicos fueron la revisión bibliográfica y el trabajo de campo, en el que buscamos lograr una etapa cuantitativa y una etapa cualitativa. Al principio se realizaron cuestionarios a los consumidores y emprendedores y posteriormente, se entrevistaron los emprendedores del barrio de Tomba. Este artículo se estructura en cuatro tópicos: discusión sobre el concepto de clase media en Brasil; el proceso histórico de formación del barrio de Tomba en Feira de Santana y la consolidación de su rol central en la ciudad; una discusión del perfil de los consumidores y otra sobre los emprendedores.  Los principales resultados muestran que el comercio y los servicios en Tomba ejercen un gran atractivo local, debido a su variedad,  facilidad de acceso y precios bajos.Palavras clave: Emprendimiento Popular; Ascenso Social; Análisis Urbano Regional; Barrios Populares; Feira de Santana. 
id UFG-5_27dbf86373e4505d33f225a402c8b232
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/39630
network_acronym_str UFG-5
network_name_str Ateliê Geográfico
repository_id_str
spelling Profile and characterization of a popular entrepreneurship neighborhood in Feira de Santana: sociospatial analysis of processes of complexification of the centralities in retailand servicesPerfil y caracterización de un barrio popular emprendedor en Feira de Santana: analisis socioespacial de los procesos de complejización de la centralidad de comercio y serviciosPerfil e caracterização de um bairro popular empreendedor em Feira de Santana: análise socioespacial dos processos de complexificação de centralidades de comércio e serviçosResumoO objetivo desta pesquisa é compreender e analisar os processos de complexificação de centralidades de comércio e serviços, por meio dos campos da produção e do consumo - inclusive cultural - em um bairro popular de Feira de Santana. Para tanto, foram articulados os métodos dialético e fenomenológico. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e pesquisas diretas em campo: aplicação de questionários junto aos usuários de comércios e serviços e aos empreendedores no bairro do Tomba (quantitativa); realização de entrevistas com os empreendedores (qualitativa). Os resultados estão estruturados em quatro etapas: uma discussão sobre o conceito de classe média no Brasil, o processo histórico de formação do Tomba e sua consolidação como centralidade na cidade, uma discussão sobre consumidores e outra sobre empreendedores no bairro. As principais conclusões apontam que o comércio e os serviços neste bairro exercem uma grande atratividade local, tornando-se indispensáveis aos seus moradores devido a sua amplitude, à gama de comércio e serviços ofertados, à facilidade de acesso e aos preços acessíveis.Palavras-chave: Empreendedorismo Popular; Ascensão Social; Análise Urbano-Regional; Bairro Popular; Feira de Santana. AbstractThe main goal of this research was to understand and analyze the processes of complexification of the centralities in retailand services, through the fields of production and consumption - including cultural production - in a popular neighborhood in Feira de Santana, state of Bahia, Brazil. The main methodological procedures were a literature review and fieldwork, in which we pursued to accomplish a quantitative stage and a qualitative stage. On the first moment we applied questionnaires to consumers and to entrepreneurs in the neighborhood of Tomba, the second part consisted of interviewing entrepreneurs who were also respondents of the questionnaire. This article is structured in four topics: discussion of the concept of middle-class in Brazil; Tomba’s neighborhood  historical process of establishment and its consolidation as a centrality in Feira de Santana; a discussion on the profile of the consumers; and a reflection on the profile of the entrepreneurs. The main results show that retailand services in Tomba perform a major local attraction, due to its variety, range, low prices and scope.Keywords: Popular Entrepreneurship; Upward Social Mobility; Analysis Urban-Regional; Neighborhoods; Feira de Santana. ResumenEl principal objetivo de esta investigación es comprender y analizar los procesos de complejización de la centralización de comercio y servicios, a través de los campos de producción y de consumo – incluyendo la cultura – en un barrio popular en Feira de Santana, estado de Bahia, Brasil. Los principales procedimientos metodológicos fueron la revisión bibliográfica y el trabajo de campo, en el que buscamos lograr una etapa cuantitativa y una etapa cualitativa. Al principio se realizaron cuestionarios a los consumidores y emprendedores y posteriormente, se entrevistaron los emprendedores del barrio de Tomba. Este artículo se estructura en cuatro tópicos: discusión sobre el concepto de clase media en Brasil; el proceso histórico de formación del barrio de Tomba en Feira de Santana y la consolidación de su rol central en la ciudad; una discusión del perfil de los consumidores y otra sobre los emprendedores.  Los principales resultados muestran que el comercio y los servicios en Tomba ejercen un gran atractivo local, debido a su variedad,  facilidad de acceso y precios bajos.Palavras clave: Emprendimiento Popular; Ascenso Social; Análisis Urbano Regional; Barrios Populares; Feira de Santana. Universidade Federal de Goiás2016-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/3963010.5216/ag.v10i2.39630Ateliê Geográfico Journal; Vol. 10 No. 2 (2016); 42-64Ateliê Geográfico; Vol. 10 Núm. 2 (2016); 42-64Ateliê Geográfico; v. 10 n. 2 (2016); 42-641982-1956reponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/39630/21653Copyright (c) 2016 Ateliê Geográficoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Santos da Silva, MateusSerpa, Angelo2016-09-19T12:05:21Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/39630Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:26.062662Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Profile and characterization of a popular entrepreneurship neighborhood in Feira de Santana: sociospatial analysis of processes of complexification of the centralities in retailand services
Perfil y caracterización de un barrio popular emprendedor en Feira de Santana: analisis socioespacial de los procesos de complejización de la centralidad de comercio y servicios
Perfil e caracterização de um bairro popular empreendedor em Feira de Santana: análise socioespacial dos processos de complexificação de centralidades de comércio e serviços
title Profile and characterization of a popular entrepreneurship neighborhood in Feira de Santana: sociospatial analysis of processes of complexification of the centralities in retailand services
spellingShingle Profile and characterization of a popular entrepreneurship neighborhood in Feira de Santana: sociospatial analysis of processes of complexification of the centralities in retailand services
Barbosa Santos da Silva, Mateus
title_short Profile and characterization of a popular entrepreneurship neighborhood in Feira de Santana: sociospatial analysis of processes of complexification of the centralities in retailand services
title_full Profile and characterization of a popular entrepreneurship neighborhood in Feira de Santana: sociospatial analysis of processes of complexification of the centralities in retailand services
title_fullStr Profile and characterization of a popular entrepreneurship neighborhood in Feira de Santana: sociospatial analysis of processes of complexification of the centralities in retailand services
title_full_unstemmed Profile and characterization of a popular entrepreneurship neighborhood in Feira de Santana: sociospatial analysis of processes of complexification of the centralities in retailand services
title_sort Profile and characterization of a popular entrepreneurship neighborhood in Feira de Santana: sociospatial analysis of processes of complexification of the centralities in retailand services
author Barbosa Santos da Silva, Mateus
author_facet Barbosa Santos da Silva, Mateus
Serpa, Angelo
author_role author
author2 Serpa, Angelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa Santos da Silva, Mateus
Serpa, Angelo
description ResumoO objetivo desta pesquisa é compreender e analisar os processos de complexificação de centralidades de comércio e serviços, por meio dos campos da produção e do consumo - inclusive cultural - em um bairro popular de Feira de Santana. Para tanto, foram articulados os métodos dialético e fenomenológico. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e pesquisas diretas em campo: aplicação de questionários junto aos usuários de comércios e serviços e aos empreendedores no bairro do Tomba (quantitativa); realização de entrevistas com os empreendedores (qualitativa). Os resultados estão estruturados em quatro etapas: uma discussão sobre o conceito de classe média no Brasil, o processo histórico de formação do Tomba e sua consolidação como centralidade na cidade, uma discussão sobre consumidores e outra sobre empreendedores no bairro. As principais conclusões apontam que o comércio e os serviços neste bairro exercem uma grande atratividade local, tornando-se indispensáveis aos seus moradores devido a sua amplitude, à gama de comércio e serviços ofertados, à facilidade de acesso e aos preços acessíveis.Palavras-chave: Empreendedorismo Popular; Ascensão Social; Análise Urbano-Regional; Bairro Popular; Feira de Santana. AbstractThe main goal of this research was to understand and analyze the processes of complexification of the centralities in retailand services, through the fields of production and consumption - including cultural production - in a popular neighborhood in Feira de Santana, state of Bahia, Brazil. The main methodological procedures were a literature review and fieldwork, in which we pursued to accomplish a quantitative stage and a qualitative stage. On the first moment we applied questionnaires to consumers and to entrepreneurs in the neighborhood of Tomba, the second part consisted of interviewing entrepreneurs who were also respondents of the questionnaire. This article is structured in four topics: discussion of the concept of middle-class in Brazil; Tomba’s neighborhood  historical process of establishment and its consolidation as a centrality in Feira de Santana; a discussion on the profile of the consumers; and a reflection on the profile of the entrepreneurs. The main results show that retailand services in Tomba perform a major local attraction, due to its variety, range, low prices and scope.Keywords: Popular Entrepreneurship; Upward Social Mobility; Analysis Urban-Regional; Neighborhoods; Feira de Santana. ResumenEl principal objetivo de esta investigación es comprender y analizar los procesos de complejización de la centralización de comercio y servicios, a través de los campos de producción y de consumo – incluyendo la cultura – en un barrio popular en Feira de Santana, estado de Bahia, Brasil. Los principales procedimientos metodológicos fueron la revisión bibliográfica y el trabajo de campo, en el que buscamos lograr una etapa cuantitativa y una etapa cualitativa. Al principio se realizaron cuestionarios a los consumidores y emprendedores y posteriormente, se entrevistaron los emprendedores del barrio de Tomba. Este artículo se estructura en cuatro tópicos: discusión sobre el concepto de clase media en Brasil; el proceso histórico de formación del barrio de Tomba en Feira de Santana y la consolidación de su rol central en la ciudad; una discusión del perfil de los consumidores y otra sobre los emprendedores.  Los principales resultados muestran que el comercio y los servicios en Tomba ejercen un gran atractivo local, debido a su variedad,  facilidad de acceso y precios bajos.Palavras clave: Emprendimiento Popular; Ascenso Social; Análisis Urbano Regional; Barrios Populares; Feira de Santana. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/39630
10.5216/ag.v10i2.39630
url https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/39630
identifier_str_mv 10.5216/ag.v10i2.39630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/39630/21653
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ateliê Geográfico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ateliê Geográfico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Ateliê Geográfico Journal; Vol. 10 No. 2 (2016); 42-64
Ateliê Geográfico; Vol. 10 Núm. 2 (2016); 42-64
Ateliê Geográfico; v. 10 n. 2 (2016); 42-64
1982-1956
reponame:Ateliê Geográfico
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Ateliê Geográfico
collection Ateliê Geográfico
repository.name.fl_str_mv Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br
_version_ 1799874836545142784