ANÁLISE DOS MECANISMOS IDEOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14058 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir os mecanismos que facilitam ou dificultam a práxis docente, no âmbito da autonomia, apresentando, como pano de fundo, as implicações ideológicas na formação de professores e as determinações postas por normas e regras no exercício da prática político-pedagógica. Para tanto, fez-se uso de pesquisa bibliográfica, com depoimentos e análise de conteúdo. Assim, aborda rapidamente o papel do Estado Moderno na conjuntura do capitalismo, bem como a racionalidade que orienta e rege esse Estado, sob os princípios neoliberais. Analisa, ainda, a influência dessa ideologia nas esferas econômica, política e educacional, bem como seus impactos na formação do educador (a) e a sua ação na prática político-pedagógica. Examina os mecanismos que podem facilitar a compreensão das contradições postas no espaço escolar, o que pode contribuir com a superação de uma escola, organizada à luz de políticas públicas e educacionais de cunho conservador, as quais podem interferir na formação do profissional, no planejamento, e na relação ensino-aprendizagem conformando uma visão social de mundo em prol de valores intelectuais e morais hegemônicos, dificultando dessa forma, a materialização de uma educação política e autônoma que cumpra o seu papel social, ético e transformador na democratização da gestão e do entorno escolar. |
id |
UFG-9_179e34fec83da5f99c8cdb8a0454d8d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/14058 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DOS MECANISMOS IDEOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DOCENTEO objetivo deste artigo é discutir os mecanismos que facilitam ou dificultam a práxis docente, no âmbito da autonomia, apresentando, como pano de fundo, as implicações ideológicas na formação de professores e as determinações postas por normas e regras no exercício da prática político-pedagógica. Para tanto, fez-se uso de pesquisa bibliográfica, com depoimentos e análise de conteúdo. Assim, aborda rapidamente o papel do Estado Moderno na conjuntura do capitalismo, bem como a racionalidade que orienta e rege esse Estado, sob os princípios neoliberais. Analisa, ainda, a influência dessa ideologia nas esferas econômica, política e educacional, bem como seus impactos na formação do educador (a) e a sua ação na prática político-pedagógica. Examina os mecanismos que podem facilitar a compreensão das contradições postas no espaço escolar, o que pode contribuir com a superação de uma escola, organizada à luz de políticas públicas e educacionais de cunho conservador, as quais podem interferir na formação do profissional, no planejamento, e na relação ensino-aprendizagem conformando uma visão social de mundo em prol de valores intelectuais e morais hegemônicos, dificultando dessa forma, a materialização de uma educação política e autônoma que cumpra o seu papel social, ético e transformador na democratização da gestão e do entorno escolar.Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão2011-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/force-downloadhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/1405810.5216/rpp.v8i2.14058Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 2 (2010): Poíesis Pedagógica; 33-512178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14058/8879Kátia Regina Ferreira, Kátia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-10T17:19:21ZRevistahttps://www.revistas.ufg.br/poiesisPUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DOS MECANISMOS IDEOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DOCENTE |
title |
ANÁLISE DOS MECANISMOS IDEOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DOCENTE |
spellingShingle |
ANÁLISE DOS MECANISMOS IDEOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DOCENTE Kátia Regina Ferreira, Kátia Regina |
title_short |
ANÁLISE DOS MECANISMOS IDEOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DOCENTE |
title_full |
ANÁLISE DOS MECANISMOS IDEOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DOCENTE |
title_fullStr |
ANÁLISE DOS MECANISMOS IDEOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DOS MECANISMOS IDEOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DOCENTE |
title_sort |
ANÁLISE DOS MECANISMOS IDEOLÓGICOS QUE INTERFEREM NO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DOCENTE |
author |
Kátia Regina Ferreira, Kátia Regina |
author_facet |
Kátia Regina Ferreira, Kátia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kátia Regina Ferreira, Kátia Regina |
description |
O objetivo deste artigo é discutir os mecanismos que facilitam ou dificultam a práxis docente, no âmbito da autonomia, apresentando, como pano de fundo, as implicações ideológicas na formação de professores e as determinações postas por normas e regras no exercício da prática político-pedagógica. Para tanto, fez-se uso de pesquisa bibliográfica, com depoimentos e análise de conteúdo. Assim, aborda rapidamente o papel do Estado Moderno na conjuntura do capitalismo, bem como a racionalidade que orienta e rege esse Estado, sob os princípios neoliberais. Analisa, ainda, a influência dessa ideologia nas esferas econômica, política e educacional, bem como seus impactos na formação do educador (a) e a sua ação na prática político-pedagógica. Examina os mecanismos que podem facilitar a compreensão das contradições postas no espaço escolar, o que pode contribuir com a superação de uma escola, organizada à luz de políticas públicas e educacionais de cunho conservador, as quais podem interferir na formação do profissional, no planejamento, e na relação ensino-aprendizagem conformando uma visão social de mundo em prol de valores intelectuais e morais hegemônicos, dificultando dessa forma, a materialização de uma educação política e autônoma que cumpra o seu papel social, ético e transformador na democratização da gestão e do entorno escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14058 10.5216/rpp.v8i2.14058 |
url |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14058 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v8i2.14058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14058/8879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/force-download |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 8 n. 2 (2010): Poíesis Pedagógica; 33-51 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733086328849956864 |