CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poíesis Pedagógica |
Texto Completo: | https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10510 |
Resumo: | Este texto apresenta uma discussão sobre o processo de desenvolvimento, em Descartes e Rousseau, de uma perspectiva de intervenção sobre a corporalidade infantil cujo ponto de partida é concepção do ser humano como uma dualidade corpo-mente. Pretende-se explicitar como as concepções cartesianas e rousseaunianas sobre a sociedade, o homem e a educação fornecem subsídios para a configuração de pedagogias do corpo que, por sua vez, orientam a organização da escola e a ação educativa dos professores. |
id |
UFG-9_19518847e1123a04a72df00b08dc41bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10510 |
network_acronym_str |
UFG-9 |
network_name_str |
Poíesis Pedagógica |
repository_id_str |
|
spelling |
CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU Este texto apresenta uma discussão sobre o processo de desenvolvimento, em Descartes e Rousseau, de uma perspectiva de intervenção sobre a corporalidade infantil cujo ponto de partida é concepção do ser humano como uma dualidade corpo-mente. Pretende-se explicitar como as concepções cartesianas e rousseaunianas sobre a sociedade, o homem e a educação fornecem subsídios para a configuração de pedagogias do corpo que, por sua vez, orientam a organização da escola e a ação educativa dos professores. Universidade Federal de Catalão2010-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/1051010.5216/rpp.v1i1.10510Poíesis Pedagógica; v. 1 n. 1 (2003): Educação Infantil; 76-892178-44421679-2319reponame:Poíesis Pedagógicainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10510/6984Pinto, Rubia-Mar Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-21T23:43:17Zoai:ojs2.periodicos.ufcat.edu.br:article/10510Revistahttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesisPUBhttps://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/oaieditorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com2178-44422178-4442opendoar:2010-07-21T23:43:17Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU |
title |
CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU |
spellingShingle |
CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU Pinto, Rubia-Mar Nunes |
title_short |
CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU |
title_full |
CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU |
title_fullStr |
CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU |
title_full_unstemmed |
CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU |
title_sort |
CIVILIDADE, CORPO E ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA: O LEGADO DE DESCARTES E ROUSSEAU |
author |
Pinto, Rubia-Mar Nunes |
author_facet |
Pinto, Rubia-Mar Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Rubia-Mar Nunes |
description |
Este texto apresenta uma discussão sobre o processo de desenvolvimento, em Descartes e Rousseau, de uma perspectiva de intervenção sobre a corporalidade infantil cujo ponto de partida é concepção do ser humano como uma dualidade corpo-mente. Pretende-se explicitar como as concepções cartesianas e rousseaunianas sobre a sociedade, o homem e a educação fornecem subsídios para a configuração de pedagogias do corpo que, por sua vez, orientam a organização da escola e a ação educativa dos professores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10510 10.5216/rpp.v1i1.10510 |
url |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10510 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v1i1.10510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10510/6984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Catalão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica; v. 1 n. 1 (2003): Educação Infantil; 76-89 2178-4442 1679-2319 reponame:Poíesis Pedagógica instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Poíesis Pedagógica |
collection |
Poíesis Pedagógica |
repository.name.fl_str_mv |
Poíesis Pedagógica - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorpoiesis@gmail.com || whonoriof@gmail.com |
_version_ |
1799875033373343745 |