ASPECTOS ANATOMO-HISTOPATOLÓGICOS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELA INGESTÃO DE FRUTOS DE Stryphnodendron fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ary da Silva
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Chaves, Nilo Sérgio Troncoso, Damasceno, Adilson Donizeti, Souza, Marcos de Almeida, Rocha Júnior, Luiz Humberto da, Gonzaga Júnior, Wagner Charles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência animal brasileira (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/364
Resumo: Este trabalho avaliou os aspectos anatomo-histopatológicos na intoxicação por ingestão de frutos triturados de S. fissuratum de 15 bovinos mestiços machos, com idades entre dez e quatorze meses, pesando entre 96 e 214 kg, divididos em três grupos (I, II, III) com cinco animais cada, submetidos à ingestão forçada de 30g/kg, 20g/kg e 10g/kg de peso vivo, respectivamente, em uma única parcela. Um animal de cada grupo foi estabelecido como controle. Todos os animais dos grupos I, II e III, que ingeriram os frutos, adoeceram e morreram nos intervalos de 2 a 5 dias, 3 a 8 dias e 6 a 11 dias, respectivamente. Os exames anatomopatológicos macroscópicos dos animais intoxicados em todos os grupos evidenciaram edema gelatinoso subcutâneo e líquido em cavidades naturais. Hemorragia no endocárdio foi o principal achado no coração, associado ao edema de pericárdio. Edema e hiperemia foram constatados nos rins. Observaram-se edema e hemorragia de serosa no rúmen, no retículo e no omaso. No abomaso destacaramse edema, hiperemia e úlceras na mucosa. Nos intestinos encontraram-se edema, hiperemia e hemorragias. No exame microscópico, o coração apresentou necrose de coagulação, tumefação celular multifocal e focos de calcificação. Os rins mostraram glomerulite, atrofia e/ou ausência de glomérulos, necrose e degeneração nos túbulos coletores. O fígado evidenciou necrose e degeneração gordurosa de hepatócitos. O abomaso e os intestinos apresentaram edema, necrose, e infiltrado de células monucleares. Áreas de desmielinização difusas se destacaram no tronco encefálico. As lesões resultantes da intoxicação pela ingestão forçada dos frutos de S. fissuratum (“rosquinha”) foram mais graves no sistema digestório, no coração e nos rins. PALAVRAS-CHAVE: Aspectos anatomo-histopatológicos, bovinos, plantas tóxicas, Stryphnodendron fissuratum.
id UFG-7_efc417774096f4ca401eaf989084072e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/364
network_acronym_str UFG-7
network_name_str Ciência animal brasileira (Online)
repository_id_str
spelling ASPECTOS ANATOMO-HISTOPATOLÓGICOS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELA INGESTÃO DE FRUTOS DE Stryphnodendron fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)Este trabalho avaliou os aspectos anatomo-histopatológicos na intoxicação por ingestão de frutos triturados de S. fissuratum de 15 bovinos mestiços machos, com idades entre dez e quatorze meses, pesando entre 96 e 214 kg, divididos em três grupos (I, II, III) com cinco animais cada, submetidos à ingestão forçada de 30g/kg, 20g/kg e 10g/kg de peso vivo, respectivamente, em uma única parcela. Um animal de cada grupo foi estabelecido como controle. Todos os animais dos grupos I, II e III, que ingeriram os frutos, adoeceram e morreram nos intervalos de 2 a 5 dias, 3 a 8 dias e 6 a 11 dias, respectivamente. Os exames anatomopatológicos macroscópicos dos animais intoxicados em todos os grupos evidenciaram edema gelatinoso subcutâneo e líquido em cavidades naturais. Hemorragia no endocárdio foi o principal achado no coração, associado ao edema de pericárdio. Edema e hiperemia foram constatados nos rins. Observaram-se edema e hemorragia de serosa no rúmen, no retículo e no omaso. No abomaso destacaramse edema, hiperemia e úlceras na mucosa. Nos intestinos encontraram-se edema, hiperemia e hemorragias. No exame microscópico, o coração apresentou necrose de coagulação, tumefação celular multifocal e focos de calcificação. Os rins mostraram glomerulite, atrofia e/ou ausência de glomérulos, necrose e degeneração nos túbulos coletores. O fígado evidenciou necrose e degeneração gordurosa de hepatócitos. O abomaso e os intestinos apresentaram edema, necrose, e infiltrado de células monucleares. Áreas de desmielinização difusas se destacaram no tronco encefálico. As lesões resultantes da intoxicação pela ingestão forçada dos frutos de S. fissuratum (“rosquinha”) foram mais graves no sistema digestório, no coração e nos rins. PALAVRAS-CHAVE: Aspectos anatomo-histopatológicos, bovinos, plantas tóxicas, Stryphnodendron fissuratum.Universidade Federal de Goiás2006-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/vet/article/view/36410.5216/cab.v6i3.364Brazilian Animal Science/ Ciência Animal Brasileira; Vol. 6 No. 3 (2005); 195-202Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science; v. 6 n. 3 (2005); 195-2021809-68911518-2797reponame:Ciência animal brasileira (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/vet/article/view/364/339Rodrigues, Ary da SilvaChaves, Nilo Sérgio TroncosoDamasceno, Adilson DonizetiSouza, Marcos de AlmeidaRocha Júnior, Luiz Humberto daGonzaga Júnior, Wagner Charlesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2006-10-31T14:20:27Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/364Revistahttps://revistas.ufg.br/vetPUBhttps://revistas.ufg.br/vet/oai||revistacab@gmail.com1809-68911518-2797opendoar:2024-05-21T19:54:38.592297Ciência animal brasileira (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS ANATOMO-HISTOPATOLÓGICOS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELA INGESTÃO DE FRUTOS DE Stryphnodendron fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
title ASPECTOS ANATOMO-HISTOPATOLÓGICOS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELA INGESTÃO DE FRUTOS DE Stryphnodendron fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
spellingShingle ASPECTOS ANATOMO-HISTOPATOLÓGICOS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELA INGESTÃO DE FRUTOS DE Stryphnodendron fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
Rodrigues, Ary da Silva
title_short ASPECTOS ANATOMO-HISTOPATOLÓGICOS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELA INGESTÃO DE FRUTOS DE Stryphnodendron fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
title_full ASPECTOS ANATOMO-HISTOPATOLÓGICOS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELA INGESTÃO DE FRUTOS DE Stryphnodendron fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
title_fullStr ASPECTOS ANATOMO-HISTOPATOLÓGICOS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELA INGESTÃO DE FRUTOS DE Stryphnodendron fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
title_full_unstemmed ASPECTOS ANATOMO-HISTOPATOLÓGICOS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELA INGESTÃO DE FRUTOS DE Stryphnodendron fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
title_sort ASPECTOS ANATOMO-HISTOPATOLÓGICOS DA INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL DE BOVINOS PELA INGESTÃO DE FRUTOS DE Stryphnodendron fissuratum MART.(“ROSQUINHA”)
author Rodrigues, Ary da Silva
author_facet Rodrigues, Ary da Silva
Chaves, Nilo Sérgio Troncoso
Damasceno, Adilson Donizeti
Souza, Marcos de Almeida
Rocha Júnior, Luiz Humberto da
Gonzaga Júnior, Wagner Charles
author_role author
author2 Chaves, Nilo Sérgio Troncoso
Damasceno, Adilson Donizeti
Souza, Marcos de Almeida
Rocha Júnior, Luiz Humberto da
Gonzaga Júnior, Wagner Charles
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ary da Silva
Chaves, Nilo Sérgio Troncoso
Damasceno, Adilson Donizeti
Souza, Marcos de Almeida
Rocha Júnior, Luiz Humberto da
Gonzaga Júnior, Wagner Charles
description Este trabalho avaliou os aspectos anatomo-histopatológicos na intoxicação por ingestão de frutos triturados de S. fissuratum de 15 bovinos mestiços machos, com idades entre dez e quatorze meses, pesando entre 96 e 214 kg, divididos em três grupos (I, II, III) com cinco animais cada, submetidos à ingestão forçada de 30g/kg, 20g/kg e 10g/kg de peso vivo, respectivamente, em uma única parcela. Um animal de cada grupo foi estabelecido como controle. Todos os animais dos grupos I, II e III, que ingeriram os frutos, adoeceram e morreram nos intervalos de 2 a 5 dias, 3 a 8 dias e 6 a 11 dias, respectivamente. Os exames anatomopatológicos macroscópicos dos animais intoxicados em todos os grupos evidenciaram edema gelatinoso subcutâneo e líquido em cavidades naturais. Hemorragia no endocárdio foi o principal achado no coração, associado ao edema de pericárdio. Edema e hiperemia foram constatados nos rins. Observaram-se edema e hemorragia de serosa no rúmen, no retículo e no omaso. No abomaso destacaramse edema, hiperemia e úlceras na mucosa. Nos intestinos encontraram-se edema, hiperemia e hemorragias. No exame microscópico, o coração apresentou necrose de coagulação, tumefação celular multifocal e focos de calcificação. Os rins mostraram glomerulite, atrofia e/ou ausência de glomérulos, necrose e degeneração nos túbulos coletores. O fígado evidenciou necrose e degeneração gordurosa de hepatócitos. O abomaso e os intestinos apresentaram edema, necrose, e infiltrado de células monucleares. Áreas de desmielinização difusas se destacaram no tronco encefálico. As lesões resultantes da intoxicação pela ingestão forçada dos frutos de S. fissuratum (“rosquinha”) foram mais graves no sistema digestório, no coração e nos rins. PALAVRAS-CHAVE: Aspectos anatomo-histopatológicos, bovinos, plantas tóxicas, Stryphnodendron fissuratum.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/vet/article/view/364
10.5216/cab.v6i3.364
url https://revistas.ufg.br/vet/article/view/364
identifier_str_mv 10.5216/cab.v6i3.364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/vet/article/view/364/339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Animal Science/ Ciência Animal Brasileira; Vol. 6 No. 3 (2005); 195-202
Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science; v. 6 n. 3 (2005); 195-202
1809-6891
1518-2797
reponame:Ciência animal brasileira (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Ciência animal brasileira (Online)
collection Ciência animal brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência animal brasileira (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacab@gmail.com
_version_ 1799874782269800448