O livro didático e as atividades de leitura do gênero discursivo entrevista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Penkal, Loremi Loregian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signótica (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25061
Resumo: Fundamentado nos pressupostos bakhtinianos, este artigo busca analisar as atividades de leitura do gênero entrevista apresentadas no livro didático Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares, publicado em 2002. Os resultados da análise apontam que as propostas do livro podem suscitar importantes reflexões nas aulas de Língua Portuguesa, pois nele há questões que despertam no aluno a réplica ativa. Além delas, em sala de aula, há outras questões que podem ser apresentadas pelo professor como, por exemplo, as noções de interlocutor e autoria; a finalidade social da entrevista; os vínculos entre a seleção das marcas linguísticas e as condições de produção.
id UFG-8_ab719d88221f31296a0eac74969178ce
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/25061
network_acronym_str UFG-8
network_name_str Signótica (Online)
repository_id_str
spelling O livro didático e as atividades de leitura do gênero discursivo entrevistaatividades de leituragênero entrevistalivro didático Fundamentado nos pressupostos bakhtinianos, este artigo busca analisar as atividades de leitura do gênero entrevista apresentadas no livro didático Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares, publicado em 2002. Os resultados da análise apontam que as propostas do livro podem suscitar importantes reflexões nas aulas de Língua Portuguesa, pois nele há questões que despertam no aluno a réplica ativa. Além delas, em sala de aula, há outras questões que podem ser apresentadas pelo professor como, por exemplo, as noções de interlocutor e autoria; a finalidade social da entrevista; os vínculos entre a seleção das marcas linguísticas e as condições de produção. Universidade Federal de Goiás2014-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/2506110.5216/sig.v25i2.25061Signótica; Vol. 25 No. 2 (2013); 453-472Signótica; v. 25 n. 2 (2013); 453-4722316-36900103-7250reponame:Signótica (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/sig/article/view/25061/15797Angelo, Cristiane Malinoski PianaroPenkal, Loremi Loregianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-20T12:29:44Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/25061Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/indexPUBhttps://www.revistas.ufg.br/sig/oaisignotica@gmail.com2316-36900103-7250opendoar:2024-05-21T19:57:12.746917Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático e as atividades de leitura do gênero discursivo entrevista
title O livro didático e as atividades de leitura do gênero discursivo entrevista
spellingShingle O livro didático e as atividades de leitura do gênero discursivo entrevista
Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
atividades de leitura
gênero entrevista
livro didático
title_short O livro didático e as atividades de leitura do gênero discursivo entrevista
title_full O livro didático e as atividades de leitura do gênero discursivo entrevista
title_fullStr O livro didático e as atividades de leitura do gênero discursivo entrevista
title_full_unstemmed O livro didático e as atividades de leitura do gênero discursivo entrevista
title_sort O livro didático e as atividades de leitura do gênero discursivo entrevista
author Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
author_facet Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Penkal, Loremi Loregian
author_role author
author2 Penkal, Loremi Loregian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Penkal, Loremi Loregian
dc.subject.por.fl_str_mv atividades de leitura
gênero entrevista
livro didático
topic atividades de leitura
gênero entrevista
livro didático
description Fundamentado nos pressupostos bakhtinianos, este artigo busca analisar as atividades de leitura do gênero entrevista apresentadas no livro didático Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares, publicado em 2002. Os resultados da análise apontam que as propostas do livro podem suscitar importantes reflexões nas aulas de Língua Portuguesa, pois nele há questões que despertam no aluno a réplica ativa. Além delas, em sala de aula, há outras questões que podem ser apresentadas pelo professor como, por exemplo, as noções de interlocutor e autoria; a finalidade social da entrevista; os vínculos entre a seleção das marcas linguísticas e as condições de produção.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25061
10.5216/sig.v25i2.25061
url https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25061
identifier_str_mv 10.5216/sig.v25i2.25061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25061/15797
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Signótica; Vol. 25 No. 2 (2013); 453-472
Signótica; v. 25 n. 2 (2013); 453-472
2316-3690
0103-7250
reponame:Signótica (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Signótica (Online)
collection Signótica (Online)
repository.name.fl_str_mv Signótica (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv signotica@gmail.com
_version_ 1799875045455036416