Photography and geographical exploration: dialogues with Genesis, Sebastião Salgado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ateliê Geográfico |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/43722 |
Resumo: | Resumo O presente artigo desenvolve-se em torno da relevância das imagens fotográficas na construção de geografias imaginativas e na produção de um forte sentimento de alteridade e nacionalidade. Inicialmente, dissertarei sobre os primeiros registros de espaços inóspitos e como tais imagens faziam parte da cultura da exploração que objetivava deter o conhecimento do mundo. A segunda parte explora brevemente a fotografia do século XX, onde há um imenso potencial de divulgação viabilizado pela imprensa. Na terceira parte, utilizarei o livro Gênesis, de Sebastião Salgado, como referência para pensar a importância de registrar e testemunhar culturas, paisagens e identidades ainda presentes no mundo. Palavras-chave: Imagem; Fotografia; Sebastião Salgado; Exploração Geográfica Abstract This article develops around the relevance of photographic images in imaginative geographies in the construction and production of a strong feeling of otherness and nationality. Initially, I will discuss about first records of inhospitable spaces and as such images were part of the culture of exploration that aimed to prevent the knowledge of the world. The second part briefly explores the twentieth century photography, where there is a huge potential for disclosure made possible by the press. In the third part, I will use Genesis book, Sebastiao Salgado, as a reference to think the importance of recording and witness the cultures, landscapes and still presents identities in the world. Keywords: Image; Photography; Sebastião Salgado; Geographical Exploration Resumen Este artículo se desarrolla en torno a la relevancia de las imágenes en la construcción de geografías imaginativas y producción de un fuerte sentido de la alteridad y la nacionalidad. Primero hablaré sobre los primeros registros de espacios inhóspitos y cómo estas imágenes eran parte de la cultura de la exploración que tenía como objetivo detener el conocimiento del mundo. La segunda parte explora brevemente la imagen del siglo XX, donde hay un enorme potencial para la divulgación hecha posible por la prensa. En la tercera parte utilizará el libro de Génesis, Sebastiao Salgado, como una referencia a pensar la importancia de la grabación y el testimonio de las culturas y paisajes todavía presentes identidades en el mundo. Palabras clave: Imagen; Fotografía; Sebastião Salgado; Exploración Geográfica |
id |
UFG-5_f43fa5cd769591bb9dd1f404abb04b4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/43722 |
network_acronym_str |
UFG-5 |
network_name_str |
Ateliê Geográfico |
repository_id_str |
|
spelling |
Photography and geographical exploration: dialogues with Genesis, Sebastião SalgadoFotografía y exploración geográfica: diálogos con Génesis, Sebastião SalgadoFotografia e exploração geográfica: diálogos com Gênesis, de Sebastião SalgadoResumo O presente artigo desenvolve-se em torno da relevância das imagens fotográficas na construção de geografias imaginativas e na produção de um forte sentimento de alteridade e nacionalidade. Inicialmente, dissertarei sobre os primeiros registros de espaços inóspitos e como tais imagens faziam parte da cultura da exploração que objetivava deter o conhecimento do mundo. A segunda parte explora brevemente a fotografia do século XX, onde há um imenso potencial de divulgação viabilizado pela imprensa. Na terceira parte, utilizarei o livro Gênesis, de Sebastião Salgado, como referência para pensar a importância de registrar e testemunhar culturas, paisagens e identidades ainda presentes no mundo. Palavras-chave: Imagem; Fotografia; Sebastião Salgado; Exploração Geográfica Abstract This article develops around the relevance of photographic images in imaginative geographies in the construction and production of a strong feeling of otherness and nationality. Initially, I will discuss about first records of inhospitable spaces and as such images were part of the culture of exploration that aimed to prevent the knowledge of the world. The second part briefly explores the twentieth century photography, where there is a huge potential for disclosure made possible by the press. In the third part, I will use Genesis book, Sebastiao Salgado, as a reference to think the importance of recording and witness the cultures, landscapes and still presents identities in the world. Keywords: Image; Photography; Sebastião Salgado; Geographical Exploration Resumen Este artículo se desarrolla en torno a la relevancia de las imágenes en la construcción de geografías imaginativas y producción de un fuerte sentido de la alteridad y la nacionalidad. Primero hablaré sobre los primeros registros de espacios inhóspitos y cómo estas imágenes eran parte de la cultura de la exploración que tenía como objetivo detener el conocimiento del mundo. La segunda parte explora brevemente la imagen del siglo XX, donde hay un enorme potencial para la divulgación hecha posible por la prensa. En la tercera parte utilizará el libro de Génesis, Sebastiao Salgado, como una referencia a pensar la importancia de la grabación y el testimonio de las culturas y paisajes todavía presentes identidades en el mundo. Palabras clave: Imagen; Fotografía; Sebastião Salgado; Exploración GeográficaUniversidade Federal de Goiás2018-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/4372210.5216/ag.v12i1.43722Ateliê Geográfico Journal; Vol. 12 No. 1 (2018); 253-271Ateliê Geográfico; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 253-271Ateliê Geográfico; v. 12 n. 1 (2018); 253-2711982-1956reponame:Ateliê Geográficoinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/atelie/article/view/43722/25985Copyright (c) 2018 Ateliê Geográficoinfo:eu-repo/semantics/openAccessD' Assunção dos Santos, Lara2020-08-31T19:09:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/43722Revistahttps://www.revistas.ufg.br/ateliePUBhttps://www.revistas.ufg.br/atelie/oairevista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br1982-19561982-1956opendoar:2024-05-21T19:55:27.567854Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Photography and geographical exploration: dialogues with Genesis, Sebastião Salgado Fotografía y exploración geográfica: diálogos con Génesis, Sebastião Salgado Fotografia e exploração geográfica: diálogos com Gênesis, de Sebastião Salgado |
title |
Photography and geographical exploration: dialogues with Genesis, Sebastião Salgado |
spellingShingle |
Photography and geographical exploration: dialogues with Genesis, Sebastião Salgado D' Assunção dos Santos, Lara |
title_short |
Photography and geographical exploration: dialogues with Genesis, Sebastião Salgado |
title_full |
Photography and geographical exploration: dialogues with Genesis, Sebastião Salgado |
title_fullStr |
Photography and geographical exploration: dialogues with Genesis, Sebastião Salgado |
title_full_unstemmed |
Photography and geographical exploration: dialogues with Genesis, Sebastião Salgado |
title_sort |
Photography and geographical exploration: dialogues with Genesis, Sebastião Salgado |
author |
D' Assunção dos Santos, Lara |
author_facet |
D' Assunção dos Santos, Lara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D' Assunção dos Santos, Lara |
description |
Resumo O presente artigo desenvolve-se em torno da relevância das imagens fotográficas na construção de geografias imaginativas e na produção de um forte sentimento de alteridade e nacionalidade. Inicialmente, dissertarei sobre os primeiros registros de espaços inóspitos e como tais imagens faziam parte da cultura da exploração que objetivava deter o conhecimento do mundo. A segunda parte explora brevemente a fotografia do século XX, onde há um imenso potencial de divulgação viabilizado pela imprensa. Na terceira parte, utilizarei o livro Gênesis, de Sebastião Salgado, como referência para pensar a importância de registrar e testemunhar culturas, paisagens e identidades ainda presentes no mundo. Palavras-chave: Imagem; Fotografia; Sebastião Salgado; Exploração Geográfica Abstract This article develops around the relevance of photographic images in imaginative geographies in the construction and production of a strong feeling of otherness and nationality. Initially, I will discuss about first records of inhospitable spaces and as such images were part of the culture of exploration that aimed to prevent the knowledge of the world. The second part briefly explores the twentieth century photography, where there is a huge potential for disclosure made possible by the press. In the third part, I will use Genesis book, Sebastiao Salgado, as a reference to think the importance of recording and witness the cultures, landscapes and still presents identities in the world. Keywords: Image; Photography; Sebastião Salgado; Geographical Exploration Resumen Este artículo se desarrolla en torno a la relevancia de las imágenes en la construcción de geografías imaginativas y producción de un fuerte sentido de la alteridad y la nacionalidad. Primero hablaré sobre los primeros registros de espacios inhóspitos y cómo estas imágenes eran parte de la cultura de la exploración que tenía como objetivo detener el conocimiento del mundo. La segunda parte explora brevemente la imagen del siglo XX, donde hay un enorme potencial para la divulgación hecha posible por la prensa. En la tercera parte utilizará el libro de Génesis, Sebastiao Salgado, como una referencia a pensar la importancia de la grabación y el testimonio de las culturas y paisajes todavía presentes identidades en el mundo. Palabras clave: Imagen; Fotografía; Sebastião Salgado; Exploración Geográfica |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/43722 10.5216/ag.v12i1.43722 |
url |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/43722 |
identifier_str_mv |
10.5216/ag.v12i1.43722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/43722/25985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ateliê Geográfico info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ateliê Geográfico |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ateliê Geográfico Journal; Vol. 12 No. 1 (2018); 253-271 Ateliê Geográfico; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 253-271 Ateliê Geográfico; v. 12 n. 1 (2018); 253-271 1982-1956 reponame:Ateliê Geográfico instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Ateliê Geográfico |
collection |
Ateliê Geográfico |
repository.name.fl_str_mv |
Ateliê Geográfico - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.ateliegeografico@gmail.com || deniscastilho@hotmail.com || laracristineufg@yahoo.com.br |
_version_ |
1799874836605960192 |