CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rubia-Mar Nunes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poíesis Pedagógica
Texto Completo: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10510
Resumo: Este texto apresenta uma discussão sobre o processo de desenvolvimento, em Descartes e Rousseau, de uma perspectiva de intervenção sobre a corporalidade infantil cujo ponto de partida é concepção do ser humano como uma       dualidade corpo-mente. Pretende-se explicitar como as concepções cartesianas e rousseaunianas sobre a sociedade, o homem e a educação fornecem subsídios para a configuração de pedagogias do corpo que, por sua vez, orientam a organização da escola e a ação educativa dos professores.
id UFG-9_19518847e1123a04a72df00b08dc41bd
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10510
network_acronym_str UFG-9
network_name_str Poíesis Pedagógica
repository_id_str
spelling CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU Este texto apresenta uma discussão sobre o processo de desenvolvimento, em Descartes e Rousseau, de uma perspectiva de intervenção sobre a corporalidade infantil cujo ponto de partida é concepção do ser humano como uma       dualidade corpo-mente. Pretende-se explicitar como as concepções cartesianas e rousseaunianas sobre a sociedade, o homem e a educação fornecem subsídios para a configuração de pedagogias do corpo que, por sua vez, orientam a organização da escola e a ação educativa dos professores. Universidade Federal de Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1051010.5216/rpp.v1i1.10510Poíesis Pedagógica; v. 1 n. 1 (2003): Educação Infantil; 76-892178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10510/6984Pinto, Rubia-Mar Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-21T23:43:17Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10510Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-07-21T23:43:17Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU
title CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU
spellingShingle CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU
Pinto, Rubia-Mar Nunes
title_short CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU
title_full CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU
title_fullStr CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU
title_full_unstemmed CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU
title_sort CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU
author Pinto, Rubia-Mar Nunes
author_facet Pinto, Rubia-Mar Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Rubia-Mar Nunes
description Este texto apresenta uma discussão sobre o processo de desenvolvimento, em Descartes e Rousseau, de uma perspectiva de intervenção sobre a corporalidade infantil cujo ponto de partida é concepção do ser humano como uma       dualidade corpo-mente. Pretende-se explicitar como as concepções cartesianas e rousseaunianas sobre a sociedade, o homem e a educação fornecem subsídios para a configuração de pedagogias do corpo que, por sua vez, orientam a organização da escola e a ação educativa dos professores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10510
10.5216/rpp.v1i1.10510
url https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10510
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v1i1.10510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10510/6984
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Catalão
dc.source.none.fl_str_mv Poíesis Pedagógica; v. 1 n. 1 (2003): Educação Infantil; 76-89
2178-4442
1679-2319
reponame:Poíesis Pedagógica
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Poíesis Pedagógica
collection Poíesis Pedagógica
repository.name.fl_str_mv Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com
_version_ 1799875033373343745