Notas sobre a poesia de Oswald de Andrade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signótica (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/sig/article/view/24245 |
Resumo: | Objetivamos com esse estudo mapear e analisar algumas características e procedimentos contidos nos dois livros iniciais de poesia de Oswald de Andrade. Com base em procedimentos das vanguardas europeias, especificamente o ready-made de Marcel Duchamp, Oswald de Andrade toma a linguagem pela raiz, construindo uma estética baseada na síntese, na busca do desnudamento retórico da linguagem e, principalmente, de um olhar livre, sem pré-concepções que condicionem a chegada da palavra ao poema. |
id |
UFG-8_a99ad8d35e4559a3e504ed49efd9fbb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/24245 |
network_acronym_str |
UFG-8 |
network_name_str |
Signótica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Notas sobre a poesia de Oswald de AndradeLiteratura BrasileiraObjetivamos com esse estudo mapear e analisar algumas características e procedimentos contidos nos dois livros iniciais de poesia de Oswald de Andrade. Com base em procedimentos das vanguardas europeias, especificamente o ready-made de Marcel Duchamp, Oswald de Andrade toma a linguagem pela raiz, construindo uma estética baseada na síntese, na busca do desnudamento retórico da linguagem e, principalmente, de um olhar livre, sem pré-concepções que condicionem a chegada da palavra ao poema. Universidade Federal de Goiás2013-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/2424510.5216/sig.v25i1.24245Signótica; Vol. 25 No. 1 (2013); 105-120Signótica; v. 25 n. 1 (2013); 105-1202316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/24245/15368https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Jefferson Angellis de Godoy ede Camargo, Goiandira Ortiz2023-11-30T21:36:52Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/24245Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:57:12.463619Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas sobre a poesia de Oswald de Andrade |
title |
Notas sobre a poesia de Oswald de Andrade |
spellingShingle |
Notas sobre a poesia de Oswald de Andrade Brito, Jefferson Angellis de Godoy e Literatura Brasileira |
title_short |
Notas sobre a poesia de Oswald de Andrade |
title_full |
Notas sobre a poesia de Oswald de Andrade |
title_fullStr |
Notas sobre a poesia de Oswald de Andrade |
title_full_unstemmed |
Notas sobre a poesia de Oswald de Andrade |
title_sort |
Notas sobre a poesia de Oswald de Andrade |
author |
Brito, Jefferson Angellis de Godoy e |
author_facet |
Brito, Jefferson Angellis de Godoy e de Camargo, Goiandira Ortiz |
author_role |
author |
author2 |
de Camargo, Goiandira Ortiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Jefferson Angellis de Godoy e de Camargo, Goiandira Ortiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Brasileira |
topic |
Literatura Brasileira |
description |
Objetivamos com esse estudo mapear e analisar algumas características e procedimentos contidos nos dois livros iniciais de poesia de Oswald de Andrade. Com base em procedimentos das vanguardas europeias, especificamente o ready-made de Marcel Duchamp, Oswald de Andrade toma a linguagem pela raiz, construindo uma estética baseada na síntese, na busca do desnudamento retórico da linguagem e, principalmente, de um olhar livre, sem pré-concepções que condicionem a chegada da palavra ao poema. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/24245 10.5216/sig.v25i1.24245 |
url |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/24245 |
identifier_str_mv |
10.5216/sig.v25i1.24245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/sig/article/view/24245/15368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signótica; Vol. 25 No. 1 (2013); 105-120 Signótica; v. 25 n. 1 (2013); 105-120 2316-3690 0103-7250 reponame:Signótica (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Signótica (Online) |
collection |
Signótica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
signotica@gmail.com |
_version_ |
1799875045449793536 |