Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila-Nóbrega, Paulo Vinícius
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signótica (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/18782
Resumo: Nosso intuito é acompanhar a emergência da língua (instância multimodal) em contextos de atenção conjunta em situações naturalísticas de duas díades mãe-bebê, (08 aos 16 meses). Trabalhamos com a perspectiva de envelope multimodal, ou seja, a mescla de três componentes da dialogia – olhar, gestos e produção vocal – que emergem concomitantemente. Tomamos como premissa a noção de multimodalidade proposta por McNeill (1985) como sendo a mescla das ações gesto-vocais. Nossos resultados mostram que a mãe faz uso do plano de composição multimodal para dirigir-se à criança que, por sua vez, interage à medida que adquire os componentes da dialogia.
id UFG-8_2242d78d64bbac4c556ddeb3da8c33ff
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/18782
network_acronym_str UFG-8
network_name_str Signótica (Online)
repository_id_str
spelling Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em focoAquisição de LinguagemNosso intuito é acompanhar a emergência da língua (instância multimodal) em contextos de atenção conjunta em situações naturalísticas de duas díades mãe-bebê, (08 aos 16 meses). Trabalhamos com a perspectiva de envelope multimodal, ou seja, a mescla de três componentes da dialogia – olhar, gestos e produção vocal – que emergem concomitantemente. Tomamos como premissa a noção de multimodalidade proposta por McNeill (1985) como sendo a mescla das ações gesto-vocais. Nossos resultados mostram que a mãe faz uso do plano de composição multimodal para dirigir-se à criança que, por sua vez, interage à medida que adquire os componentes da dialogia.Universidade Federal de Goiás2012-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/1878210.5216/sig.v24i2.18782Signótica; Vol. 24 No. 2 (2012); 469-491Signótica; v. 24 n. 2 (2012); 469-4912316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/18782/13275https://revistas.ufg.br/sig/article/view/18782/13276Ávila-Nóbrega, Paulo ViníciusCavalcante, Marianne Carvalho Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-20T14:57:30Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/18782Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:57:11.117805Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco
title Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco
spellingShingle Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco
Ávila-Nóbrega, Paulo Vinícius
Aquisição de Linguagem
title_short Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco
title_full Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco
title_fullStr Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco
title_full_unstemmed Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco
title_sort Aquisição de linguagem em contextos de atenção conjunta: o envelope multimodal em foco
author Ávila-Nóbrega, Paulo Vinícius
author_facet Ávila-Nóbrega, Paulo Vinícius
Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
author_role author
author2 Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila-Nóbrega, Paulo Vinícius
Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de Linguagem
topic Aquisição de Linguagem
description Nosso intuito é acompanhar a emergência da língua (instância multimodal) em contextos de atenção conjunta em situações naturalísticas de duas díades mãe-bebê, (08 aos 16 meses). Trabalhamos com a perspectiva de envelope multimodal, ou seja, a mescla de três componentes da dialogia – olhar, gestos e produção vocal – que emergem concomitantemente. Tomamos como premissa a noção de multimodalidade proposta por McNeill (1985) como sendo a mescla das ações gesto-vocais. Nossos resultados mostram que a mãe faz uso do plano de composição multimodal para dirigir-se à criança que, por sua vez, interage à medida que adquire os componentes da dialogia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/18782
10.5216/sig.v24i2.18782
url https://revistas.ufg.br/sig/article/view/18782
identifier_str_mv 10.5216/sig.v24i2.18782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/18782/13275
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/18782/13276
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Signótica; Vol. 24 No. 2 (2012); 469-491
Signótica; v. 24 n. 2 (2012); 469-491
2316-3690
0103-7250
reponame:Signótica (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Signótica (Online)
collection Signótica (Online)
repository.name.fl_str_mv Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv signotica@gmail.com
_version_ 1799875045132075008