The commuting in the Metropolitan Region of Goiânia in 2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ateliê Geográfico |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/54266 |
Resumo: | Resumo No contexto da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), a capital do estado se constitui como centro polarizador e detêm as melhores condições infraestruturais. Em função disso, os indivíduos se deslocam diariamente a esse pólo em busca de postos de trabalho, oportunidades educacionais, serviços de saúde, lazer, etc. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva compreender o processo de mobilidade pendular no ano de 2010 na RMG a partir da relação entre deslocamentos e dinâmica socioeconômica. Os procedimentos metodológicos basearam-se em leitura bibliográfica e o levantamento de dados em fonte secundária. Ao mesmo tempo em que a mobilidade possibilita a integração de diversas localidades, ela também imobiliza, criando uma segregação social da sociedade urbana. Os indivíduos que gozam de poucas condições financeiras, nesse sentido, são os mais afetados por residirem em regiões mais distantes bem como pelas condições do transporte ofertado. Palavras-chave: Mobilidade pendular; Região metropolitana de Goiânia; Dinâmica espacial Abstract In the context of Metropolitan Region of Goiânia (MRG), the state capital is constituted as polarizing center and retains the best infrastructural conditions. As a result, individuals move daily to this pole in search of jobs, educational opportunities, health services, entertainment, etc. This research, therefore, aims to understand the commuting process in 2010 in MRG from the relationship between displacements and socio-economic dynamics. The methodological procedures are based on a literature review and data collection in secondary source. At the same time that the mobility enables the integration of different locations, it also immobilize, creating a social segregation of urban society. People, who have poor financial conditions, in this sense, are the most affected because they live in more distant regions as well as for the offered transportation conditions. Keywords: Commuting; Metropolitan region of Goiânia; Spatial dynamics Resumen: En el contexto de la Región Metropolitana de Goiânia (RMG), la capital del estado se constituye como centro polarizador y mantiene las mejores condiciones de infraestructura. De este modo, los individuos se mueven diariamente para este polo en busca de trabajo, oportunidades de educación, servicios de salud, ocio, etc. En este sentido, la presente investigación tiene como objetivo comprender el proceso de movilidad pendular en 2010 en la RMG a partir de la relación entre desplazamientos y la dinámica socioeconómica. Los procedimientos metodológicos se basaron en lectura bibliográfica y levantamiento de datos en fuente secundaria. Al mismo tiempo que la movilidad posibilita la integración de diversas localidades, ella también inmoviliza, creando una segregación social de la sociedad urbana. Los individuos que disfrutan de pocas condiciones financieras, en ese sentido, son los más afectados por residir en regiones más distantes así como por las condiciones del transporte ofertado. Palabras clave: Movilidad Pendular; Región metropolitana de Goiânia; Dinámica espacial |
id |
UFG-5_8aa5c4b8d05113c0089daa7bddf7324e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/54266 |
network_acronym_str |
UFG-5 |
network_name_str |
Ateliê Geográfico |
repository_id_str |
|
spelling |
The commuting in the Metropolitan Region of Goiânia in 2010La Movilidad Pendular En La Región Metropolitana De Goiânia En 2010A mobilidade pendular na Região Metropolita de Goiânia em 2010Resumo No contexto da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), a capital do estado se constitui como centro polarizador e detêm as melhores condições infraestruturais. Em função disso, os indivíduos se deslocam diariamente a esse pólo em busca de postos de trabalho, oportunidades educacionais, serviços de saúde, lazer, etc. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva compreender o processo de mobilidade pendular no ano de 2010 na RMG a partir da relação entre deslocamentos e dinâmica socioeconômica. Os procedimentos metodológicos basearam-se em leitura bibliográfica e o levantamento de dados em fonte secundária. Ao mesmo tempo em que a mobilidade possibilita a integração de diversas localidades, ela também imobiliza, criando uma segregação social da sociedade urbana. Os indivíduos que gozam de poucas condições financeiras, nesse sentido, são os mais afetados por residirem em regiões mais distantes bem como pelas condições do transporte ofertado. Palavras-chave: Mobilidade pendular; Região metropolitana de Goiânia; Dinâmica espacial Abstract In the context of Metropolitan Region of Goiânia (MRG), the state capital is constituted as polarizing center and retains the best infrastructural conditions. As a result, individuals move daily to this pole in search of jobs, educational opportunities, health services, entertainment, etc. This research, therefore, aims to understand the commuting process in 2010 in MRG from the relationship between displacements and socio-economic dynamics. The methodological procedures are based on a literature review and data collection in secondary source. At the same time that the mobility enables the integration of different locations, it also immobilize, creating a social segregation of urban society. People, who have poor financial conditions, in this sense, are the most affected because they live in more distant regions as well as for the offered transportation conditions. Keywords: Commuting; Metropolitan region of Goiânia; Spatial dynamics Resumen: En el contexto de la Región Metropolitana de Goiânia (RMG), la capital del estado se constituye como centro polarizador y mantiene las mejores condiciones de infraestructura. De este modo, los individuos se mueven diariamente para este polo en busca de trabajo, oportunidades de educación, servicios de salud, ocio, etc. En este sentido, la presente investigación tiene como objetivo comprender el proceso de movilidad pendular en 2010 en la RMG a partir de la relación entre desplazamientos y la dinámica socioeconómica. Los procedimientos metodológicos se basaron en lectura bibliográfica y levantamiento de datos en fuente secundaria. Al mismo tiempo que la movilidad posibilita la integración de diversas localidades, ella también inmoviliza, creando una segregación social de la sociedad urbana. Los individuos que disfrutan de pocas condiciones financieras, en ese sentido, son los más afectados por residir en regiones más distantes así como por las condiciones del transporte ofertado. Palabras clave: Movilidad Pendular; Región metropolitana de Goiânia; Dinámica espacialUniversidade Federal de Goiás2018-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/5426610.5216/ag.v12i1.54266Ateliê Geográfico Journal; Vol. 12 No. 1 (2018); 155-174Ateliê Geográfico; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 155-174Ateliê Geográfico; v. 12 n. 1 (2018); 155-1741982-1956reponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/54266/25948Copyright (c) 2018 Ateliê Geográficoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamilo Nunes, Larissa2020-08-31T18:50:58Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/54266Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:31.446981Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
The commuting in the Metropolitan Region of Goiânia in 2010 La Movilidad Pendular En La Región Metropolitana De Goiânia En 2010 A mobilidade pendular na Região Metropolita de Goiânia em 2010 |
title |
The commuting in the Metropolitan Region of Goiânia in 2010 |
spellingShingle |
The commuting in the Metropolitan Region of Goiânia in 2010 Camilo Nunes, Larissa |
title_short |
The commuting in the Metropolitan Region of Goiânia in 2010 |
title_full |
The commuting in the Metropolitan Region of Goiânia in 2010 |
title_fullStr |
The commuting in the Metropolitan Region of Goiânia in 2010 |
title_full_unstemmed |
The commuting in the Metropolitan Region of Goiânia in 2010 |
title_sort |
The commuting in the Metropolitan Region of Goiânia in 2010 |
author |
Camilo Nunes, Larissa |
author_facet |
Camilo Nunes, Larissa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camilo Nunes, Larissa |
description |
Resumo No contexto da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), a capital do estado se constitui como centro polarizador e detêm as melhores condições infraestruturais. Em função disso, os indivíduos se deslocam diariamente a esse pólo em busca de postos de trabalho, oportunidades educacionais, serviços de saúde, lazer, etc. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva compreender o processo de mobilidade pendular no ano de 2010 na RMG a partir da relação entre deslocamentos e dinâmica socioeconômica. Os procedimentos metodológicos basearam-se em leitura bibliográfica e o levantamento de dados em fonte secundária. Ao mesmo tempo em que a mobilidade possibilita a integração de diversas localidades, ela também imobiliza, criando uma segregação social da sociedade urbana. Os indivíduos que gozam de poucas condições financeiras, nesse sentido, são os mais afetados por residirem em regiões mais distantes bem como pelas condições do transporte ofertado. Palavras-chave: Mobilidade pendular; Região metropolitana de Goiânia; Dinâmica espacial Abstract In the context of Metropolitan Region of Goiânia (MRG), the state capital is constituted as polarizing center and retains the best infrastructural conditions. As a result, individuals move daily to this pole in search of jobs, educational opportunities, health services, entertainment, etc. This research, therefore, aims to understand the commuting process in 2010 in MRG from the relationship between displacements and socio-economic dynamics. The methodological procedures are based on a literature review and data collection in secondary source. At the same time that the mobility enables the integration of different locations, it also immobilize, creating a social segregation of urban society. People, who have poor financial conditions, in this sense, are the most affected because they live in more distant regions as well as for the offered transportation conditions. Keywords: Commuting; Metropolitan region of Goiânia; Spatial dynamics Resumen: En el contexto de la Región Metropolitana de Goiânia (RMG), la capital del estado se constituye como centro polarizador y mantiene las mejores condiciones de infraestructura. De este modo, los individuos se mueven diariamente para este polo en busca de trabajo, oportunidades de educación, servicios de salud, ocio, etc. En este sentido, la presente investigación tiene como objetivo comprender el proceso de movilidad pendular en 2010 en la RMG a partir de la relación entre desplazamientos y la dinámica socioeconómica. Los procedimientos metodológicos se basaron en lectura bibliográfica y levantamiento de datos en fuente secundaria. Al mismo tiempo que la movilidad posibilita la integración de diversas localidades, ella también inmoviliza, creando una segregación social de la sociedad urbana. Los individuos que disfrutan de pocas condiciones financieras, en ese sentido, son los más afectados por residir en regiones más distantes así como por las condiciones del transporte ofertado. Palabras clave: Movilidad Pendular; Región metropolitana de Goiânia; Dinámica espacial |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/54266 10.5216/ag.v12i1.54266 |
url |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/54266 |
identifier_str_mv |
10.5216/ag.v12i1.54266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/54266/25948 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ateliê Geográfico info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ateliê Geográfico |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ateliê Geográfico Journal; Vol. 12 No. 1 (2018); 155-174 Ateliê Geográfico; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 155-174 Ateliê Geográfico; v. 12 n. 1 (2018); 155-174 1982-1956 reponame:Ateliê Geográfico instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Ateliê Geográfico |
collection |
Ateliê Geográfico |
repository.name.fl_str_mv |
Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br |
_version_ |
1799874837130248192 |